Clima
Chuva e calor marcam última semana de novembro
Temperatura pode alcançar máximas de 35°C em MS, MT, SP e PR; enquanto frente fria avança e provoca chuvas intensas no RS

Paloma Custódio | Brasília
25/11/2024 - 17:28

Na última semana de novembro, o produtor rural pode esperar temperaturas elevadas em Mato Grosso do Sul, sul do Mato Grosso, oeste de São Paulo e noroeste do Paraná. Nessas localidades, a temperatura pode alcançar máximas de 35°C na maior parte das cidades.
Já a chuva, que atinge a faixa norte do país desde a última sexta-feira, 22, começa a perder a intensidade neste início de semana. “Mas o alerta para transtornos continua até terça-feira, 26, devido ao solo encharcado na Bahia, no sul do Piauí, no Tocantins, no norte de Minas Gerais e no Espírito Santo”, adverte a porta-voz da Tempo Ok, Maria Clara Sassaki.
Algumas cidades dessas regiões registraram, nos últimos três dias, o esperado de chuva para todo o mês de novembro. Dessa forma, o alto índice de umidade do ar dificulta a evaporação da água do solo.

Temporais em Salvador (BA)
A chuva que atinge Salvador desde a noite de sábado, 23, provocou diversos transtornos na capital da Bahia. A estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) já registrou mais de 90 mm acumulados neste período, cerca de 90% da precipitação esperada para o mês. Segundo a Tempo Ok, as previsões indicam que a chuva ainda deve continuar entre segunda e terça-feira e só perder força a partir de quarta, 27.
Chuvas no Rio Grande do Sul
Nesta segunda-feira, 25, os radares da Tempo Ok identificaram a formação de áreas de instabilidade na Argentina, que espalham nuvens de tempestade sobre o estado do Rio Grande do Sul. A chuva, que começou no início do dia, segue acompanhada por trovoadas e ventos de moderada intensidade, principalmente nas fronteiras com a Argentina e o Uruguai.
“Na terça-feira, uma frente fria avança pelo oceano e pode provocar chuva de moderada a forte intensidade nas outras áreas do estado, inclusive em Porto Alegre”, complementa Maria Clara Sassaki.
A Tempo Ok alerta para risco de rajadas de vento em torno de 70 km/h, durante toda a segunda-feira, entre os municípios de Chuí (RS) e Laguna (SC).
Destaques agrícolas
O mais recente Boletim de Monitoramento dos Cultivos de Verão/Inverno da Conab, divulgado na última semana, aponta condições meteorológicas favoráveis para os cultivos de primeira safra.
A semeadura de milho de primeira safra já avançou em todos os estados produtores e as lavouras apresentam bom desenvolvimento vegetativo. “Em Minas Gerais e em São Paulo, a chuva acima da média limitou o avanço no plantio e a realização dos tratos culturais, o que impediu um avanço mais significativo das áreas destinadas ao cultivo”, ressaltou a porta-voz da Tempo Ok.
A soja também apresenta semeadura bem avançada na maior parte dos estados produtores. No Maranhão, cerca de um terço da área total está semeada e o maior avanço ocorreu no sul do estado, onde a chuva tem ocorrido de maneira mais significativa.
Já no Piauí, a irregularidade das precipitações atrasou a semeadura. No Pará, a região de Redenção se aproxima da conclusão do plantio, mas as regiões de Paragominas e Santarém só devem semear após a regularização das chuvas.
Em São Paulo, Mato Grosso e Minas Gerais, a chuva frequente impediu a finalização do plantio, mas não houve prejuízos ou danos nas lavouras.
Siga o Agro Estadão no Google News e fique bem informado sobre as notícias do campo.

Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Clima
1
Geada: campos ficam congelados e produtores relatam impactos
2
Chuva dá trégua, mas frio continua no Sul do país
3
Onda de frio derruba temperaturas com alerta para geada e neve
4
O inverno vem aí: frio pontual no Sul deve beneficiar lavouras de trigo e frutas
5
Frente fria avança no Brasil e ameaça lavouras com geadas na próxima terça-feira
6
Saiba como proteger sua produção da geada

PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas

Clima
Risco de geada permanece no Sul e Sudeste; e chuva intensa no litoral do Nordeste
Inmet alerta para a seca no Centro-Oeste, onde a umidade do ar pode atingir níveis entre 30% e 20%

Clima
Lavouras do RS e PR já refletem impactos das chuvas e geadas
Áreas com plantio de grãos são as mais afetadas; frio deve continuar, mas sem grandes chances de geadas generalizadas

Clima
Geada na lavoura: destrói ou protege?
Além dos prejuízos, a geada pode trazer benefícios, como controle de pragas e melhoria da estrutura do solo, impulsionando a produção em algumas culturas

Clima
Chuva dá trégua, mas frio continua no Sul do país
No RS, mínimas podem variar entre 0°C e -3 °C em cidades como Bagé, Livramento, Vacaria e São José dos Ausentes
Clima
Frente fria provoca novos temporais no Sul neste fim de semana
Chuvas previstas se concentram principalmente na faixa leste do país, do Rio Grande do Sul até o sul da Bahia
Clima
Geada: campos ficam congelados e produtores relatam impactos
Frio intenso beneficia culturas de inverno e o fenômeno de dormência das frutas, mas produtores temem perdas com as baixas temperaturas
Clima
Saiba como proteger sua produção da geada
Com a previsão de geada no Sul, avançando para SP e MS, técnicos recomendam medidas preventivas em áreas agrícolas
Clima
Onda de frio derruba temperaturas com alerta para geada e neve
Risco é maior para o RS, onde 132 municípios foram afetados por excesso de chuvas; Emater monitora perdas na safra de inverno