Governo de SP realizará audiência pública sobre venda de fazendas experimentais | Agro Estadão
PUBLICIDADE

Agropolítica

Governo de SP realizará audiência pública sobre venda de fazendas experimentais

Lista com 35 áreas que estão na mira do governo foi publicada na edição do Diário Oficial do Estado na última terça-feira (8)

Nome Colunistas

Broadcast Agro

11/04/2025 - 10:45

Fazenda Santa Elisa, em Campinas, é uma das unidades que podem ser vendidas - Foto: IAC/Divulgação
Fazenda Santa Elisa, em Campinas, é uma das unidades que podem ser vendidas - Foto: IAC/Divulgação

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo (SAA) convocou a comunidade científica para uma audiência pública e listou 35 áreas que estão na mira do governo Tarcísio de Freitas (Republicanos) para serem vendidas, conforme publicado na terça-feira (8), no Diário Oficial do Estado. A audiência pública convocada pelo governo de São Paulo será realizada na próxima segunda-feira (14), com o objetivo de discutir uma proposta de alienação nessas áreas, informa a Associação dos Pesquisadores Científicos do Estado de São Paulo (APqC).

Na avaliação da APqC, a venda de fazendas experimentais que pertencem ao Estado de São Paulo é um risco para a segurança alimentar da população. “As áreas são referência há décadas pelos estudos realizados por institutos públicos de pesquisa ligados à SAA. Tecnologias pesquisadas ao longo de anos levaram ao desenvolvimento de soluções agropecuárias, como novas cultivares, técnicas de manejo e práticas sustentáveis”.

“A segurança alimentar das próximas gerações depende do investimento que fazemos hoje em pesquisa e inovação, e o Estado de São Paulo sempre esteve na vanguarda do conhecimento. Sem áreas de experimentação, não é possível testar e validar soluções que garantam produtividade, adaptação climática e sustentabilidade”, afirmou em nota a presidente da APqC, Helena Dutra Lutgens.

Entre as unidades ameaçadas está a Fazenda Experimental que fica na Estância Turística de São Roque. Especializada em agroecologia, na unidade foram descobertas variedades de uvas orgânicas, além de um trabalho de melhoramento da alcachofra, a partir de estudos comandados pelo pesquisador Sebastião Tivelli. Hoje, o vinho orgânico produzido a partir da variedade de uva descoberta é premiado internacionalmente, além de fomentar o turismo, com base na economia de São Roque.

Outra unidade na lista é a Fazenda Santa Elisa, em Campinas, referência em pesquisas do Instituto Agronômico (IAC). Nela são realizados diferentes estudos e uma das áreas analisadas para venda abriga parte do maior e mais importante banco de germoplasma de café do mundo.

PUBLICIDADE

“É uma irresponsabilidade com a história e o patrimônio de São Paulo se falar em venda de área de pesquisa sem apresentar um único estudo sobre os impactos dessas medidas para as pesquisas em andamento, o meio ambiente e para a economia do estado, já que essas áreas são fundamentais para o desenvolvimento regional, a produção de alimentos e os bons resultados atingidos pelo agronegócio paulista”, destacou Lutgens.

A associação defende que o estado reforce os investimentos em ciência e tecnologia, especialmente em um contexto de emergência climática. Segundo a entidade, estudos desenvolvidos em fazendas experimentais são fundamentais para enfrentar problemas como a deficiência hídrica, a poluição manancial e o aumento da temperatura em diferentes regiões paulistas.

A entidade alerta, ainda, que a pesquisa tem enfrentado falta de pesquisadores e de servidores de carreiras de apoio há anos. Conforme levantamento da APqC, atualmente, há mais de 8 mil cargas vagos nos institutos que atuam nas áreas de agricultura, meio ambiente e saúde.

Siga o Agro Estadão no WhatsApp, Instagram, Facebook, X, Telegram ou assine nossa Newsletter

PUBLICIDADE

Notícias Relacionadas

Lula diz não ter preferência entre EUA e China: "Eu quero vender e comprar"

Agropolítica

Lula diz não ter preferência entre EUA e China: "Eu quero vender e comprar"

Em entrevista nesta terça-feira, Lula lamentou protecionismo de Trump, que, segundo ele, é contrário às tendências do comércio mundial

Chile reconhece Paraná como livre de febre aftosa sem vacinação para carne suína

Agropolítica

Chile reconhece Paraná como livre de febre aftosa sem vacinação para carne suína

Anúncio feito pelo Mapa abre portas para expansão comercial, enquanto Brasil avança em negociações com China, Vietnã e Japão

BRICS têm nova agenda agrícola com foco em sustentabilidade e segurança alimentar

Agropolítica

BRICS têm nova agenda agrícola com foco em sustentabilidade e segurança alimentar

Declaração Ministerial reúne compromissos para restaurar terras degradadas e ampliar o comércio agrícola sustentável entre os 11 países do bloco

Decreto amplia fiscalização sobre biodiesel comercializado por distribuidoras

Agropolítica

Decreto amplia fiscalização sobre biodiesel comercializado por distribuidoras

Medida estabelece que a meta individual a ser cumprida pelos distribuidores em seu primeiro ano de atuação será fixada pela ANP

PUBLICIDADE

Agropolítica

Declaração dos ministros da Agricultura dos BRICS deve dar ênfase à certificação eletrônica

Reunião ministerial será nesta quinta-feira, 17, em Brasília (DF) e servirá como preparação para Cúpula dos Líderes do bloco

Agropolítica

Após pressão da Aprosoja-MA, governo estadual vai revisar taxa sobre exportação de grão

Nova proposta de redução da Contribuição Especial de Grãos (CEG) deve ser apresentada até o dia 23 de abril

Agropolítica

Governo prevê economia de R$ 3,8 bilhões em 2025 com Proagro

Expectativa é decorrente de revisões e alterações feitas no Proagro no ano passado; até 2029, economia somada deve chegar a R$ 18,9 bilhões

Agropolítica

Fiscalização da Agricultura apreende 900 t de farinha animal "batizada" no PR

Operação Ronda Farinha Batizada foi realizada no município de Arapongas, onde foram fiscalizados dois endereços

Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.