Clima
Fim de semana terá tempestades, ventos fortes e granizo; veja áreas sob alerta
Sistema de baixa pressão leva acumulados próximos de 100 mm, a partir desta sexta-feira, com possíveis impactos nas lavouras de soja e café
Paloma Santos | Brasília | paloma.santos@estadao.com
12/12/2025 - 12:46

Um sistema de baixa pressão se forma nesta sexta-feira, 12, entre Bolívia e Paraguai, e avança sobre o Brasil no fim de semana, provocando chuva forte no sul do Centro-Oeste e no oeste da região Sul. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de tempestade com grau de grande perigo (vermelho) para áreas do noroeste do Paraná, sudoeste de Mato Grosso do Sul e oeste de Santa Catarina, válido até as 19h.
A previsão indica chuva superior a 60 mm/h ou acima de 100 mm/dia, ventos acima de 100 km/h e queda de granizo. O risco inclui danos em edificações, queda de árvores, cortes de energia e alagamentos.

A meteorologista Gabryele de Carvalho, da AtmosMarine, alerta que os maiores volumes devem se concentrar entre Paraná e Santa Catarina, com acumulados próximos de 100 milímetros ao longo do dia. No Norte e Nordeste, pancadas fracas a moderadas devem ocorrer próximas ao Meio-Norte e ao Sertão.
No sábado, 13, a aproximação do sistema mantém a instabilidade nas regiões Sul e Sudeste. Os maiores volumes seguem concentrados entre Paraná e São Paulo, com acumulados diários próximos a 100 milímetros. Nos demais estados dessas regiões, a previsão é de pancadas isoladas, de fraca a moderada intensidade. Entre Pará e Mato Grosso, há expectativa de chuva com a mesma variação.
No domingo, 14, o sistema de baixa pressão se desloca, chegando ao oceano, mas continua a influenciar a chuva nas regiões Sul e Sudeste do Brasil. “Os maiores acumulados previstos ainda estarão entre os estados do Paraná e São Paulo, com acumulados diários em torno de 100 mm”, destaca a especialista.
“Nos demais estados dessas regiões, a previsão é de pancadas isoladas de intensidade fraca a moderada”, complementa.
Impacto nas lavouras
A meteorologista chama atenção para os efeitos do excesso de chuva no campo. “A soja está em fase de desenvolvimento vegetativo e reprodutivo no Sul e Sudeste. Qualquer excesso de chuva é prejudicial para as safras. A nebulosidade persistente reduz a fotossíntese e limita o potencial produtivo. O solo encharcado dificulta os tratos culturais e aumenta o risco de doenças fúngicas”, disse.
No café, o risco é semelhante e os produtores devem ficar atentos. “Nesta época, o café está na fase de chumbinho e expansão dos frutos. O excesso de chuva cria condições ideais para ferrugem e outras doenças, além de lavar defensivos e lixiviar nutrientes do solo”, observou a meteorologista.
Áreas com risco de tempestades, granizo e ventos fortes
Região Sul
O Inmet também emitiu alerta de tempestade com grau de perigo (laranja) para áreas do Paraná e de Santa Catarina, válidos das 10h25 de sábado até 10h de domingo. A previsão indica chuva entre 30 mm e 60 mm/h ou até 100 mm/dia, ventos de 60 km/h a 100 km/h e queda de granizo. Há risco de estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.

Sudeste
Há alertas de perigo potencial e de perigo para São Paulo e Minas Gerais, vigentes das 10h de domingo até 10h de segunda-feira, 15. A previsão é de chuva entre 20 mm e 60 mm por hora ou até 100 mm/dia, ventos fortes e granizo.
As áreas sob aviso incluem o Triângulo Mineiro, a zona da Mata, regiões de Campinas, Ribeirão Preto, Presidente Prudente e o oeste paulista.

Centro-Oeste
Partes de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso estão sob alerta de tempestade e de chuvas intensas, com validade para o fim de semana. Os volumes podem chegar a 50 mm/dia, com ventos de 40 km/h a 60 km/h. O aviso também abrange o Centro Goiano e o Leste Goiano.

Norte
Também há previsão de chuvas intensas para estados como Pará, Amazonas, Tocantins e Acre, válido entre 10h de sábado até as 10h de domingo. A chuva prevista varia entre 20 mm e 30 mm/h ou até 50 mm/dia. Há risco de alagamentos, queda de galhos e descargas elétricas.
Nordeste
Já o Ceará, Piauí, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Bahia estão sob alerta de baixa umidade até segunda-feira, 15. Os índices variam entre 20% e 30%. O risco é moderado para incêndios florestais e efeitos à saúde, como irritação nos olhos e desidratação.
Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Clima
1
Novo ciclone traz ventos de 100 km/h a partir de domingo; veja onde
2
Ciclone com ventos de até 120 km/h coloca produtores em alerta; veja onde
3
Especialistas cogitam aquecimento do Pacífico, mas não confirmam El Niño em 2026
4
Fim de semana com calor persistente e temporais isolados; saiba onde
5
Vinícola é destruída no RS e diversas regiões seguem em alerta com ciclone
6
Novos temporais com granizo podem atingir Sul e Sudeste; confira a previsão
PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas
Clima
Ciclone provoca novos estragos; confira a previsão do tempo
No RS, Defesa Civil confirma tornado em Flores da Cunha; meteorologistas apontam novas rajadas acima de 70 km/h no Sul e chuvas isoladas no Sudeste
Clima
Ciclone provoca alagamentos em SC; Inmet amplia áreas em alerta, veja
Santa Catarina registra chuva acima do esperado para dezembro; 17 estados possuem alertas de risco para tempestades e ventos fortes
Clima
Vinícola é destruída no RS e diversas regiões seguem em alerta com ciclone
Municípios gaúchos relatam destelhamentos, quedas de árvores e interrupções de energia; ciclone deve seguir atuando até quinta-feira no País
Clima
Ciclone com ventos de até 120 km/h coloca produtores em alerta; veja onde
Previsão indica mais de 100 mm de chuva em 24 horas e danos a plantações e edificações
Clima
Temporais devem atingir várias regiões do País no fim de semana; veja onde
Atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul favorece a formação de nuvens carregadas até o próximo domingo
Clima
Previsão do tempo para dezembro: confira chuva e calor por região
Boletim do Inmet projeta precipitação favorável ao agro no Centro-Oeste e seca em partes do Sul
Clima
SP em alerta de chuva; temporais avançam para outros estados
Uma nova frente fria deve aumentar o cenário de instabilidades no Estado e levar chuvas fortes e raios para MG, RJ ES, MS e MT
Clima
Fim de semana com calor persistente e temporais isolados; saiba onde
Ciclone extratropical se afasta e o sol aparece, mas chuva e rajadas de vento estão previstas; frente fria se aproxima só na próxima semana