PUBLICIDADE

Inovação

Safra de soja 27/28 deve ter nova geração de semente com maior controle de daninhas e lagartas

Testes começam na próxima safra, mas ainda faltam autorizações nos países exportadores, o que empurra a comercialização para mais adiante

Nome Colunistas

Daumildo Júnior | Brasília | daumildo.junior@estadao.com

28/11/2025 - 13:29

Márcio Santos, CEO da Bayer: lançamento adaptado à realidade brasileira. Foto: Bayer/Divulgação
Márcio Santos, CEO da Bayer: lançamento adaptado à realidade brasileira. Foto: Bayer/Divulgação

A multinacional Bayer lançou nesta semana uma geração de biotecnologia voltada para a soja. Chamada de Intacta 5+, a tecnologia promete ajudar no controle de plantas daninhas e das lagartas mais comuns que afetam as lavouras da oleaginosa. 

Os testes em campo devem começar a partir da próxima safra e a expectativa da empresa é que as primeiras variedades de soja que contarão com a inovação estejam disponíveis no mercado na safra 2027/2028. Segundo a empresa, as aprovações no Brasil já estão feitas, mas faltam nos países exportadores. Por isso, o prazo de comercialização é mais distante. 

CONTEÚDO PATROCINADO

Controle de plantas daninhas e insetos 

Como explica o CEO da Bayer, Márcio Santos, essas variedades com a biotecnologia serão capazes de “ampliar o leque de oportunidades do uso de químicos para o controle das plantas daninhas”. De acordo com o executivo, o lançamento é adaptado para a realidade brasileira. Por isso, a diversidade de atuação. 

“A nova tecnologia traz dois atributos muito relevantes: o desafio da agricultura tropical e como você lida com inseto, com mato e com doença. Essa biotecnologia traz uma modernidade na solução de controle para dois desses três grandes problemas”, comentou o CEO ao Agro Estadão. 

No caso das plantas daninhas, a novidade é a tolerância a cinco herbicidas: mesotriona, dicamba, glifosato, glufosinato e 2,4-D. A promessa é que plantas como caruru, capim pé-de-galinha, cravorana, buva e capim-amargoso sejam mais facilmente controladas com o manejo dos herbicidas. 

PUBLICIDADE

Outro ponto é a proteção contra alguns tipos de lagartas. É o caso da lagarta falsa-medideira (Rachiplusia nu), da lagarta-das-folhas (Spodoptera eridania) e da lagarta-elasmo (Elasmopalpus lignosellus). Esta última, segundo a empresa, tem causado prejuízos já desde o início do plantio, uma vez que ataca as fases iniciais da soja, causando falhas na lavoura.

Programa Pro Carbono alcança 3 milhões de hectares

Outra frente de atuação da multinacional tem sido no programa Pro Carbono, que foca em trazer soluções voltadas à agricultura regenerativa. Com atuação desde 2021, o programa atingiu, durante a 30º Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30), cerca de 3 milhões de hectares que utilizam as práticas sustentáveis no Brasil e na Argentina, variando entre as culturas de soja, milho e algodão.

“É um sistema que se mostrou mais resiliente em anos de seca. O solo com matéria orgânica, ele mantém mais água, portanto a produtividade é muito superior. Mas também mostra que é uma solução para regenerar, para tornar o solo melhor capturando o carbono”, acrescentou Santos, ao mencionar um aumento de produtividade de 11% anuais nas fazendas que adotam a metodologia.

Segundo a empresa, áreas agrícolas de soja que seguiram as recomendações do programa obtiveram uma redução nas emissões de 50% no comparativo com a média nacional. No caso do milho, esse resultado seria de 55%, podendo chegar a 60% dependendo do manejo.

Siga o Agro Estadão no WhatsApp, Instagram, Facebook, X, Telegram ou assine nossa Newsletter

PUBLICIDADE

Notícias Relacionadas

Fazenda modelo em agricultura digital tem produtividade 27% maior que média do País

Inovação

Fazenda modelo em agricultura digital tem produtividade 27% maior que média do País

Projeto administrado pela Case IH em Mato Grosso também observou redução com custos de produção e em emissões de carbono

Pesquisa identifica nova espécie de cigarrinha que afeta a cana

Inovação

Pesquisa identifica nova espécie de cigarrinha que afeta a cana

Descoberta do inseto explica falhas no uso de defensivos e reforça a importância do controle biológico

Braschips: batata brasileira garante alta qualidade industrial

Inovação

Braschips: batata brasileira garante alta qualidade industrial

Desenvolvida pela Embrapa, novidade reúne alto rendimento, excelente desempenho na fritura e maior resistência a doenças

Concurso nacional vai premiar invenções da agricultura familiar

Inovação

Concurso nacional vai premiar invenções da agricultura familiar

Iniciativa buscar reconhecer máquinas e equipamentos criados para reduzir esforço no campo e ampliar renda de pequenos produtores

PUBLICIDADE

Inovação

Novo nematoide é descoberto em planta comum de Minas Gerais

Equipe brasileira identifica gênero inédito em folhas de corda-de-viola — trepadeiras comuns em áreas tropicais

Inovação

Embrapa terá primeira unidade internacional mista de pesquisa

Instalação terá duas sedes e previsão de funcionar pelos próximos cinco anos

Inovação

Sistema antigranizo: prefeitos do RS querem tecnologia para evitar perdas no agro

Após prejuízos milionários, cidades gaúchas se mobilizam para instalar tecnologia usada em Santa Catarina há décadas; veja como funciona

Inovação

Castanha-do-brasil vira farinha “turbinada” e rende proteína texturizada

Pesquisa revela que ingrediente amazônico pode substituir a farinha de trigo em produtos plant-based com boa aceitação do público

Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.