PUBLICIDADE

Agropolítica

Governo de SP realizará audiência pública sobre venda de fazendas experimentais

Lista com 35 áreas que estão na mira do governo foi publicada na edição do Diário Oficial do Estado na última terça-feira (8)

Nome Colunistas

Broadcast Agro

11/04/2025 - 10:45

Fazenda Santa Elisa, em Campinas, é uma das unidades que podem ser vendidas - Foto: IAC/Divulgação
Fazenda Santa Elisa, em Campinas, é uma das unidades que podem ser vendidas - Foto: IAC/Divulgação

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo (SAA) convocou a comunidade científica para uma audiência pública e listou 35 áreas que estão na mira do governo Tarcísio de Freitas (Republicanos) para serem vendidas, conforme publicado na terça-feira (8), no Diário Oficial do Estado. A audiência pública convocada pelo governo de São Paulo será realizada na próxima segunda-feira (14), com o objetivo de discutir uma proposta de alienação nessas áreas, informa a Associação dos Pesquisadores Científicos do Estado de São Paulo (APqC).

Na avaliação da APqC, a venda de fazendas experimentais que pertencem ao Estado de São Paulo é um risco para a segurança alimentar da população. “As áreas são referência há décadas pelos estudos realizados por institutos públicos de pesquisa ligados à SAA. Tecnologias pesquisadas ao longo de anos levaram ao desenvolvimento de soluções agropecuárias, como novas cultivares, técnicas de manejo e práticas sustentáveis”.

“A segurança alimentar das próximas gerações depende do investimento que fazemos hoje em pesquisa e inovação, e o Estado de São Paulo sempre esteve na vanguarda do conhecimento. Sem áreas de experimentação, não é possível testar e validar soluções que garantam produtividade, adaptação climática e sustentabilidade”, afirmou em nota a presidente da APqC, Helena Dutra Lutgens.

Entre as unidades ameaçadas está a Fazenda Experimental que fica na Estância Turística de São Roque. Especializada em agroecologia, na unidade foram descobertas variedades de uvas orgânicas, além de um trabalho de melhoramento da alcachofra, a partir de estudos comandados pelo pesquisador Sebastião Tivelli. Hoje, o vinho orgânico produzido a partir da variedade de uva descoberta é premiado internacionalmente, além de fomentar o turismo, com base na economia de São Roque.

Outra unidade na lista é a Fazenda Santa Elisa, em Campinas, referência em pesquisas do Instituto Agronômico (IAC). Nela são realizados diferentes estudos e uma das áreas analisadas para venda abriga parte do maior e mais importante banco de germoplasma de café do mundo.

PUBLICIDADE

“É uma irresponsabilidade com a história e o patrimônio de São Paulo se falar em venda de área de pesquisa sem apresentar um único estudo sobre os impactos dessas medidas para as pesquisas em andamento, o meio ambiente e para a economia do estado, já que essas áreas são fundamentais para o desenvolvimento regional, a produção de alimentos e os bons resultados atingidos pelo agronegócio paulista”, destacou Lutgens.

A associação defende que o estado reforce os investimentos em ciência e tecnologia, especialmente em um contexto de emergência climática. Segundo a entidade, estudos desenvolvidos em fazendas experimentais são fundamentais para enfrentar problemas como a deficiência hídrica, a poluição manancial e o aumento da temperatura em diferentes regiões paulistas.

A entidade alerta, ainda, que a pesquisa tem enfrentado falta de pesquisadores e de servidores de carreiras de apoio há anos. Conforme levantamento da APqC, atualmente, há mais de 8 mil cargas vagos nos institutos que atuam nas áreas de agricultura, meio ambiente e saúde.

Siga o Agro Estadão no WhatsApp, Instagram, Facebook, X, Telegram ou assine nossa Newsletter

PUBLICIDADE

Notícias Relacionadas

BNDES avalia suspender dívidas de empresas afetadas pelo tarifaço

Agropolítica

BNDES avalia suspender dívidas de empresas afetadas pelo tarifaço

A suspensão temporária ainda precisa de aprovação interna no governo, mas é cogitada pelo presidente do banco

Missão ao México rende abertura de mercado e alívio tarifário ao Agro

Agropolítica

Missão ao México rende abertura de mercado e alívio tarifário ao Agro

Auditorias mexicanas para habilitar novas plantas frigoríficas devem começar no próximo dia 14

Câmara aprova proposta para facilitar energias renováveis na agricultura familiar

Agropolítica

Câmara aprova proposta para facilitar energias renováveis na agricultura familiar

Projeto também cria dois programas voltados para sistemas agroflorestais e regularização ambiental

Prorrogação de regularização de imóveis rurais em faixa de fronteira vai à sanção

Agropolítica

Prorrogação de regularização de imóveis rurais em faixa de fronteira vai à sanção

Projeto era considerado urgente pela bancada ruralista já que o prazo para os proprietários regularizarem as terras encerra em outubro

PUBLICIDADE

Agropolítica

População de javalis avança e impasse no controle da espécie persiste

Em audiência na Câmara, especialistas alertam para os riscos sanitários e deputados pedem menos burocracia e autonomia dos Estados

Agropolítica

Leilão da Conab vai adquirir 445,5 t de alimentos para indígenas

Produtos vão permitir destinar 28.619 cestas a famílias em situação de insegurança alimentar e nutricional em quatro Estados

Agropolítica

Incra cria primeiro assentamento em terras de devedores da União

Assentamento integra o programa Terra da Gente, criado em 2024 e que possibilita a quitação de dívidas por meio do repasse de terras

Agropolítica

Governo inicia estudo para reativar hidrovia do rio São Francisco

Expectativa é de que via possa transportar até 5 milhões de toneladas no primeiro ano

Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.