Clima
Calor e temporal: fim de semana já tem cara de verão; veja a previsão para sua região
Produtores devem ficar atentos a temporais no RS e PA; entre SP, PR e SC, a previsão aponta para tempo mais estável e seco
Redação Agro Estadão
19/12/2025 - 16:06

Com o início oficial do verão no próximo domingo, 21, o fim de semana já antecipa características típicas da estação: calor, temporais localizados e chuvas intensas em curtos períodos. A previsão indica atenção redobrada para produtores rurais em diferentes regiões do País, diante de riscos que vão de tempestades com granizo no Sul a estresse térmico em culturas sensíveis no Sudeste, segundo análise da Tempo OK, empresa de meteorologia de alta precisão.
No Norte, o destaque é o Estado do Pará. A previsão indica chuva forte no sábado, 20, com potencial para formação de atoleiros em estradas rurais. O cenário pode dificultar o transporte de alimentos, insumos e a circulação entre cidades e fazendas, exigindo planejamento logístico por parte dos produtores.
Sudeste
Na região, o padrão também começa a mudar com a aproximação do verão. Em São Paulo, a previsão aponta o início de um período de calor mais prolongado a partir do domingo, 21, até o dia 29. “Hortaliças devem sentir o efeito com eventual quelma das folhas, mesmo sob irrigação”, destaca o meteorologista da Tempo OK,Celso Oliveira.
Apesar disso, a Defesa Civil paulista publicou um comunicado alertando para a pancadas de chuva isoladas, acompanhadas de queda de raios e rajadas de vento na faixa norte do Estado neste fim de semana.
“Até o momento, os modelos meteorológicos não indicam a ocorrência de acumulados expressivos de chuva. Ainda assim, a Defesa Civil recomenda atenção especial em áreas mais vulneráveis, uma vez que episódios pontuais de chuva forte podem causar transtornos localizados”, diz o texto.
Entre sábado, 20, e domingo, 21, a instabilidade atmosférica tende a se intensificar, com previsão de chuvas mais generalizadas em grande parte do Estado. “Na faixa leste paulista e no litoral, o solo permanece bastante encharcado em razão dos episódios recentes de precipitação, o que aumenta significativamente o risco de ocorrências como alagamentos, deslizamentos de terra e quedas de árvores, mesmo com volumes moderados de chuva”.
Na noite de domingo, as instabilidades diminuem e as temperaturas começam a subir.
Centro-Sul e Centro-Oeste
De acordo com a Tempo OK, na área entre São Paulo, Paraná e Santa Catarina, o fim de semana ainda deve ter tempo mais seco, sob influência de uma área de alta pressão atmosférica.
Já em outras áreas do Sudeste, como Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais, além de Goiás e do Distrito Federal, a previsão indica temperaturas mais amenas no curto prazo, sem extremos de calor, mas com chuvas fracas a moderadas. Também chove em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
Região Sul
No sábado, o tempo fica firme na maior parte da região, com sol entre nuvens e calor. Há chance de chuva fraca no leste do Paraná e de Santa Catarina pela manhã e pancadas isoladas no norte e nordeste do Paraná. No extremo oeste e sul do Rio Grande do Sul, especialmente na Campanha e nos Pampas, podem ocorrer pancadas isoladas com raios entre a tarde e a noite, além de queda da umidade do ar no interior gaúcho.
No Rio Grande do Sul, de acordo com o meteorologista da Tempo OK, o cenário exige cuidado especial no oeste e no noroeste do Estado, áreas com forte presença de lavouras de soja e arroz. “A aproximação de sistemas transientes favorece as chuvas moderadas a localmente volumosas, com potencial para granizo e rajadas de vento a partir do dia 22 de dezembro [segunda-feira]”, destaca Celso Oliveira.
Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Clima
1
Previsto para 2026, El Niño deve alterar clima no Brasil; saiba como
2
Até quando vai a onda de calor? Veja o que dizem os meteorologistas
3
La Niña perde força e El Niño entra no radar para o segundo semestre
4
PR: Tornado em São José dos Pinhais é classificado como F2
5
Veja como será o clima em fevereiro no Brasil
6
Ciclone traz chuva volumosa e transtornos neste fim de semana; saiba onde
PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas
Clima
Sul do Brasil entra em alerta máximo com onda de calor
Inmet prevê temperaturas 5 °C acima da média até sábado; produtores de RS, SC e PR monitoram situação no campo
Clima
Ciclone influencia temporal e causa danos na grande Florianópolis
Ventos fortes destruíram estrutura em Governador Celso Ramos; meteorologista descarta tornado e aponta influência de ciclone extratropical
Clima
Veja como será o clima em fevereiro no Brasil
Regiões Norte e Sudeste devem registrar volumes maiores de precipitação, enquanto Sul e Centro-Oeste tendem a enfrentar mês mais seco
Clima
Ciclones em sequência devem provocar chuva e ventos fortes; veja onde
Sistema que se forma nesta sexta-feira aumenta instabilidades até domingo; novo ciclone é monitorado para a próxima quarta-feira, 4.
Clima
Soja entra em fase crítica sob risco de estresse hídrico; veja onde
Irregularidade das chuvas pode comprometer o enchimento de grãos no Sul e no Matopiba; Centro-Oeste tem cenários contrastantes
Clima
Frente fria e ciclone elevam risco de chuvas intensas com queda de granizo
Novo sistema avança pelas regiões Sul e Sudeste a partir de quinta-feira e pode provocar tempestades, granizo e volumes acima de 100 milímetros
Clima
Chuvas irregulares elevam o risco de estresse hídrico nas lavouras; veja onde
Análise por satélite aponta avanço da umidade no Centro-Norte e recuo no Centro-Sul, com risco ao potencial produtivo.
Clima
País pode ter onda de calor nesta semana; veja a previsão
Altas temperaturas devem persistir até quarta-feira, com marcas até 6 °C acima da média histórica em áreas do Sul e Centro-Oeste