Agropolítica
Lula afirma que resposta aos EUA será conforme Lei da Reciprocidade
Parlamentares ruralistas defendem cautela para retomada das negociações

Daumildo Júnior | Brasília | daumildo.junior@estadao.com
09/07/2025 - 20:48

Após uma reunião de emergência no Palácio do Planalto, o governo federal emitiu uma nota em resposta à carta enviada por Donald Trump com o anúncio de uma taxa de 50% sobre produtos importados do Brasil. A nota é assinada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e indica que o governo poderá adotar a lei da Reciprocidade, aprovada recentemente pelo Congresso Nacional.
“Qualquer medida de elevação de tarifas de forma unilateral será respondida à luz da Lei brasileira de Reciprocidade Econômica”, disse Lula no comunicado.
O presidente brasileiro ainda rebateu a alegação do presidente americano de que a relação entre os dois países é “injusta” no quesito comercial. “É falsa a informação, no caso da relação comercial entre Brasil e Estados Unidos, sobre o alegado déficit norte-americano. As estatísticas do próprio governo dos Estados Unidos comprovam um superávit desse país no comércio de bens e serviços com o Brasil da ordem de 410 bilhões de dólares ao longo dos últimos 15 anos”, aponta o governo.
FPA: medida representa alerta nas relações comerciais e políticas entre os dois países
A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) manifestou posição contrária à tarifa de 50%, mas pondera que o momento é de cautela, além de requerer a diplomacia para uma reaproximação entre os países.
A nova alíquota produz reflexos diretos e atingem o agronegócio nacional, com impactos no câmbio, no custo de insumos importados e na competitividade das exportações brasileiras, pontua. “A FPA defende uma resposta firme e estratégica: é momento de cautela, diplomacia afiada e presença ativa do Brasil na mesa de negociações”, acrescenta em nota.
A decisão, segundo a carta enviada pelo governo norte-americano, se deve ao regime atual que impôs censura a plataformas digitais naquele país. O documento ainda faz referência ao ex-presidente Jair Bolsonaro, classificando como injusta a forma como o comandante anterior vem sendo tratado e julgado.
O documento finaliza informando que a tarifa de 50% é ainda pequena para garantir condições de concorrência justas entre os dois países. “É necessário fazer isso para corrigir as graves injustiças do atual regime”, diz a carta \.
A ex-ministra da Agricultura, senadora Tereza Cristina, também afirma que é preciso ter calma e equilíbrio neste momento. “A nossa diplomacia deve cuidar dos altos interesses do Estado brasileiro. Brasil e Estados Unidos têm longa parceria e seus povos não devem ser penalizados. Ambos têm instrumentos legais para colocar à mesa de negociação nos próximos 22 dias”, afirmou a também relatora da lei da Reciprocidade, por meio da assessoria de imprensa.

Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Agropolítica
1
População de javalis avança e impasse no controle da espécie persiste
2
MST invade área do Banco do Brasil no Rio Grande do Sul
3
Governo descarta preços de exportação em compras de socorro ao tarifaço
4
Ministério decide não aplicar medidas antidumping sobre leite em pó argentino e uruguaio
5
Com frete 40% menor, Ferrogrão está parado no STF há três anos; entenda o caso
6
Governo anuncia pacote de R$ 30 bi para exportadores afetados por tarifa dos EUA

PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas

Agropolítica
BNDES avalia suspender dívidas de empresas afetadas pelo tarifaço
A suspensão temporária ainda precisa de aprovação interna no governo, mas é cogitada pelo presidente do banco

Agropolítica
Missão ao México rende abertura de mercado e alívio tarifário ao Agro
Auditorias mexicanas para habilitar novas plantas frigoríficas devem começar no próximo dia 14

Agropolítica
Câmara aprova proposta para facilitar energias renováveis na agricultura familiar
Projeto também cria dois programas voltados para sistemas agroflorestais e regularização ambiental

Agropolítica
Prorrogação de regularização de imóveis rurais em faixa de fronteira vai à sanção
Projeto era considerado urgente pela bancada ruralista já que o prazo para os proprietários regularizarem as terras encerra em outubro
Agropolítica
População de javalis avança e impasse no controle da espécie persiste
Em audiência na Câmara, especialistas alertam para os riscos sanitários e deputados pedem menos burocracia e autonomia dos Estados
Agropolítica
Leilão da Conab vai adquirir 445,5 t de alimentos para indígenas
Produtos vão permitir destinar 28.619 cestas a famílias em situação de insegurança alimentar e nutricional em quatro Estados
Agropolítica
Incra cria primeiro assentamento em terras de devedores da União
Assentamento integra o programa Terra da Gente, criado em 2024 e que possibilita a quitação de dívidas por meio do repasse de terras
Agropolítica
Governo inicia estudo para reativar hidrovia do rio São Francisco
Expectativa é de que via possa transportar até 5 milhões de toneladas no primeiro ano