PUBLICIDADE

Inovação

Novo nematoide é descoberto em planta comum de Minas Gerais

Equipe brasileira identifica gênero inédito em folhas de corda-de-viola — trepadeiras comuns em áreas tropicais

Nome Colunistas

Redação Agro Estadão

15/12/2025 - 09:32

Nematoide foliar foi encontrado em folhas de corda-de-viola. Foto: Adobe Stock
Nematoide foliar foi encontrado em folhas de corda-de-viola. Foto: Adobe Stock

Pesquisadores brasileiros descobriram um novo gênero e espécie de nematoide encontrado em plantas de corda-de-viola (Ipomoea spp.) em Viçosa (MG). O organismo, batizado de Monteironema caresi, foi identificado por uma equipe da Universidade Federal de Viçosa (UFV) em colaboração com o pesquisador Cláudio Oliveira, do Instituto Biológico de São Paulo (IB-Apta). O estudo foi publicado no Russian Journal of Nematology.

As plantas do gênero Ipomoea, conhecidas como corda-de-viola, são trepadeiras comuns em áreas tropicais. Têm crescimento rápido e, em várias regiões, comportam-se como plantas daninhas, competindo com culturas agrícolas por luz, água e nutrientes. Folhas de Ipomoea cairica e I. syringifolia apresentaram manchas indicativas da presença do nematoide recém-descoberto.

CONTEÚDO PATROCINADO

A investigação começou quando o professor Robert Weingart Barreto encontrou plantas infectadas no campus da UFV. O material foi enviado ao laboratório de nematologia, onde uma equipe iniciou análises morfológicas e moleculares. Os resultados mostraram que o organismo não se enquadrava em nenhum gênero conhecido da família Anguinidae, grupo que reúne espécies parasitas de folhas, caules, sementes e flores.

Segundo pesquisador Cláudio Oliveira, a descoberta contribui para o entendimento das relações entre nematoides e plantas hospedeiras, com possível impacto no manejo de espécies invasoras como a própria corda-de-viola. “Os próximos passos envolvem a condução de estudos em casa de vegetação para verificar se a nova espécie também parasita outras plantas e se o nematoide ocorre em outras áreas, além de Viçosa”, afirma Oliveira.

O trabalho também reforça a importância das abordagens integrativas na taxonomia. “Ela demonstra como a rica biodiversidade brasileira ainda guarda formas de vida desconhecidas, inclusive em áreas amplamente estudadas, como Viçosa (MG)”, complementa o pesquisador do IB.

O nome Monteironema caresi homenageia dois mestres da nematologia brasileira: Ailton Rocha Monteiro, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) e Juvenil Enrique Cares, da Universidade de Brasília (UnB). A fusão dos sobrenomes simboliza o legado científico e a tradição de formação que marcou várias gerações.

Com adultos que medem entre 0,4 e 0,9 milímetro, o novo nematoide apresenta três formas corporais — fêmeas semi-obesas, fêmeas imaturas e machos delgados. Tem corpo fusiforme, cutícula finamente estriada e estilete curto e robusto. Estruturas digestivas e reprodutivas exibem combinações únicas, o que reforça a distinção em relação a outros espécimes. Diferentemente de espécies que formam galhas, M. caresi provoca manchas foliares, sintoma menos comum no grupo e, segundo os cientistas, relevante para estudos ecológicos e fitopatológicos.

Siga o Agro Estadão no WhatsApp, Instagram, Facebook, X, Telegram ou assine nossa Newsletter

PUBLICIDADE

Notícias Relacionadas

Cafeicultura mineira avalia cooperação em inteligência geoespacial com missão tcheca

Inovação

Cafeicultura mineira avalia cooperação em inteligência geoespacial com missão tcheca

Encontro na Emater discute parceria internacional para uso de dados de satélite no planejamento e na sustentabilidade das lavouras

Uva Niágara de Jundiaí (SP) inspira criação de cerveja inédita

Inovação

Uva Niágara de Jundiaí (SP) inspira criação de cerveja inédita

Desenvolvida em parceria com a Etec e produtores locais, a bebida é uma das atrações da 41ª Festa da Uva, que acontece até 8 de fevereiro, em Jundiaí.

As baratas podem ser aliadas na transição energética; saiba como

Inovação

As baratas podem ser aliadas na transição energética; saiba como

Pesquisa busca, no sistema digestivo dos insetos, enzimas capazes de tornar mais eficiente a conversão da biomassa vegetal em biocombustíveis

Fazenda modelo em agricultura digital tem produtividade 27% maior que média do País

Inovação

Fazenda modelo em agricultura digital tem produtividade 27% maior que média do País

Projeto administrado pela Case IH em Mato Grosso também observou redução com custos de produção e em emissões de carbono

PUBLICIDADE

Inovação

Pesquisa identifica nova espécie de cigarrinha que afeta a cana

Descoberta do inseto explica falhas no uso de defensivos e reforça a importância do controle biológico

Inovação

Braschips: batata brasileira garante alta qualidade industrial

Desenvolvida pela Embrapa, novidade reúne alto rendimento, excelente desempenho na fritura e maior resistência a doenças

Inovação

Concurso nacional vai premiar invenções da agricultura familiar

Iniciativa buscar reconhecer máquinas e equipamentos criados para reduzir esforço no campo e ampliar renda de pequenos produtores

Inovação

Embrapa terá primeira unidade internacional mista de pesquisa

Instalação terá duas sedes e previsão de funcionar pelos próximos cinco anos

Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.