Clima
Frio fora de época traz geada ao Sul do Brasil; veja imagens
Queda acentuada da temperatura atinge a região às vésperas do verão; meteorologistas indicam até quando o frio permanece
Redação Agro Estadão
17/12/2025 - 11:09

O verão está batendo à porta e mesmo assim o Sul do Brasil enfrenta um episódio de frio nesta semana. As temperaturas caíram a níveis típicos de inverno, principalmente nas áreas serranas. Nesta quarta, 17, o Vale do Caminhos da Neve, região a cerca de três quilômetros do centro de São Joaquim (SC), a temperatura chegou a 1,8 °C por volta das 5h.
O local registrou geada, com campos cobertos por uma fina camada de gelo, cenário raro para o mês de dezembro. Imagens do fenômeno foram registradas pelo fotojornalista Mycchel Legnaghi, conhecido por documentar a natureza na Serra Catarinense.
De acordo com os meteorologistas Jade Ramos e Vitor Takao, da Climatempo, entre domingo, 14, e segunda-feira, 16, a passagem de uma frente fria provocou temporais, chuva forte e rajadas de vento no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Paraná. Na sequência, um sistema de alta pressão sobre o oceano passou a favorecer o tempo mais estável, mas manteve o ar frio sobre o Sul do País.
Como consequência, nesta quarta, as temperaturas mínimas ficaram baixas, principalmente no norte do Rio Grande do Sul e no interior de Santa Catarina.
O fenômeno ocorre poucos dias antes do início oficial do verão no Hemisfério Sul, marcado para 21 de dezembro, às 12h03, no horário de Brasília. O cenário contraria o padrão esperado para a reta final da primavera, período que costuma registrar calor mais intenso na região.
Em São Joaquim, por exemplo, a média histórica da temperatura mínima em dezembro é de 12,4 °C. A previsão indica valores cerca de 5 °C abaixo desse patamar, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Em Vacaria, no Rio Grande do Sul, as temperaturas também devem ficar cerca de 4 °C abaixo da média para o período. Apesar disso, a Climatempo informa que o frio não deve causar impactos relevantes na produção de maçã e hortaliças na região.
Queda de temperatura será passageira

A queda de temperatura, no entanto, de acordo com os especialistas, será passageira: “as manhãs se mantém geladas, sem riscos para geadas e sobem gradativamente, até o sábado (20)”, destaca o boletim da Climatempo.
Mesmo com o frio nas primeiras horas do dia, a amplitude térmica será elevada. “As máximas devem variar entre 22 °C e 24 °C no norte do Rio Grande do Sul e entre 19 °C e 23 °C na Serra Catarinense, mantendo tardes mais amenas”.
Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Clima
1
Ciclone com ventos de até 120 km/h coloca produtores em alerta; veja onde
2
Especialistas cogitam aquecimento do Pacífico, mas não confirmam El Niño em 2026
3
Vinícola é destruída no RS e diversas regiões seguem em alerta com ciclone
4
Fim de semana com calor persistente e temporais isolados; saiba onde
5
Novos temporais com granizo podem atingir Sul e Sudeste; confira a previsão
6
Ciclone provoca novos estragos; confira a previsão do tempo
PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas
Clima
Vinhedos destruídos por tornado unem agricultores da Serra Gaúcha
Tornado em Flores da Cunha destruiu parreirais e movimenta força-tarefa para reconstrução de 73 hectares de videiras
Clima
Corredor de umidade traz chuva volumosa ao País nesta semana, alerta Inmet
Em algumas áreas, os volumes que podem superar 300 milímetros até domingo, com risco de alagamentos e deslizamentos
Clima
Fim de semana terá tempestades, ventos fortes e granizo; veja áreas sob alerta
Sistema de baixa pressão leva acumulados próximos de 100 mm, a partir desta sexta-feira, com possíveis impactos nas lavouras de soja e café
Clima
Ciclone provoca novos estragos; confira a previsão do tempo
No RS, Defesa Civil confirma tornado em Flores da Cunha; meteorologistas apontam novas rajadas acima de 70 km/h no Sul e chuvas isoladas no Sudeste
Clima
Ciclone provoca alagamentos em SC; Inmet amplia áreas em alerta, veja
Santa Catarina registra chuva acima do esperado para dezembro; 17 estados possuem alertas de risco para tempestades e ventos fortes
Clima
Vinícola é destruída no RS e diversas regiões seguem em alerta com ciclone
Municípios gaúchos relatam destelhamentos, quedas de árvores e interrupções de energia; ciclone deve seguir atuando até quinta-feira no País
Clima
Ciclone com ventos de até 120 km/h coloca produtores em alerta; veja onde
Previsão indica mais de 100 mm de chuva em 24 horas e danos a plantações e edificações
Clima
Temporais devem atingir várias regiões do País no fim de semana; veja onde
Atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul favorece a formação de nuvens carregadas até o próximo domingo