Clima
RS é atingido por novo tornado; veja os alertas de tempestades para esta quarta-feira
Fenômeno de curta duração atingiu cidade de Farroupilha, com ventos que podem ter passado de 100 km/h
Redação Agro Estadão
24/12/2025 - 10:07

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul classificou como tornado o evento climático que atingiu a comunidade de Vila Rica, no interior de Farroupilha, na Serra gaúcha, na tarde desta terça-feira, 23. O fenômeno foi o segundo registrado na região em um intervalo de 15 dias.
A avaliação preliminar aponta que os ventos provavelmente superaram os 100 quilômetros por hora e deram origem a um tornado de curta duração, concentrado no interior de Farroupilha, a área mais atingida.
Quinze residências e uma escola foram destelhadas. A Defesa Civil Municipal confirmou que, felizmente, não havia alunos ou funcionários na escola no momento do ocorrido, e não há registros de feridos. Seis famílias ficaram desalojadas e muitas árvores caíram pelas ruas.
Em nota, a Defesa Civil do Estado informou que equipes do Departamento de Gestão de Riscos e do Centro de Monitoramento participaram da análise. O trabalho técnico reuniu imagens de sobrevoo e registros do solo para identificar o tipo de evento extremo.
Segundo o órgão, o padrão de destruição observado nas imagens aéreas indica que destroços foram lançados em diferentes direções — um dos principais indícios da ocorrência de tornado.
Segundo o governo, o Centro de Operações da Defesa Civil havia emitido, às 12h58, um alerta laranja para a região de Farroupilha. O aviso indicava risco de chuva intensa, rajadas de vento e descargas elétricas, incluindo a área onde o fenômeno foi registrado.



Segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais da Serra Gaúcha, Elson Shcneider, o fenômeno atingiu principalmente a área urbana. “Por enquanto, não temos notícias de perdas em lavouras de uva na comunidade de Vila Rica. Mas não está fácil. Volta e meia, dá algumas tempestades, mas, por enquanto, não tivemos danos expressivos”, disse.
Alertas de tempestade seguem em vigor para o RS
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mantém, nesta quarta-feira, 24, dois alertas de tempestade ativos para áreas do Rio Grande do Sul. Os avisos indicam risco de chuva intensa, ventos fortes e queda de granizo ao longo do dia.
O alerta de perigo (laranja) segue válido até as 23h59 de hoje. O Inmet prevê chuva entre 30 e 60 milímetros por hora, com acumulados que podem chegar a 100 milímetros por dia, além de rajadas de vento entre 60 e 100 quilômetros por hora. Há risco de interrupção no fornecimento de energia elétrica, queda de árvores, alagamentos e prejuízos a lavouras.
Também permanece ativo um alerta de perigo potencial (amarelo) até o fim do dia. Nesse nível, a previsão indica volumes de chuva entre 20 e 30 milímetros por hora, ventos de até 60 quilômetros por hora e possibilidade de granizo pontual, com menor potencial de danos.
As áreas sob alerta incluem regiões do Noroeste, do Nordeste e do Centro Oriental do Estado, além da Região Metropolitana de Porto Alegre. O Inmet orienta a população a evitar abrigo sob árvores durante rajadas de vento, não estacionar veículos próximos a torres ou placas e desligar aparelhos elétricos sempre que possível.
Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Clima
1
Ciclone com ventos de até 120 km/h coloca produtores em alerta; veja onde
2
Vinícola é destruída no RS e diversas regiões seguem em alerta com ciclone
3
Fim de semana com calor persistente e temporais isolados; saiba onde
4
Ciclone provoca novos estragos; confira a previsão do tempo
5
Previsão do tempo para dezembro: confira chuva e calor por região
6
Ciclone provoca alagamentos em SC; Inmet amplia áreas em alerta, veja
PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas
Clima
Calor e temporal: fim de semana já tem cara de verão; veja a previsão para sua região
Produtores devem ficar atentos a temporais no RS e PA; entre SP, PR e SC, a previsão aponta para tempo mais estável e seco
Clima
Verão começou neste domingo com cenário favorável ao agro; veja a previsão
Influência do La Niña tende a favorecer lavouras no Brasil central, mas excesso de umidade e irregularidade regional exigem manejo atento
Clima
Vinhedos destruídos por tornado unem agricultores da Serra Gaúcha
Tornado em Flores da Cunha destruiu parreirais e movimenta força-tarefa para reconstrução de 73 hectares de videiras
Clima
Frio fora de época traz geada ao Sul do Brasil; veja imagens
Queda acentuada da temperatura atinge a região às vésperas do verão; meteorologistas indicam até quando o frio permanece
Clima
Corredor de umidade traz chuva volumosa ao País nesta semana, alerta Inmet
Em algumas áreas, os volumes que podem superar 300 milímetros até domingo, com risco de alagamentos e deslizamentos
Clima
Fim de semana terá tempestades, ventos fortes e granizo; veja áreas sob alerta
Sistema de baixa pressão leva acumulados próximos de 100 mm, a partir desta sexta-feira, com possíveis impactos nas lavouras de soja e café
Clima
Ciclone provoca novos estragos; confira a previsão do tempo
No RS, Defesa Civil confirma tornado em Flores da Cunha; meteorologistas apontam novas rajadas acima de 70 km/h no Sul e chuvas isoladas no Sudeste
Clima
Ciclone provoca alagamentos em SC; Inmet amplia áreas em alerta, veja
Santa Catarina registra chuva acima do esperado para dezembro; 17 estados possuem alertas de risco para tempestades e ventos fortes