Agropolítica
Vai à sanção projeto que impede congelamento de recursos do Seguro Rural
Além do seguro rural, gastos com pesquisa feitos pela Embrapa também foram incluídos na mesma categoria
Redação Agro Estadão
04/12/2025 - 17:29

Senadores e deputados federais aprovaram o texto substitutivo ao Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) 2026. A matéria foi analisada nesta quinta-feira, 4, em sessão do Congresso Nacional e incluiu os recursos destinados ao Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR) como despesa livre de limitações de empenho.
Na prática, a medida impede que a verba da subvenção ao Seguro Rural seja contingenciada ou bloqueada. Esse é um dos pleitos antigos do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), das seguradoras, da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) e de entidades representativas do setor.
O projeto original encaminhado pelo Executivo não previa o PSR nessa seção de despesas que não podem ser congeladas. No relatório do deputado federal Gervásio Maia (PSB-PB), o parlamentar aceitou emendas que faziam a mudança de categoria. A medida deve beneficiar 125,6 mil produtores, segundo o relatório.
Além do Seguro Rural, despesas da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) também foram incluídas nessa seção. Neste caso, são ações com pesquisa, desenvolvimento e transferência de tecnologias para agropecuária e de manutenção e modernização da infraestrutura física das unidades da Embrapa.
No entanto, para valer, ainda é preciso a sanção presidencial. No ano passado, o PSR também foi incluído em uma categoria similar, mas foi vetado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Até o momento, os vetos da LDO 2025 não foram apreciados pelo Congresso Nacional.
Medida pode evitar situação atual
Desde junho, parte dos recursos do PSR estão contingenciados. O efeito já começou a ser sentido no bolso dos produtores. Entre outubro e novembro, as seguradoras começaram a cobrar dos segurados a parcela subvencionada do prêmio do seguro.
De lá para cá, o cenário não mudou e o Mapa ainda continua sem expectativa de quando os recursos serão liberados. O secretário de Política Agrícola do Mapa, Guilherme Campos, chegou a comentar que parte da responsabilidade do momento atual era da FPA, por não ter derrubado os vetos. Na época, a fala foi rebatida pelo presidente da bancada, deputado federal Pedro Lupion (Republicanos-PR), que criticou a desorganização do governo.
Internamente, a pasta da Agricultura tem se movimentado para buscar apoio para uma reformulação do atual modelo do Seguro Rural. Uma das mudanças seria assumir a despesa do PSR como obrigatória, além de outros elementos, como a adoção do Seguro Paramétrico e a vinculação da apólice à concessão de crédito rural subsidiado.
Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Agropolítica
1
Governo retoma investigação que pode impor barreira sobre importação de leite
2
Crédito para renegociação trava no RS e Banco do Brasil busca explicação
3
Governo discute tornar Seguro Rural despesa obrigatória, mas depende de convencimento interno
4
Brasil abandona acordo por transporte pesado elétrico um dia após assinatura
5
Já imaginou tomar um choque por causa de um peixe?
6
Agronegócio é afetado pelo shutdown mais longo da história dos EUA
PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas
Agropolítica
RS: Farsul aponta entraves na renegociação de dívidas rurais
Governo Federal, Banco do Brasil e entidades discutiram, nesta quinta-feira, 4, soluções para agilizar o crédito subsidiado aos produtores gaúchos
Agropolítica
Governo suspende processo que pode incluir tilápia em lista de espécies invasoras
Setor teme que medida possa dificultar o cultivo da tilápia no Brasil, apesar do MMA indicar iniciativa é apenas de “caráter preventivo”
Agropolítica
Congresso Nacional aprova licença ambiental especial
Proposta traz regras para a análise desse tipo de licença e também traz novidade para licença por adesão
Agropolítica
Renegociação de dívidas rurais no RS pode ganhar fundo garantidor
Ministério da Agricultura reconhece que liberações estão “aquém” do esperado e busca soluções
Agropolítica
Setor exportador reage com otimismo cauteloso à conversa entre Lula e Trump
Lula fala em novas boas notícias; entidades esperam avanço nas negociações para retirada de tarifas
Agropolítica
Seguro Rural terá regras ambientais mais duras em 2026
Critérios socioambientais mais rigorosos entram em vigor no próximo ano; veja o que muda
Agropolítica
Divergências no IR: Receita inicia notificação a arrendadores rurais; saiba o que fazer
Produtores rurais devem revisar a declaração do IR mesmo sem notificação. O prazo para regularizar, sem multa, vai até 30 de janeiro de 2026
Agropolítica
Lula diz a Trump que deseja avançar rápido em negociações sobre retirada de tarifas
Em conversa por telefone, Lula avaliou como positiva retirada de barreiras de 40%, mas lembrou que alguns produtos continuam taxados