Economia
França informa que votará contra o acordo Mercosul-UE
Chefe de Estado francês diz que, apesar das negociações de última hora, é "impossível" assinar o tratado nas atuais configurações
Broadcast Agro
08/01/2026 - 18:03

O presidente da França, Emmanuel Macron, informou pessoalmente à presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, que o país votará contra o acordo comercial entre a União Europeia (UE) e o Mercosul na reunião decisiva do Conselho da UE, agendada para a sexta-feira, 9.
De acordo com informações da BFMTV, apesar das intensas negociações de última hora e das concessões oferecidas por Bruxelas, o chefe de Estado francês considera “impossível” assinar o tratado em sua configuração atual.
A confirmação da negativa francesa ocorre em um momento crítico, quando o executivo europeu tentava angariar apoio final para o pacto por meio da promessa de um aporte suplementar de 45 bilhões para a Política Agrícola Comum (PAC).
Embora essa injeção de recursos e a promessa de salvaguardas pareçam ter sensibilizado o governo da Itália – que sinalizou apoio mediante a redução do gatilho de proteção para 5% -, Macron se manteve irredutível, refletindo a forte pressão interna exercida pelos agricultores franceses, que retomaram bloqueios de estradas nesta semana.
Diante da possibilidade de o acordo ser aprovado por maioria qualificada no Conselho, superando a oposição de Paris, o governo francês já desenha os próximos passos da batalha política e jurídica.
Em declaração à BFMTV, a ministra da Agricultura, Annie Genevard, diz ter apelado à mobilização dos deputados no Parlamento Europeu, onde o tratado precisará ser ratificado posteriormente. Genevard mencionou explicitamente a estratégia de acionar o Tribunal de Justiça da União Europeia (TJUE) para contestar o acordo. Segundo a ministra, uma ação iniciada pelo Parlamento teria o poder de suspender a aplicação do tratado, diferentemente de uma ação movida por um único país.
Como fica o placar da posição europeia
A posição francesa lidera um bloco de resistência que ganhou reforços nas últimas 24 horas – no país e em outras nações europeias, agricultores fizeram protestos nesta quinta. A Hungria e a Irlanda oficializaram que também votarão contra a proposta, citando riscos para o sustento de seus produtores rurais e a falta de garantias econômicas.
A matemática final da votação em Bruxelas dependerá da consolidação do voto italiano e da capacidade da Alemanha de garantir a coesão dos demais Estados-membros a favor do livre comércio com o bloco sul-americano.
Alckmin torce por desfecho positivo
O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, disse torcer por uma solução positiva no acordo entre o Mercosul e a União Europeia.
“É difícil você ter unanimidade. Nós torcemos para que ocorra, porque isso é importante para os 27 países da União Europeia, e é importante para o Mercosul. Passamos para cinco países com a entrada da Bolívia, e isso é importante para o mundo. Em um momento de instabilidade, de guerras, de conflitos, você mostra que é possível fortalecer o multilateralismo e o nível de comércio”, sustentou Alckmin em agenda na tarde desta quinta-feira. “Torço para que a gente possa ter uma solução positiva. O Brasil fez todo o trabalho para que isso ocorra”, completou.
Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Economia
1
Minerva alerta pecuaristas após China detectar resíduo acima do limite na carne bovina do Brasil
2
Em investigação, China aponta 'dano grave' à indústria de carne bovina e notifica OMC e exportadores
3
Fim do papel: produtores rurais terão de emitir nota fiscal eletrônica em 2026
4
Reforma tributária: o que o produtor rural precisa fazer antes de janeiro?
5
Começa a valer obrigatoriedade de emissão de nota fiscal eletrônica
6
Salvaguarda à carne bovina: Câmara Brasil-China vê desfecho favorável ao setor brasileiro
PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas
Economia
Entenda as principais cotas agrícolas do acordo Mercosul-UE
Carnes bovina, suína e de aves terão limites de exportação, mas frutas, mel e arroz ganham acesso livre
Economia
Brasil tem 9 unidades aprovadas para exportar gelatina e colágeno para Turquia
Outras 8 estão em processo de análise
Economia
Salvaguardas no Mercosul-UE não impedem avanço das exportações do agro, diz Rubens Barbosa
Países da UE aprovam provisoriamente acordo com o Mercosul; veja análise do ex-embaixador do Brasil em Washington
Economia
Cotas da China alertam para possível corrida nos embarques de carne bovina
Mercado segue estável, enquanto exportadores aguardam definição sobre a distribuição dos volumes; sobretaxa pode elevar valor do quilo
Economia
Menor consumo pressiona exportações brasileiras de suco de laranja
Embarques recuam em volume e receita no primeiro semestre da safra 2025/2026, apesar do avanço das compras pelos Estados Unidos
Economia
Europa faz mais concessões ao agro local para viabilizar acordo com Mercosul
Além de € 45 bi de apoio, UE corta tarifas sobre fertilizantes e discute flexibilizar imposto de carbono em meio a protestos de agricultores
Economia
Brasil alcança maior exportação de carne bovina da história ao vender para mais de 170 países
Mesmo com tarifaço, Estados Unidos foram o 2º principal destino; China respondeu por cerca de 47,7% das exportações de carne bovina
Economia
Funrural: produtores têm até o fim do mês para escolher forma de recolhimento
Escolha vale para todo o ano e precisa ser informada à empresa que compra a produção para evitar retenção automática na venda