Inovação
Cafeicultura mineira avalia cooperação em inteligência geoespacial com missão tcheca
Encontro na Emater discute parceria internacional para uso de dados de satélite no planejamento e na sustentabilidade das lavouras
Redação Agro Estadão
23/01/2026 - 09:25

O uso de inteligência geoespacial para fortalecer a cafeicultura em Minas Gerais foi discutido nesta quinta-feira, 22, em reunião na sede da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), em Belo Horizonte. O encontro reuniu representantes do Governo de Minas, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e de uma missão da República Tcheca, interessada em avaliar uma parceria tecnológica com o Estado.
A proposta foi promover intercâmbio de experiências e analisar uma cooperação internacional com foco no uso de dados geoespaciais — informações obtidas por satélites e organizadas em mapas digitais — para apoiar a cafeicultura, o planejamento territorial e a sustentabilidade ambiental em Minas Gerais.
Participaram das discussões representantes da Universidade Tcheca de Ciências da Vida (CZU), responsável pelo projeto Comunidad (comunidade, em tradução livre), plataforma colaborativa já aplicada em países da América Latina. A ferramenta integra imagens de satélite e dados territoriais para apoiar decisões na agricultura, na gestão da água e na mitigação de riscos climáticos.
A embaixadora da República Tcheca no Brasil, Pavla Havrlikova, destacou o reconhecimento do café brasileiro em seu país e afirmou que a experiência acumulada pela universidade pode ser adaptada a outros contextos.
“Viemos avaliar a possibilidade de colaboração em projetos científicos nas áreas da agricultura e meio ambiente. A Universidade de Ciências da Vida tem experiência em vários projetos nesse âmbito. O Projeto Comunidade, por exemplo, já envolve outros países da América Latina”, disse.
Plataforma já usada na Colômbia e no Chile
Durante o encontro, técnicos europeus detalharam o funcionamento do Projeto Comunidade, hoje em operação na Colômbia e no Chile. A plataforma oferece uma leitura integrada do território, com dados acessíveis a produtores, cooperativas e instituições públicas, o que contribui para ganhos de produtividade e maior resiliência das lavouras.
Segundo o secretário-adjunto de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, João Ricardo Albanez, a experiência internacional ajuda a enfrentar problemas recorrentes no campo.
“Após a experiência com produtores rurais da Colômbia e do Chile, a Plataforma Comunidade avalia agora como essas soluções poderiam apoiar instituições e comunidades rurais do Brasil frente a desafios como doenças do café, estresse hídrico, incêndios e erosão do solo”, afirmou.
Mapeamento do parque cafeeiro
Na oportunidade, a Emater-MG detalhou o mapeamento do parque cafeeiro mineiro, iniciado em 2016 com uso de imagens de satélite e validação em campo em 460 municípios produtores.
O trabalho reúne recepção, processamento, organização e armazenamento de dados, disponibilizados em um geoportal público. O sistema permite maior precisão nas estimativas de safra, melhora o acompanhamento da produção estadual e identifica a localização de cafés diferenciados, associados a territórios específicos.
Próximos passos
Ao final da reunião, o diretor técnico da Emater-MG, Gélson Soares Lemes, anunciou a criação de um grupo de trabalho com instituições mineiras, universidades e representantes do projeto para avaliar como a parceria pode ser implementada.
Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Inovação
1
Proteína feita de fungos pode movimentar US$ 32 bilhões até 2032
2
Uva Niágara de Jundiaí (SP) inspira criação de cerveja inédita
3
Brasil avança na bioeconomia com pesquisas em combustíveis sustentáveis
4
Pesquisa identifica nova espécie de cigarrinha que afeta a cana
5
Braschips: batata brasileira garante alta qualidade industrial
6
Fazenda modelo em agricultura digital tem produtividade 27% maior que média do País
PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas
Inovação
Uva Niágara de Jundiaí (SP) inspira criação de cerveja inédita
Desenvolvida em parceria com a Etec e produtores locais, a bebida é uma das atrações da 41ª Festa da Uva, que acontece até 8 de fevereiro, em Jundiaí.
Inovação
As baratas podem ser aliadas na transição energética; saiba como
Pesquisa busca, no sistema digestivo dos insetos, enzimas capazes de tornar mais eficiente a conversão da biomassa vegetal em biocombustíveis
Inovação
Fazenda modelo em agricultura digital tem produtividade 27% maior que média do País
Projeto administrado pela Case IH em Mato Grosso também observou redução com custos de produção e em emissões de carbono
Inovação
Pesquisa identifica nova espécie de cigarrinha que afeta a cana
Descoberta do inseto explica falhas no uso de defensivos e reforça a importância do controle biológico
Inovação
Braschips: batata brasileira garante alta qualidade industrial
Desenvolvida pela Embrapa, novidade reúne alto rendimento, excelente desempenho na fritura e maior resistência a doenças
Inovação
Concurso nacional vai premiar invenções da agricultura familiar
Iniciativa buscar reconhecer máquinas e equipamentos criados para reduzir esforço no campo e ampliar renda de pequenos produtores
Inovação
Novo nematoide é descoberto em planta comum de Minas Gerais
Equipe brasileira identifica gênero inédito em folhas de corda-de-viola — trepadeiras comuns em áreas tropicais
Inovação
Embrapa terá primeira unidade internacional mista de pesquisa
Instalação terá duas sedes e previsão de funcionar pelos próximos cinco anos