PUBLICIDADE

Agropolítica

Lula afirma que resposta aos EUA será conforme Lei da Reciprocidade

Parlamentares ruralistas defendem cautela para retomada das negociações 

Nome Colunistas

Daumildo Júnior | Brasília | daumildo.junior@estadao.com

09/07/2025 - 20:48

Foto: Adobe Stock
Foto: Adobe Stock

Após uma reunião de emergência no Palácio do Planalto, o governo federal emitiu uma nota em resposta à carta enviada por Donald Trump com o anúncio de uma taxa de 50% sobre produtos importados do Brasil. A nota é assinada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e indica que o governo poderá adotar a lei da Reciprocidade, aprovada recentemente pelo Congresso Nacional.

“Qualquer medida de elevação de tarifas de forma unilateral será respondida à luz da Lei brasileira de Reciprocidade Econômica”, disse Lula no comunicado.

CONTEÚDO PATROCINADO

O presidente brasileiro ainda rebateu a alegação do presidente americano de que a relação entre os dois países é “injusta” no quesito comercial. “É falsa a informação, no caso da relação comercial entre Brasil e Estados Unidos, sobre o alegado déficit norte-americano. As estatísticas do próprio governo dos Estados Unidos comprovam um superávit desse país no comércio de bens e serviços com o Brasil da ordem de 410 bilhões de dólares ao longo dos últimos 15 anos”, aponta o governo.

FPA: medida representa alerta nas relações comerciais e políticas entre os dois países

A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) manifestou posição contrária à tarifa de 50%, mas pondera que o momento é de cautela, além de requerer a diplomacia para uma reaproximação entre os países. 

A nova alíquota produz reflexos diretos e atingem o agronegócio nacional, com impactos no câmbio, no custo de insumos importados e na competitividade das exportações brasileiras, pontua. “A FPA defende uma resposta firme e estratégica: é momento de cautela, diplomacia afiada e presença ativa do Brasil na mesa de negociações”, acrescenta em nota. 

PUBLICIDADE

A decisão, segundo a carta enviada pelo governo norte-americano, se deve ao regime atual que impôs censura a plataformas digitais naquele país. O documento ainda faz referência ao ex-presidente Jair Bolsonaro, classificando como injusta a forma como o comandante anterior vem sendo tratado e julgado.

O documento finaliza informando que a tarifa de 50% é ainda pequena para garantir condições de concorrência justas entre os dois países. “É necessário fazer isso para corrigir as graves injustiças do atual regime”, diz a carta \.

A ex-ministra da Agricultura, senadora Tereza Cristina, também afirma que é preciso ter calma e equilíbrio neste momento. “A nossa diplomacia deve cuidar dos altos interesses do Estado brasileiro. Brasil e Estados Unidos têm longa parceria e seus povos não devem ser penalizados. Ambos têm instrumentos legais para colocar à mesa de negociação nos próximos 22 dias”, afirmou a também relatora da lei da Reciprocidade, por meio da assessoria de imprensa.

Siga o Agro Estadão no WhatsApp, Instagram, Facebook, X, Telegram ou assine nossa Newsletter

PUBLICIDADE

Notícias Relacionadas

Mapa fecha duas fábricas clandestinas de bebidas alcoólicas em TO

Agropolítica

Mapa fecha duas fábricas clandestinas de bebidas alcoólicas em TO

Operação em parceria com a Polícia Civil, a Perícia Técnica e a Vigilância Sanitária recolheu 11 mil litros de destilados impróprios para consumo

Governo libera contratação de empresas para auxiliar inspeção em abates

Agropolítica

Governo libera contratação de empresas para auxiliar inspeção em abates

Decreto faz parte da regulamentação da Lei do Autocontrole, que é discutida há meses; Anffa Sindical criticou a medida

Conab vai destinar R$ 67 milhões para escoar trigo do RS e PR

Agropolítica

Conab vai destinar R$ 67 milhões para escoar trigo do RS e PR

Medida deve facilitar a retirada de 250 mil toneladas de trigo dos mercados locais desses Estados

Conab vai adquirir de 137 mil t de arroz para formar estoques

Agropolítica

Conab vai adquirir de 137 mil t de arroz para formar estoques

O leilão atenderá Estados onde os preços do cereal estão abaixo do mínimo estabelecido com o limite de venda de 189 toneladas por produtor

PUBLICIDADE

Agropolítica

Impasse no STF mantém incerteza sobre isenção de impostos para agroquímicos 

Enquanto o julgamento na Supremo Corte segue suspenso, no campo, produtores já enfrentam aumento de custos com defensivos

Agropolítica

Deputados aprovam projeto para travar desapropriação de terras produtivas 

Proposta amplia condições para que uma propriedade seja considerada não cumpridora da função social; texto segue para aprovação no Senado

Agropolítica

Fávaro: suspensão de processos da Moratória da Soja 'é bom momento para diálogo'

Liminar do ministro Flávio Dino, do STF, paralisou inclusive processo no Cade, que só deve ser retornado após decisão da Corte

Agropolítica

Agronegócio é afetado pelo shutdown mais longo da história dos EUA

Segundo o USDA, programas agrícolas, de inspeção de alimentos e proteção contra doenças em animais e plantas estão sendo comprometidos

Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.