Clima
Chuvas intensas afetam áreas agrícolas do RS nesta semana
Previsão indica acumulados acima de 80 mm e risco de granizo em áreas produtoras, afetando diretamente o trabalho no campo

Paloma Santos | Brasília
17/06/2025 - 16:44

As chuvas retornaram ao Rio Grande do Sul e devem persistir ao longo desta semana, com maior intensidade entre os dias 17 e 19 de junho. De acordo com a meteorologista Desirée Brandt, sócia-executiva da Nottus, os volumes mais expressivos devem atingir áreas produtoras e a região de Porto Alegre, afetando diretamente o trabalho no campo.
“O sistema fica bem em cima dessa região até quinta-feira. Principalmente entre hoje e amanhã, tem bastante chuva para cair em cima do Rio Grande do Sul”, explica. Segundo ela, a instabilidade se desloca a partir de sexta-feira em direção a Santa Catarina e Paraná, já com perda de intensidade.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os volumes acumulados nesta semana podem ultrapassar 80 milímetros em cidades das regiões Oeste, Centro e Sul do estado, com possibilidade de tempestades acompanhadas por ventos fortes e granizo. Também podem ocorrer acumulados de chuva entre 30 e 60 mm no sudeste de Santa Catarina. Nas demais regiões do país, são previstas volumes inferiores a 10 mm.
A previsão do Inmet aponta ainda temperaturas máximas inferiores a 18°C em toda a Região Sul. As menores mínimas oscilarão entre 4°C e 6°C, no extremo sul do Rio Grande do Sul e na Região Sudeste, principalmente na região serrana de Minas Gerais, mantendo o risco de geada nas localidades sob essas condições.

O tipo de sistema responsável pelas chuvas, conforme Brandt, é de baixa pressão atmosférica, o que favorece a ocorrência de tempestades. “É o tipo de sistema que provoca chuva em forma de tempestade, muitas vezes acompanhada de granizo. Não dá para dizer exatamente onde vai acontecer, mas não se pode descartar esse risco”, alerta.
Segundo a meteorologista, na sexta-feira, 21, o sistema perde força, mas ainda leva instabilidade a outras áreas da Região Sul.
Plantio e umidade
Com a previsão de chuva contínua, o plantio de algumas culturas pode ser temporariamente suspenso em diversas regiões do estado. “Essa chuva acaba suspendendo temporariamente os trabalhos em campo, como a semeadura do trigo”, afirma a meteorologista.
Apesar dos transtornos, a precipitação contribui para manter a umidade do solo, o que é positivo para o desenvolvimento das culturas. Ainda assim, o monitoramento segue necessário devido ao risco de eventos severos. “É bastante chuva, e em forma de tempestade até o final da semana”, reforça Brandt.

Áreas urbanas
Com a previsão de chuva forte nos próximos dias, a Defesa Civil do estado emitiu um alerta para o aumento do risco de transtornos causados pelo excesso de água. Entre as principais preocupações, estão alagamentos em áreas urbanas, enxurradas em locais com declive acentuado e a elevação gradual do nível dos rios. A recomendação é de atenção redobrada nas regiões mais vulneráveis a esse tipo de ocorrência.
Segundo Ana Penna, meteorologista da Tempo OK, a partir de quarta-feira, o risco de inundações aumenta em rios como o Ibirapuitã (em Alegrete), o Santa Maria (em Rosário do Sul) e o Jacuí (em Cachoeira do Sul), por conta da previsão de novos episódios de chuva forte.
“A partir de sábado, o sistema organiza uma frente fria que, já sobre o oceano, mantém uma fraca convergência de umidade sobre o continente, provocando somente chuvas pontuais no Subsistema Sul, que compreende os estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul”, projeta a especialista.

Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Clima
1
Vai começar o plantio da soja? Veja a previsão de chuva na sua região
2
Seca e calor no primeiro semestre aumentam riscos para a produção agrícola
3
Como será o clima em setembro? Veja a previsão por cultura e região
4
La Niña deve ser fraco e durar pouco, indicam meteorologistas
5
RS leva ações pós-enchente à Semana do Clima em Nova Iorque
6
Agência norte-americana eleva para 71% a chance de La Niña

PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas

Clima
Inmet confirma possibilidade de La Niña na safra 2025/2026
De setembro a novembro, o La Niña deve provocar chuva abaixo da média histórica e temperaturas acima da média; confira a previsão

Clima
Sem chuva, MS prorroga emergência ambiental até novembro
Análise técnica aponta temperaturas acima de 38 °C e até 90 dias sem chuva significativa em algumas regiões

Clima
RS leva ações pós-enchente à Semana do Clima em Nova Iorque
Evento começa nesta sexta, 19, e vai até a próxima quinta, 25; programação prevê painéis, reuniões bilaterais e visitas técnicas

Clima
Frente fria marca início da primavera com chuva e risco de geada
Neste fim de semana, já estão previstos temporais com possibilidade de granizo; confira onde
Clima
São Paulo entra em estado de emergência para queimadas
Defesa Civil prevê semana de extremo risco para queimadas, com calor intenso e umidade do ar em níveis críticos no Estado
Clima
Agência norte-americana eleva para 71% a chance de La Niña
Fenômeno deve ser fraco e curto, mas pode trazer mais chuva ao Norte e ao Nordeste, e estiagens ao Sul, segundo especialistas
Clima
Vai começar o plantio da soja? Veja a previsão de chuva na sua região
No Sul, clima favorece plantio imediato; em parte do Centro-Oeste, a umidade do solo só deve se consolidar a partir de outubro
Clima
Semana deve ter temporais no Sul e calor intenso no Centro-Oeste e no Nordeste
Rajadas de até 70 km/h atingem Sul e Sudeste, enquanto Centro-Oeste e interior do Nordeste enfrentam máximas próximas a 40°C