PUBLICIDADE

Inovação

Tecnologia da soja ganha nova função em florestas

Pesquisadores da Embrapa desenvolvem inoculante capaz de ajudar na restauração de solos degradados

Nome Colunistas

Daumildo Júnior | Brasília | daumildo.junior@estadao.com

11/11/2025 - 08:30

Evolução de voçoroca antes e depois de uso da tecnologia. Foto: Embrapa/Divulgação
Evolução de voçoroca antes e depois de uso da tecnologia. Foto: Embrapa/Divulgação

Uma tecnologia que transformou o cultivo de soja no Brasil agora também está sendo levada para potencializar o ambiente florestal. Pesquisadores da unidade Agrobiologia da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) estão finalizando um inoculante biológico de amplo espectro para espécies florestais. A inovação pode reduzir custos e acelerar a recuperação de áreas degradadas.

A base do inoculante são duas estirpes de rizóbios, bactérias do solo que realizam um processo de ganha-ganha com a planta. Como explica um dos pesquisadores responsáveis pelo produto, Sérgio Faria, essas bactérias retiram nitrogênio do ar e oferecem esse nutriente em forma de amônia no solo. Em troca, a planta fornece açúcares que mantêm as bactérias vivas.

CONTEÚDO PATROCINADO

“Esse mesmo processo é utilizado no plantio de soja no Brasil, o que faz com que o país seja competitivo no mercado internacional. Só com o uso dessa tecnologia na soja, o Brasil economiza mais de US$ 10 bilhões por ano com a não utilização do adubo mineral. Isso é uma supertecnologia e nós estamos desenvolvendo isso para espécies florestais”, destacou Faria ao Agro Estadão.

Atualmente, as pesquisas demonstram resultados satisfatórios para espécies pertencentes aos gêneros Mimosa, Inga e Enterolobium (como orelha-de-macaco e tamboril). Como cada gênero tem uma variedade extensa de espécies, os pesquisadores realizaram testes apenas com algumas que são endêmicas do Brasil. Ao todo, o bioinsumo funcionou para pelo menos 31 espécies desses três grupos de plantas.

Restauração de solos

Os testes em campo mostram que a aplicação do inoculante acelera a recuperação de áreas que estavam degradadas, como terrenos de mineração ou áreas com erosões e voçorocas — processo mais intenso das erosões, que causa verdadeiros rasgos na terra. Em 12 meses após o início da restauração da vegetação, já havia sinais de controle da erosão.

PUBLICIDADE

Nessa situação, o efeito não é direto das bactérias no solo, mas sim das plantas. O que as bactérias fazem é estimular as plantas, que começam a desenvolver a área afetada. Os estudos mostram ainda que, após uma década, esses terrenos passam a ficar reflorestados e com presença espontânea de outras espécies vegetais.

Na busca pela ampla atuação

Um dos objetivos da pesquisa foi encontrar bactérias que tivessem atuação de amplo espectro, ou seja, úteis para várias espécies. Como as espécies florestais não têm uma escala comercial alta, produzir inoculantes específicos dificultaria a adoção do produto por restauradores e viveiristas.

“Quando a gente fala de espécies florestais, por exemplo, o gênero Mimosa compreende mais de 400 espécies; o gênero Inga tem mais de 200 espécies. Nenhuma indústria vai fazer inoculantes para cada uma delas. Isso não funciona. Então, a nossa ideia foi achar algumas bactérias que fossem eficientes para um grande espectro de espécies florestais”, lembrou Faria ao falar do processo de teste feito com mais de mil estirpes de bactérias.

Por isso, a Embrapa lembra que ainda há certa dificuldade em levar a tecnologia ao mercado. A expectativa é que um produto de uso em múltiplas espécies desperte o interesse de fabricantes para colocá-lo em comercialização.

Siga o Agro Estadão no WhatsApp, Instagram, Facebook, X, Telegram ou assine nossa Newsletter

PUBLICIDADE

Notícias Relacionadas

Braschips: batata brasileira garante alta qualidade industrial

Inovação

Braschips: batata brasileira garante alta qualidade industrial

Desenvolvida pela Embrapa, novidade reúne alto rendimento, excelente desempenho na fritura e maior resistência a doenças

Concurso nacional vai premiar invenções da agricultura familiar

Inovação

Concurso nacional vai premiar invenções da agricultura familiar

Iniciativa buscar reconhecer máquinas e equipamentos criados para reduzir esforço no campo e ampliar renda de pequenos produtores

Novo nematoide é descoberto em planta comum de Minas Gerais

Inovação

Novo nematoide é descoberto em planta comum de Minas Gerais

Equipe brasileira identifica gênero inédito em folhas de corda-de-viola — trepadeiras comuns em áreas tropicais

Embrapa terá primeira unidade internacional mista de pesquisa

Inovação

Embrapa terá primeira unidade internacional mista de pesquisa

Instalação terá duas sedes e previsão de funcionar pelos próximos cinco anos

PUBLICIDADE

Inovação

Sistema antigranizo: prefeitos do RS querem tecnologia para evitar perdas no agro

Após prejuízos milionários, cidades gaúchas se mobilizam para instalar tecnologia usada em Santa Catarina há décadas; veja como funciona

Inovação

Castanha-do-brasil vira farinha “turbinada” e rende proteína texturizada

Pesquisa revela que ingrediente amazônico pode substituir a farinha de trigo em produtos plant-based com boa aceitação do público

Inovação

Pesquisa quer transformar algas marinhas em atum vegetal; entenda

A economia ligada ao mar movimenta cerca de US$ 1,5 trilhão ao ano, com expectativa de dobrar até 2030, aponta a Embrapa

Inovação

Safra de soja 27/28 deve ter nova geração de semente com maior controle de daninhas e lagartas

Testes começam na próxima safra, mas ainda faltam autorizações nos países exportadores, o que empurra a comercialização para mais adiante

Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.