Inovação
Rio Grande do Sul lança plataforma Roadmap Climático na COP 29
Ferramenta permite que municípios gaúchos compartilhem ações e conhecimento sobre mudanças climáticas, relacionados ao agronegócio do estado
Paloma Custódio | Brasília
15/11/2024 - 13:26
O governo do Rio Grande do Sul lançou a plataforma Roadmap Climático, durante assembleia na Conferência do Clima (COP 29), em Baku, no Azerbaijão. A plataforma disponibiliza um questionário para que os 497 municípios gaúchos possam informar sobre ações e conhecimento que possuem sobre a pauta “mudanças climáticas”.
A secretária do Meio Ambiente e Infraestrutura do Rio Grande do Sul, Marjorie Kauffmann, disse ao Agro Estadão que os dados de impactos climáticos sobre o agronegócio gaúcho vão constar no mapeamento feito pela plataforma.
“Dados referentes ao agronegócio serão mencionados nos questionamentos do formulário, devido aos impactos que o próprio setor sofreu nos últimos eventos, não só de enchentes, mas também de secas. Além disso, o Roadmap coleta dados de inventário de emissões [de gases de efeito estufa], que é um ponto onde o agronegócio sempre é citado”, esclarece ao Agro Estadão.
Segundo a secretária, o objetivo do Roadmap Climático é identificar os gargalos e poder propor políticas efetivas. “Nós esperamos que tenha um impacto positivo com a inclusão dessa pauta e das técnicas de manejo, principalmente de produção de baixo carbono, que deverão aparecer no Roadmap”, estima Marjorie Kauffmann.
Os questionários do Roadmap serão enviados diretamente para cada Comissão Municipal de Mudanças Climáticas. No entanto, a secretária do Meio Ambiente e Infraestrutura ressalta que, em muitos municípios, a informação poderá vir das Secretarias Municipais de Agricultura.
“Este Roadmap está projetado para ser uma consulta à entidade pública e não aos privados. Mas nós temos uma série de outras ações ocorrendo junto com as federações e, em especial, a Federação da Agricultura e a Federação dos Trabalhadores Rurais do Rio Grande do Sul”. Segunda a secretária, estas federações serão contempladas dentro do ProClima 2050 e do Plano Rio Grande, que buscam reconstruir o estado de forma adaptada às mudanças climáticas.
Roadmap Climático
O Roadmap Climático foi um dos projetos selecionados pelo Conselho Consultivo do Future Fund, um fundo de financiamento vinculado à coalizão Under 2. A organização global — da qual o Rio Grando do Sul faz parte desde 2022 — é gerida pelo Climate Group e destina recursos internacionais para projetos de mitigação e adaptação às mudanças climáticas nos países em desenvolvimento.
A plataforma foi desenvolvida pela Assessoria do Clima da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura do Rio Grande do Sul, com a parceria da Secretaria do Planejamento, Governança e Gestão, da Infraestrutura Estadual de Dados Espaciais e da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.
Siga o Agro Estadão no Google News e fique bem informado sobre as notícias do campo.
Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Inovação
1
CONTEÚDO PATROCINADO
Inteligência artificial impulsiona produtividade no campo
2
Embrapa monta biofábrica para capacitar produtores na produção de bioinsumos
3
Picolé de tilápia une nutrição e inovação
4
Tecnologia, internet e pessoas: os desafios para ampliar a conectividade do agro
5
Lavoro expande tecnologia FarmLab para Paraná e Mato Grosso
6
Novilhas de projeto de transferência de embriões em MT produzem até 200% mais leite
PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas
Inovação
Nova fronteira tecnológica do Agro: como a computação quântica pode ajudar?
Embrapa faz primeiro trabalho sobre computação quântica voltado para agropecuária brasileira
Inovação
John Deere investe R$ 180 milhões em centro de pesquisa no Brasil
Inaugurado em Indaiatuba, (SP), unidade é a primeira do mundo com foco na agricultura tropical
Inovação
Lula assina decreto para criar o PNPIAF
Programa Nacional de Pesquisa e Inovação para Agricultura Familiar e Agroecologia tem foco na sustentabilidade dos agroecossistemas
Inovação
Uso de bioinsumos aumenta produtividade de feijão em até 193 kg por hectare
Resultado foi obtido em estudo da Secretaria de Agricultura do Rio Grande do Sul em parceria com a Emater
Embrapa desenvolve nova variedade de amora mais doce e lucrativa
BRS Terena possui maior capacidade de conservação e é focada no mercado de consumo in natura
CONTEÚDO PATROCINADO
Inteligência artificial impulsiona produtividade no campo
Recurso é um dos diferenciais das versões mais avançadas dos softwares empresariais, cada vez mais adotadas pelo agronegócio brasileiro
Picolé de tilápia une nutrição e inovação
A proteína da tilápia no palito tem sabor de leite, com cobertura de chocolate ou pistache e recebeu premiação na Seafood Innovation Show 2024
Conectividade no campo impulsiona os resultados
Com apenas 24% da área agrícola com sinal de internet, Brasil tem o desafio de conectar o produtor rural