PUBLICIDADE

Inovação

Agtechs colocam Brasil em nova era da agricultura inteligente

Número de startups do agro cresceu 27% no País nos últimos cinco anos e já representa cerca de 80% de todas agtechs da América do Sul

Nome Colunistas

Sabrina Nascimento | São Paulo | sabrina.nascimento@estadao.com

22/10/2025 - 05:00

Transformação no campo é acelerada pela entrada de uma nova geração de agricultores. Foto: Adobe Stock
Transformação no campo é acelerada pela entrada de uma nova geração de agricultores. Foto: Adobe Stock

Drones, máquinas autônomas e insumos biológicos. Esses são alguns dos itens que ilustram a nova era da agricultura inteligente pela qual o Brasil passa. Esse movimento, conforme levantamento do Rabobank, está sendo impulsionado por uma rede crescente de startups ligadas ao setor que oferecem soluções em toda a cadeia de produção.

Dados compilados pelo banco mostram que, entre 2020 e 2025, o número de agtechs no Brasil cresceu de 1.574 para aproximadamente 2.000. A quantidade representa cerca de 80% de todas as startups agrícolas da América do Sul. Como consequência, no mesmo período, o país atraiu mais da metade de todos os investimentos em agtechs na região, atingindo um pico de US$ 330 milhões em 2023.

CONTEÚDO PATROCINADO

Conforme Marcela Marini, analista sênior na Rabobank Brasil, a atração de investimentos e surgimento de startups agrícolas é resultado da busca por mais produtividade no campo e uma menor abertura de áreas. Segundo ela, no Cerrado, por exemplo, a baixa fertilidade inicial dos solos levou o produtor a olhar com muito mais zelo para o manejo, abrindo caminho para uma agricultura mais tecnológica na região. “Enquanto em regiões como os Estados Unidos os solos já são naturalmente ricos e a mecanização está consolidada há décadas, no Brasil a necessidade de aprimorar o solo e otimizar recursos estimula a absorção rápida de novas tecnologias”, disse ao Agro Estadão.

A rápida adoção dessas inovações é observada, principalmente, em grandes propriedades, onde há a necessidade de informações precisas para gerenciar áreas diversas em múltiplas regiões. Como resultado, as soluções adaptadas às condições regionais podem ser escaladas mais facilmente, melhorando a produtividade e a resiliência. “A integração dessas tecnologias, desde a correção do solo e biotecnologia até ferramentas de precisão e automação, viabilizou diretamente a expansão dos sistemas de plantio duplo, como o cultivo de soja seguido por milho ou algodão na mesma safra”, salienta Marini.

De acordo com o relatório do Rabobank, essas transformações se refletem claramente nos dados de produção: em Mato Grosso, principal estado produtor de grãos no Brasil, cerca de 57% da área de soja é seguida por milho safrinha na mesma safra. Em nível nacional, entretanto, o índice chega a 37%, evidenciando como a adoção tecnológica reconfigurou o calendário de produção de grãos no Brasil e intensificou o uso da terra.

PUBLICIDADE
Marcela Marini: surgimento de startups do agro está ligado à busca por produtividade.
Foto: Rabobank/Divulgação

Gestão e nova geração

Além da mecanização, a profissionalização da gestão rural tem sido um dos principais motores da revolução tecnológica no campo

A digitalização das fazendas — com o uso de plataformas de gestão, monitoramento em tempo real e controle de custos por hectare — tem transformado a relação do produtor com o próprio negócio. “Hoje, o produtor quer dados. Ele quer entender qual cultura é mais rentável, quanto custa cada operação e onde é possível reduzir desperdícios. Essa mentalidade empresarial é o que sustenta o avanço das agtechs e da agricultura digital no Brasil”, afirma Marini.

A visão da especialista se reflete no mais recente Radar Agtech Brasil, que mostra que as startups “dentro da porteira” — voltadas à gestão de fazendas, controle de insumos, automação agrícola e monitoramento ambiental — já representam 41,5% de todas as agtechs do país. Entre as subcategorias, destacam-se as plataformas de gestão agrícola (157 startups) e os sistemas de integração de dados (144 startups), que permitem ao produtor monitorar custos, margens e produtividade em tempo real.

Esse processo, contudo, vem sendo acelerado pela entrada de novas gerações na gestão das propriedades. Filhos e netos de produtores têm assumido um papel mais ativo nas decisões, trazendo formação técnica, domínio de ferramentas digitais e uma visão de longo prazo.

Em alguns casos, indica a analista, a tecnologia serve até como um gancho para atrair essa geração. “Esses jovens trazem uma visão de gestão mais moderna, com foco em eficiência, rastreabilidade e sustentabilidade. É uma transição que garante continuidade e inovação ao mesmo tempo”, apontou. 

Desafios estruturais

Apesar do avanço, ainda há barreiras à expansão tecnológica, especialmente entre médios e pequenos produtores. A falta de mão de obra especializada, limitações de crédito rural e problemas de conectividade nas áreas mais remotas impedem uma adoção mais ampla. “Hoje, a escassez de profissionais capacitados é um dos principais gargalos. Também há o desafio da conectividade. Muitas fazendas estão longe dos grandes centros e precisam investir por conta própria em infraestrutura digital”, destacou Marini.

Para que a inovação alcance todas as operações agrícolas, a especialista reforça que será essencial continuar investindo em pesquisa, capacitação e sistemas de transferência de conhecimento. Segundo ela, somente assim será possível garantir que os benefícios da transformação tecnológica se estendam a todas as regiões e perfis de produtores. “Enfrentar essas lacunas é fundamental para que o Brasil realize plenamente seu potencial de construir um futuro agrícola mais inteligente, eficiente e resiliente, capaz de unir produtividade, sustentabilidade e competitividade global”, indica. 

Siga o Agro Estadão no WhatsApp, Instagram, Facebook, X, Telegram ou assine nossa Newsletter

PUBLICIDADE

Notícias Relacionadas

Ridesa Brasil lança 18 variedades de cana em Ribeirão Preto (SP)

Inovação

Ridesa Brasil lança 18 variedades de cana em Ribeirão Preto (SP)

Rede interuniversitária destaca ganhos de produtividade e resistência de até 33,9% em cultivares

CropLife Brasil lança o CropData, plataforma de dados do setor

Inovação

CropLife Brasil lança o CropData, plataforma de dados do setor

Portal integra dados sobre sementes, bioinsumos e defensivos, com boletins e análises periódicas do desempenho do setor

Agricultura espacial pode impulsionar soluções sustentáveis na Terra

Inovação

Agricultura espacial pode impulsionar soluções sustentáveis na Terra

Pesquisas sobre cultivo de plantas fora da Terra devem ajudar a enfrentar as mudanças climáticas

Setor de cachaças artesanais aposta em selo para garantir origem e autenticidade

Inovação

Setor de cachaças artesanais aposta em selo para garantir origem e autenticidade

Após casos de contaminação por metanol, modelo atual será reformulado para reforçar segurança e recuperar a confiança dos consumidores

PUBLICIDADE

Inovação

Pesquisa comprova que bactérias ajudam a produzir tilápias em sistema de bioflocos

Produtores também têm observado ganhos com relação a sanidade dos peixes

Inovação

Ministério da Agricultura lança plataforma para integrar investidores e startups 

Ao todo, 15 Estados já assinaram um protocolo de intenções para participar da ferramenta que pretende ser uma vitrine de inovações

Inovação

Por que os drones são cada vez mais usados na agricultura?

Drones revolucionam o monitoramento, identificando pragas e deficiências nutricionais em tempo real

Inovação

Robô usa luz e inteligência artificial para diagnosticar doenças em algodão e soja 

Tecnologia da Embrapa detecta nematoides antes dos sintomas, prometendo reduzir perdas e uso de defensivos nas lavouras

Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.