Agropolítica
Expointer 2025 destaca legado e futuro do agro no RS
Feira acontece de 30 de agosto a 7 de setembro em Esteio (RS), com maior espaço para agricultura familiar
Mônica Rossi | Porto Alegre | monica.rossi@estadao.com
18/07/2025 - 10:37

A edição número 48 da Expointer, uma das maiores feiras agropecuárias da América Latina, foi lançada oficialmente na noite dessa quinta-feira, 17, em Porto Alegre (RS). O evento, que será realizado de 30 de agosto a 7 de setembro no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS), região metropolitana da capital gaúcha.
Com o lema “Nosso futuro tem raízes fortes”, a feira foi lançada pelo governador gaúcho Eduardo Leite, que comentou o tema escolhido para este ano. “Nós não queremos viver no passado, nós queremos viver no futuro. Nós buscamos, sim, inspiração em todos aqueles que nos antecederam, porque é uma ilusão pensar que os tempos em que vivemos são de dificuldade. Os nossos antepassados foram testados, provados, em muitas formas, em muitas dimensões também, e fizeram, ainda assim, com todas as provações, este estado gigante, o Rio Grande, que nós temos hoje”.

Leite também citou, em seu discurso, as dificuldades que o gaúcho vem enfrentando com períodos de seca e também de enchentes que complicaram os resultados e a capacidade de investimento no campo. Lembrou que o governo estadual garantiu, na quarta-feira, 16, o valor de R$ 150 milhões para a prorrogação de créditos via Banrisul e que segue atuando junto ao Congresso pela securitização das dívidas.
Nas falas dos copromotores da feira, se destacaram os que enfatizaram o evento como um palco estratégico para o debate entorno do endividamento dos produtores rurais. “Esta edição ocorre em meio a uma crise de endividamento dos nossos produtores, que exige coragem para o enfrentamento. Aliás, coragem é uma das marcas do povo gaúcho, e isso fica evidente diante das dificuldades que o Estado tem enfrentado, especialmente em razão do cataclismo climático”, disse o presidente da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), Gedeão Pereira.
Para o presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag-RS), Carlos Joel da Silva, a feira vai reforçar a busca por soluções que garantam a sustentabilidade da agricultura e da pecuária no RS. “Apesar de todas as dificuldades que passamos nos últimos cinco anos, com a Expointer mostramos que o produtor e o agricultor gaúcho são resilientes e continuam mostrando o que tem de melhor no estado”, declarou Silva.
Tecnologia na feira
Entre as novidades, a edição contará com o mapa interativo Expointer 360⁰, que utilizará a inteligência artificial “GurIA”, assistente virtual lançada recentemente pelo governo gaúcho, para guiar o visitante pelos estandes e pavilhões.
Neste ano, o Pavilhão da Agricultura Familiar terá o maior número de participantes da história, com 456 empreendimentos de 196 municípios gaúchos.
O secretário da Agricultura, Edivilson Brum, explicou que a infraestrutura de acesso ao parque foi aprimorada, com a conclusão de um novo viaduto na BR-116 e o funcionamento regular do Trensurb. Na última edição os trens não operaram normalmente devido à enchente que atingiu o estado em maio de 2024.
Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Agropolítica
1
Governo retoma investigação que pode impor barreira sobre importação de leite
2
Já imaginou tomar um choque por causa de um peixe?
3
Crédito para renegociação trava no RS e Banco do Brasil busca explicação
4
Agricultores familiares fazem ato por medidas contra crise no campo
5
RS: Farsul aponta entraves na renegociação de dívidas rurais
6
Banco do Brasil e Mapa vão ao Paraná destravar as renegociações de dívidas rurais
PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas
Agropolítica
Decisão do STF sobre marco temporal passa a valer em 2026, mas ainda cabe recurso
Votação terminou em 9x1 pela inconstitucionalidade do marco temporal, mas voto discordante abre brecha, explica especialista
Agropolítica
Conselho aprova mudanças no microcrédito para agricultura familiar
Também foram definidas os preços mínimos para calcular amparo aos produtores familiares em operações de crédito
Agropolítica
STF decide manter benefícios fiscais sobre agrotóxicos
Ações haviam sido movidas pelo PSOL e pelo PV, sob argumento de que isenções confrontavam direito ao meio ambiente equilibrado
Agropolítica
Ministério da Agricultura anuncia banco de antígenos para febre aftosa
Repositório serve para atuação rápida caso sejam registradas ocorrências no país, que está livre da doença da aftosa sem vacinação
Agropolítica
Líderes do Mercosul vão decidir se adiam ou não assinatura do acordo com União Europeia
O ministro da Agricultura e Pecuária brasileiro, Carlos Fávaro, criticou medidas de salvaguardas: “Se é para ser assim, melhor não fazer”
Agropolítica
Marco Temporal: Fávaro defende indenização justa a produtores
Placar é de 9x1 pelo fim do Marco Temporal, mas há divergência na questão indenizatória
Agropolítica
Plano Safra 25/26: contratações de crédito rural recuam 16,9%
Montante acumulado em contratações chegou a R$ 158,14 bilhões entre julho e novembro deste ano
Agropolítica
STF forma maioria para derrubar marco temporal; o que vem agora?
Com placar de 6x0 pela inconstitucionalidade, aposta do setor será com proposta de alteração da Constituição