Clima
Chuva e calor marcam última semana de novembro
Temperatura pode alcançar máximas de 35°C em MS, MT, SP e PR; enquanto frente fria avança e provoca chuvas intensas no RS
Paloma Custódio | Brasília
25/11/2024 - 17:28
Na última semana de novembro, o produtor rural pode esperar temperaturas elevadas em Mato Grosso do Sul, sul do Mato Grosso, oeste de São Paulo e noroeste do Paraná. Nessas localidades, a temperatura pode alcançar máximas de 35°C na maior parte das cidades.
Já a chuva, que atinge a faixa norte do país desde a última sexta-feira, 22, começa a perder a intensidade neste início de semana. “Mas o alerta para transtornos continua até terça-feira, 26, devido ao solo encharcado na Bahia, no sul do Piauí, no Tocantins, no norte de Minas Gerais e no Espírito Santo”, adverte a porta-voz da Tempo Ok, Maria Clara Sassaki.
Algumas cidades dessas regiões registraram, nos últimos três dias, o esperado de chuva para todo o mês de novembro. Dessa forma, o alto índice de umidade do ar dificulta a evaporação da água do solo.
Temporais em Salvador (BA)
A chuva que atinge Salvador desde a noite de sábado, 23, provocou diversos transtornos na capital da Bahia. A estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) já registrou mais de 90 mm acumulados neste período, cerca de 90% da precipitação esperada para o mês. Segundo a Tempo Ok, as previsões indicam que a chuva ainda deve continuar entre segunda e terça-feira e só perder força a partir de quarta, 27.
Chuvas no Rio Grande do Sul
Nesta segunda-feira, 25, os radares da Tempo Ok identificaram a formação de áreas de instabilidade na Argentina, que espalham nuvens de tempestade sobre o estado do Rio Grande do Sul. A chuva, que começou no início do dia, segue acompanhada por trovoadas e ventos de moderada intensidade, principalmente nas fronteiras com a Argentina e o Uruguai.
“Na terça-feira, uma frente fria avança pelo oceano e pode provocar chuva de moderada a forte intensidade nas outras áreas do estado, inclusive em Porto Alegre”, complementa Maria Clara Sassaki.
A Tempo Ok alerta para risco de rajadas de vento em torno de 70 km/h, durante toda a segunda-feira, entre os municípios de Chuí (RS) e Laguna (SC).
Destaques agrícolas
O mais recente Boletim de Monitoramento dos Cultivos de Verão/Inverno da Conab, divulgado na última semana, aponta condições meteorológicas favoráveis para os cultivos de primeira safra.
A semeadura de milho de primeira safra já avançou em todos os estados produtores e as lavouras apresentam bom desenvolvimento vegetativo. “Em Minas Gerais e em São Paulo, a chuva acima da média limitou o avanço no plantio e a realização dos tratos culturais, o que impediu um avanço mais significativo das áreas destinadas ao cultivo”, ressaltou a porta-voz da Tempo Ok.
A soja também apresenta semeadura bem avançada na maior parte dos estados produtores. No Maranhão, cerca de um terço da área total está semeada e o maior avanço ocorreu no sul do estado, onde a chuva tem ocorrido de maneira mais significativa.
Já no Piauí, a irregularidade das precipitações atrasou a semeadura. No Pará, a região de Redenção se aproxima da conclusão do plantio, mas as regiões de Paragominas e Santarém só devem semear após a regularização das chuvas.
Em São Paulo, Mato Grosso e Minas Gerais, a chuva frequente impediu a finalização do plantio, mas não houve prejuízos ou danos nas lavouras.
Siga o Agro Estadão no Google News e fique bem informado sobre as notícias do campo.
Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Clima
1
Chuva intensa marca fim de semana no Sudeste e Centro-Oeste
2
Semana com previsão de pancadas de chuvas esparsas por todo o Brasil
3
Tecnologia pode transformar o campo diante de crise climática
4
Frente fria provoca chuvas no Sudeste e no Centro-Oeste até sábado
5
Mapeamento feito pela Embrapa aponta áreas no PR com maior risco de catástrofes climáticas
6
Chuva e calor marcam última semana de novembro
PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas
Clima
Semana tem alerta de temporais no centro-sul do Brasil
Umidade pode saturar o solo e interromper os trabalhos no campo na região Sul
Clima
Chuva persiste no centro-sul do país até quinta-feira
Temperatura máxima não passa dos 30°C em boa parte do Brasil
Clima
Fim de semana terá chuvas entre o Sudeste e o Centro-Oeste
Previsão para dezembro é de chuvas intensas e calor em boa parte do país; chance de La Niña diminui
Clima
Mapeamento feito pela Embrapa aponta áreas no PR com maior risco de catástrofes climáticas
Intenção é que dados integrem sistema da Defesa Civil e um grupo de auxílio seja criado para atuar em ações preventivas
Tecnologia pode transformar o campo diante de crise climática
Soluções como integração lavoura-pecuária e plantio direto reduzem impactos ambientais e aumentam a eficiência, mas pequenos produtores ainda enfrentam barreiras de acesso e é preciso financiamento
Semana com previsão de pancadas de chuvas esparsas por todo o Brasil
No feriado de 20 de novembro há risco de temporais no Rio Grande do Sul
Chuva intensa marca fim de semana no Sudeste e Centro-Oeste
Corredor de umidade predomina até segunda-feira, 18, e beneficia condições para safra agrícola em várias regiões
Frente fria provoca chuvas no Sudeste e no Centro-Oeste até sábado
Corredor de umidade entre São Paulo e Roraima só deve perder forças no domingo, 17, quando as chuvas poderão voltar a se formar no Sul; previsões favorecem agricultura