Inovação
Uva Niágara de Jundiaí (SP) inspira criação de cerveja inédita
Desenvolvida em parceria com a Etec e produtores locais, a bebida é uma das atrações da 41ª Festa da Uva, que acontece até 8 de fevereiro, em Jundiaí.
Redação Agro Estadão
17/01/2026 - 08:00

A tradição centenária da uva em Jundiaí (SP) ganhou uma nova forma de ser celebrada este ano. Inspirada pela história, pela cultura local e pela importância da Festa da Uva para a identidade da cidade, a Giffa Imperial Cervejaria lançou uma cerveja inédita feita com uva Niágara Rosada — patrimônio agrícola e cultural do município.
Batizada de Jundiahy Grape Ale (ou Giffa La Terra Dell’Uva), a criação especial segue o estilo Grape Ale, unindo a leveza da cerveja artesanal aos aromas frutados e florais característicos da Niágara Rosada. A bebida é refrescante, aromática e marcante. A ideia foi homenagear as raízes italianas e a vocação vitivinícola da cidade.
A receita foi desenvolvida em parceria com a Etec Benedito Storani e produtores locais, passando por testes técnicos e sensoriais até alcançar o resultado final. Foram produzidos apenas mil litros, o que torna a cerveja uma edição limitada, disponível exclusivamente durante a 41ª Festa da Uva e a 12ª Expo Vinhos. Os eventos estão entre os mais tradicionais do Estado de São Paulo, que transformam o Parque da Uva em Jundiaí em um grande espaço de celebração da cultura, do agronegócio e da história local.
Além da gastronomia e das bebidas, a festa destaca ambientes temáticos como a Vila Italiana, que retrata os costumes, a arquitetura e a herança cultural deixada pelos imigrantes italianos, com ênfase no cultivo da uva e na produção de vinhos em Jundiaí.

Durante a cerimônia oficial de abertura do evento nesta semana, o prefeito Gustavo Martinelli ressaltou o papel do evento na cidade. “A Festa da Uva representa a identidade da nossa cidade. Valoriza os agricultores, fortalece o turismo, movimenta a economia e apoia as entidades sociais, que conseguem manter suas atividades ao longo do ano com os recursos arrecadados aqui.”
A secretária municipal de Agronegócio, Abastecimento e Turismo, Marcela Moro, também destacou a 41ª Festa da Uva como uma política pública de desenvolvimento. “O evento fomenta o agronegócio, o turismo e a cultura de Jundiaí, valoriza o produtor local e gera uma cadeia positiva de benefícios para toda a economia”, salientou.
A 41ª Festa da Uva e a 12ª Expo Vinhos de Jundiaí serão realizadas ao longo de quatro finais de semana, entre os dias 16 de janeiro e 8 de fevereiro de 2026. Às sextas-feiras, a festa funciona das 18h às 22h; aos sábados, das 10h às 22h; e, aos domingos, das 10h às 21h, sempre no Parque da Uva, localizado na Avenida Jundiaí, sem número, no bairro Anhangabaú. A entrada é gratuita, com doação voluntária de alimento não perecível, destinada ao Fundo Social de Solidariedade.
Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Inovação
1
Proteína feita de fungos pode movimentar US$ 32 bilhões até 2032
2
Pesquisa identifica nova espécie de cigarrinha que afeta a cana
3
Brasil avança na bioeconomia com pesquisas em combustíveis sustentáveis
4
Braschips: batata brasileira garante alta qualidade industrial
5
Aplicativo ajuda produtores a acertar na dose de água e adubo das macieiras
6
Fazenda modelo em agricultura digital tem produtividade 27% maior que média do País
PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas
Inovação
Fazenda modelo em agricultura digital tem produtividade 27% maior que média do País
Projeto administrado pela Case IH em Mato Grosso também observou redução com custos de produção e em emissões de carbono
Inovação
Pesquisa identifica nova espécie de cigarrinha que afeta a cana
Descoberta do inseto explica falhas no uso de defensivos e reforça a importância do controle biológico
Inovação
Braschips: batata brasileira garante alta qualidade industrial
Desenvolvida pela Embrapa, novidade reúne alto rendimento, excelente desempenho na fritura e maior resistência a doenças
Inovação
Concurso nacional vai premiar invenções da agricultura familiar
Iniciativa buscar reconhecer máquinas e equipamentos criados para reduzir esforço no campo e ampliar renda de pequenos produtores
Inovação
Novo nematoide é descoberto em planta comum de Minas Gerais
Equipe brasileira identifica gênero inédito em folhas de corda-de-viola — trepadeiras comuns em áreas tropicais
Inovação
Embrapa terá primeira unidade internacional mista de pesquisa
Instalação terá duas sedes e previsão de funcionar pelos próximos cinco anos
Inovação
Sistema antigranizo: prefeitos do RS querem tecnologia para evitar perdas no agro
Após prejuízos milionários, cidades gaúchas se mobilizam para instalar tecnologia usada em Santa Catarina há décadas; veja como funciona
Inovação
Castanha-do-brasil vira farinha “turbinada” e rende proteína texturizada
Pesquisa revela que ingrediente amazônico pode substituir a farinha de trigo em produtos plant-based com boa aceitação do público