PUBLICIDADE
Nestlé impulsiona a sustentabilidade na cadeia do leite por meio do Programa Nature por Ninho
Estadão Agro

Especial Patrocinado

Inovação

Nestlé impulsiona a sustentabilidade na cadeia do leite por meio do Programa Nature por Ninho

Iniciativa, existente no Brasil há mais de duas décadas, contribui para elevar qualidade e sustentabilidade no campo

29/10/2025 - 13:55 | Por: Estadão Blue Studio e Nestlé

Foto: Divulgação Nestlé

Nestlé impulsiona a sustentabilidade na cadeia do leite por meio do Programa Nature por Ninho

Patrocinado por

Sumário

    Vacas bem cuidadas, natureza preservada e produtividade em alta. Essa é a combinação promovida pelo Nature por NINHO (NPN), maior programa de sustentabilidade da cadeia leiteira no país. Com cerca de mil produtores parceiros da Nestlé em São Paulo, Minas Gerais e Goiás, a iniciativa estimula práticas de produção regenerativa. Os resultados da safra 24/25 mostram avanços expressivos: aumento médio de 47% na produtividade animal, redução de 8% nos custos de produção e menor pegada de carbono nas fazendas participantes.



    Com investimentos de R$ 150 milhões até 2027, a companhia acelera a transição para um modelo regenerativo e de baixo carbono, em linha com suas metas globais — reduzir em 50% as emissões até 2030 e alcançar emissões líquidas zero até 2050. Hoje, cerca de 70% das emissões da Nestlé vêm da produção de cacau, café e leite, sendo metade delas originadas na cadeia leiteira. Por isso, ações voltadas ao bem-estar animal, preservação do solo, uso eficiente da água e redução de emissões são essenciais para transformar o campo e construir um futuro sustentável.

    Um impulso recente veio da parceria com o Banco do Brasil, que disponibilizará R$ 100 milhões em crédito rural para projetos de descarbonização nas fazendas participantes. O programa soma uma área em regeneração equivalente a 28 mil campos de futebol, com plantio direto, rotação de culturas, uso de dejetos bovinos como fertilizante e solo coberto a maior parte do ano — técnicas que ampliam o sequestro de carbono e fortalecem a biodiversidade. Ambientes confortáveis e climatizados para os animais também elevam a produtividade e reduzem o metano por litro de leite.

    Terceiro maior produtor mundial (35 bilhões de litros por ano), o Brasil é o país onde a Nestlé mais compra esse produto – cerca de 1 bilhão de litros por ano. 

    No Nature por NINHO, os produtores são avaliados pela adoção de práticas regenerativas e podem alcançar quatro níveis — Bronze, Prata, Ouro e Diamante —, com bonificações de 2% a 6% no valor pago pelo leite. “É uma trilha de melhoria contínua que leva à excelência”, resume Barbara Sollero, head de agricultura regenerativa da Nestlé. Fazendas nível Diamante produzem, em média, 35 litros de leite por vaca/dia, contra a média nacional de oito.

    PUBLICIDADE

    Criado há mais de duas décadas como programa de qualidade, o Nature por NINHO é referência em sustentabilidade. Para celebrar essa trajetória, a Nestlé lançou a websérie “Gestos de Amor: do Campo ao Copo”, apresentada por Giovanna Antonelli e Rosana Jatobá, que mostra práticas reais que transformam o campo e inspiram o futuro.

    Clique aqui e acesse a websérie

    Compartilhar

    Publicado em : 29/10/2025 - 13:55

    Por: Estadão Blue Studio e Nestlé - 2 minutos de leitura

    PUBLICIDADE