PUBLICIDADE

Agricultura

Plantio de soja 25/26 atinge 98% da área; colheita começa no País

Mesmo com leve atraso frente ao ciclo anterior, plantio segue acima da média e safra está sendo colhida no Paraná e Mato Grosso

Nome Colunistas

Broadcast Agro

07/01/2026 - 09:19

Foto: Adobe Stock
Foto: Adobe Stock

A semeadura da soja no Brasil alcançava, até o sábado, 3 de janeiro, 98,2% da área prevista na safra 2025/26, avanço de 0,3 ponto porcentual em relação à semana anterior. Ao mesmo tempo, a colheita da oleaginosa começou de forma pontual, alcançando 0,1% da área, segundo o boletim semanal de progresso de safra divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Em comparação com igual período do ciclo 2024/25, quando 98,5% da área já havia sido trabalhada, o plantio apresenta leve atraso de 0,3 ponto porcentual. Frente à média dos últimos cinco anos, de 97,6%, os trabalhos seguem adiantados.

Entre os principais Estados produtores, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Bahia e Tocantins já concluíram a semeadura da oleaginosa. O Piauí alcançava 99% da área plantada. No Maranhão, o plantio avançava para 66%, ainda abaixo do ritmo histórico. Em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, os índices atingiam 96% e 97%, respectivamente.

CONTEÚDO PATROCINADO

A colheita da soja permanecia incipiente, até sábado passado, com 0,1% da área, abaixo dos 0,2% registrados em igual momento da safra passada e da média quinquenal de 0,6%. O Paraná lidera os trabalhos, com 1% da área colhida. Mato Grosso contabilizava 0,1%.

No milho 1ª safra 2025/26, a semeadura avançava para 88,3% da área, ante 85,6% na semana anterior. O índice supera tanto o observado em igual momento da safra passada, de 83,7%, quanto a média dos últimos cinco anos, de 83,1%. São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Minas Gerais e Goiás já encerraram o plantio. A Bahia praticamente concluiu os trabalhos, com 98% da área semeada. No Nordeste, o ritmo é mais lento, com Maranhão em 39% e Piauí em 50%. No Rio Grande do Sul, o índice alcançava 95%. A colheita do milho verão começava de forma residual, com 0,7% da área ceifada.

A semeadura do algodão 2025/26 avançava para 31,2% da área nos sete Estados monitorados, aumento de 6,1 pontos porcentuais na semana. O índice supera a média quinquenal, de 20,9%, e o registrado em igual período da safra passada, de 30,5%. Mato Grosso do Sul lidera os trabalhos, com 95% da área semeada, seguido por Piauí (90%), Goiás (68%) e Bahia (68%). Em Mato Grosso, principal produtor nacional, o plantio alcançava 15,6%, enquanto Minas Gerais chegava a 61%.

No feijão 1ª safra 2025/26, o plantio atingia 79,5% da área, avanço de 1,6 ponto porcentual na semana, acima do registrado no ciclo anterior e da média quinquenal, de 68,8%. Bahia, Goiás, Minas Gerais, São Paulo e Paraná já finalizaram a semeadura. A colheita avançava para 11,6% da área, puxada principalmente por São Paulo, com 98%, e Paraná, com 25%.

No caso do arroz 2025/26, a semeadura atingia 91,6% da área estimada, avanço de 2 pontos porcentuais na semana. Em relação à safra passada, quando 93,9% haviam sido semeados no mesmo período, há atraso de 2,3 pontos porcentuais. Frente à média dos últimos cinco anos, de 89,8%, o plantio segue adiantado. Rio Grande do Sul e Santa Catarina já concluíram os trabalhos. A colheita permanece incipiente, alcançando 0,5% da área.

Siga o Agro Estadão no WhatsApp, Instagram, Facebook, X, Telegram ou assine nossa Newsletter

PUBLICIDADE
Agro Estadão Newsletter
Agro Estadão Newsletter

Newsletter

Acorde bem informado
com as notícias do campo

Agro Clima
Agro Estadão Clima Agro Estadão Clima

Mapeamento completo das
condições do clima
para a sua região

Agro Estadão Clima
VER INDICADORES DO CLIMA

PUBLICIDADE

Notícias Relacionadas

Em meio a protestos, Itália se diz pronta para assinar acordo Mercosul-UE

Agricultura

Em meio a protestos, Itália se diz pronta para assinar acordo Mercosul-UE

Agricultores seguem contrários ao desfecho do acordo e vão às ruas na França, Espanha e Bélgica

Anec projeta salto de 114% nas exportações de soja em janeiro; milho recua 11%

Agricultura

Anec projeta salto de 114% nas exportações de soja em janeiro; milho recua 11%

Colheita inicial da soja em Mato Grosso e Paraná faz exportações dobrarem em relação a janeiro de 2025

Participação da China nos embarques de soja do Brasil deve cair para 70% em 2026

Agricultura

Participação da China nos embarques de soja do Brasil deve cair para 70% em 2026

Redução indica normalização do fluxo comercial após acordo fechado entre o governo chinês e Trump, diz Anec

Safra 2025/2026 de soja registra 118 focos de ferrugem asiática

Agricultura

Safra 2025/2026 de soja registra 118 focos de ferrugem asiática

Número de ocorrências, atualizado até esta quarta-feira, 7, pelo Consórcio Antiferrugem já se aproxima dos registros de toda a safra 2024/2025

PUBLICIDADE

Agricultura

Algodão: Brasil mantém liderança nas exportações apesar de queda na produção

Mesmo com perspectivas de leve recuo na produção nacional, País deverá colher a segunda maior safra da história

Agricultura

Soja sem cadastro preocupa defesa sanitária em Mato Grosso do Sul

Às vésperas do prazo final, Iagro contabiliza mais de 4 mil registros pendentes e diz que falta de dados fragiliza controle fitossanitário

Agricultura

São Paulo anuncia seleção pública para reforçar combate ao greening 

Edital prevê a contratação de 28 profissionais e investimento anual de R$ 3,6 milhões para ampliar fiscalização e monitoramento da doença

Agricultura

Paraná tem 89% da soja em bom estado e colheita já iniciada

Milho também avança com 93% das lavouras em boas condições e expectativa de rendimentos acima da média histórica, segundo Deral

Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.