Economia
“Brasil pode aumentar área de soja em 30 milhões de hectares sem desmatamento”, afirma CEO da SLC Agrícola
Análise foi apresentada pelo presidente da SLC Agrícola durante a Fenasoja, em Santa Rosa (RS)
Fernanda Farias* | Santa Rosa (RS) | fernanda.farias@estadao.com
02/12/2024 - 15:26

O Brasil tem área para crescer produção de soja e tudo vai depender da demanda mundial. A avaliação é do CEO da SLC Agrícola, Aurélio Pavinatto, durante painel realizado na Fenasoja, em Santa Rosa (RS), nesta segunda-feira, 2.
“Temos potencial para chegar a 78 milhões de hectares. Mas o Brasil não precisa mais desmatar para atender a demanda mundial. O que temos de área é suficiente e sobra para atender a demanda mundial”, afirma Pavinatto.
A área de soja atual no Brasil é de 48 milhões de hectares. Esse aumento de 30 milhões de ha seria possível apenas usando áreas de pastagens. Na avaliação de Pavinatto, para isso acontecer é estratégico focar em eficiência e produção sustentável, algo que é cobrado pelo mundo desenvolvido.
“O chinês compra qualquer coisa e já quer rastreabilidade. O futuro da produção agrícola brasileira e mundial será rastreável, com controle de qualidade”, avalia Pavinatto.
O executivo diz que “o futuro é promissor, mas é desafiante”. A estimativa de crescimento da população é de 0.5% ao ano, com um crescimento demográfico proporcionalmente menor em relação aos últimos 50 anos, passando de 8 bilhões para 9,7 bilhões de pessoas em 2050.
Brasil alavanca produtividade mundial
Números da USDA compilados pela equipe técnica da SLC comprovam o papel do Brasil na produção mundial. Nos últimos 25 anos, a produtividade de soja cresceu 1,3% no mundo, porém se a análise não considerar o Brasil, esse aumento foi de 0,7%.
“O Brasil está exercendo o papel para estabilizar a produção de soja no mundo – e a segurança alimentar”, pontua o executivo.
Negócio em expansão
A SLC espera crescer em torno de 10% em produtividade. Em termos de área, a empresa estima um crescimento de 5%, o equivalente a 30, 35 milhões de hectares ao ano. A expansão é projetada sem a abertura de novas áreas. “Desde agosto de 2021, a empresa não expande a produção em novas áreas. Foi um compromisso que assumimos”, afirma.
Práticas de agricultura regenerativa adotadas pela SLC aliadas à tecnologia resultaram em uma economia de R$ 87 milhões em insumos no ano passado. O presidente diz que o investimento em biológicos também deve crescer. “Nos próximos 15 anos vamos reduzir o uso de químicos em 25%, substituindo por biológicos”, projeta Pavinatto. “O mundo moderno demanda uma produção sustentável”, conclui.
Fenasoja celebra os 100 anos do grão no Brasil
A Fenasoja é realizada há 58 anos em Santa Rosa, considerada o Berço Nacional da Soja. Neste ano, a feira multissetorial celebra o centenário da chegada do grão no Brasil, trazido pelo pastor Albert Lehenbauer dos Estados Unidos.
A feira acontece até o dia 8 de dezembro, no parque da Fenasoja. A organização espera receber 350 mil visitantes e movimentar R$ 1,25 bilhões em negócios.
*Jornalista viajou a convite da Fenasoja.
Siga o Agro Estadão no Google News e fique bem informado sobre as notícias do campo.
Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Economia
1
China acelera compras de carne bovina à espera de decisão sobre salvaguardas
2
Brasil deve registrar recorde histórico na exportação de gado vivo em 2025
3
Adoçado com engano: apicultores denunciam uso de ‘falso mel’ na indústria alimentícia
4
Banco do Brasil dá início à renegociação de dívidas rurais com recursos livres
5
Oferta de etanol cresce mais rápido que consumo e acende alerta no setor
6
Soja brasileira será brutalmente atingida pelo acordo entre EUA e China?
PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas
Economia
Importação de açúcar pela China sobe 39% em outubro
No período, as compras chinesas do produto brasileiro avançaram quase 60% frente ao mesmo mês de 2024
Economia
Abiove reduz projeção de produção de soja na safra 2025/2026 a 177,7 milhões de t
Nova estimativa representa uma redução de 0,4% em relação à anterior; exportações devem se manter em 111 milhões de toneladas
Economia
Brasil e Chile adotam Certificado Fitossanitário Eletrônico em comércio agrícola
Ferramenta permitirá ao Brasil exportar, na primeira etapa, café em grão, sementes de beterraba e de girassol. rizomas de gengibre e grãos de pimenta,
Economia
Syngenta e Amoéba firmam acordo para desenvolver biofungicida
Combate a doenças do trigo, especificamente a mancha de septoria e a ferrugem amarela, será foco da parceria
Economia
Avanço das exportações de carne bovina para os EUA ainda depende do preço interno, diz Abiec
Associação afirma que ainda é difícil medir o impacto da queda da tarifa de 10%, já que as margens seguem pressionadas pelo preço do boi gordo
Economia
EUA anuncia 2º auxílio a agricultores afetados por desastres naturais
Pagamentos visam agricultores afetados por 55 eventos climáticos em 2023 e 2024
Economia
Exportadores alertam para perda irreversível do café brasileiro nos EUA
Concorrentes com tarifas zeradas avançam nos blends norte-americanos, enquanto o café brasileiro vê seu espaço encolher gradativamente
Economia
Alckmin sobre tarifa dos EUA: “Estamos confiantes de que vamos avançar mais”
Durante a COP30, vice-presidente e ministro do MDIC, afirmou que a medida dos EUA reduziu de 45% para 28% o volume de exportações do Norte sujeito a tarifa