PUBLICIDADE

Agropolítica

Governo de SP realizará audiência pública sobre venda de fazendas experimentais

Lista com 35 áreas que estão na mira do governo foi publicada na edição do Diário Oficial do Estado na última terça-feira (8)

Nome Colunistas

Broadcast Agro

11/04/2025 - 10:45

Fazenda Santa Elisa, em Campinas, é uma das unidades que podem ser vendidas - Foto: IAC/Divulgação
Fazenda Santa Elisa, em Campinas, é uma das unidades que podem ser vendidas - Foto: IAC/Divulgação

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo (SAA) convocou a comunidade científica para uma audiência pública e listou 35 áreas que estão na mira do governo Tarcísio de Freitas (Republicanos) para serem vendidas, conforme publicado na terça-feira (8), no Diário Oficial do Estado. A audiência pública convocada pelo governo de São Paulo será realizada na próxima segunda-feira (14), com o objetivo de discutir uma proposta de alienação nessas áreas, informa a Associação dos Pesquisadores Científicos do Estado de São Paulo (APqC).

Na avaliação da APqC, a venda de fazendas experimentais que pertencem ao Estado de São Paulo é um risco para a segurança alimentar da população. “As áreas são referência há décadas pelos estudos realizados por institutos públicos de pesquisa ligados à SAA. Tecnologias pesquisadas ao longo de anos levaram ao desenvolvimento de soluções agropecuárias, como novas cultivares, técnicas de manejo e práticas sustentáveis”.

CONTEÚDO PATROCINADO

“A segurança alimentar das próximas gerações depende do investimento que fazemos hoje em pesquisa e inovação, e o Estado de São Paulo sempre esteve na vanguarda do conhecimento. Sem áreas de experimentação, não é possível testar e validar soluções que garantam produtividade, adaptação climática e sustentabilidade”, afirmou em nota a presidente da APqC, Helena Dutra Lutgens.

Entre as unidades ameaçadas está a Fazenda Experimental que fica na Estância Turística de São Roque. Especializada em agroecologia, na unidade foram descobertas variedades de uvas orgânicas, além de um trabalho de melhoramento da alcachofra, a partir de estudos comandados pelo pesquisador Sebastião Tivelli. Hoje, o vinho orgânico produzido a partir da variedade de uva descoberta é premiado internacionalmente, além de fomentar o turismo, com base na economia de São Roque.

Outra unidade na lista é a Fazenda Santa Elisa, em Campinas, referência em pesquisas do Instituto Agronômico (IAC). Nela são realizados diferentes estudos e uma das áreas analisadas para venda abriga parte do maior e mais importante banco de germoplasma de café do mundo.

PUBLICIDADE

“É uma irresponsabilidade com a história e o patrimônio de São Paulo se falar em venda de área de pesquisa sem apresentar um único estudo sobre os impactos dessas medidas para as pesquisas em andamento, o meio ambiente e para a economia do estado, já que essas áreas são fundamentais para o desenvolvimento regional, a produção de alimentos e os bons resultados atingidos pelo agronegócio paulista”, destacou Lutgens.

A associação defende que o estado reforce os investimentos em ciência e tecnologia, especialmente em um contexto de emergência climática. Segundo a entidade, estudos desenvolvidos em fazendas experimentais são fundamentais para enfrentar problemas como a deficiência hídrica, a poluição manancial e o aumento da temperatura em diferentes regiões paulistas.

A entidade alerta, ainda, que a pesquisa tem enfrentado falta de pesquisadores e de servidores de carreiras de apoio há anos. Conforme levantamento da APqC, atualmente, há mais de 8 mil cargas vagos nos institutos que atuam nas áreas de agricultura, meio ambiente e saúde.

Siga o Agro Estadão no WhatsApp, Instagram, Facebook, X, Telegram ou assine nossa Newsletter

PUBLICIDADE

Notícias Relacionadas

UE oficializa volta do pré-listing para a compra de aves e ovos do Brasil

Agropolítica

UE oficializa volta do pré-listing para a compra de aves e ovos do Brasil

Decisão oficial do bloco europeu restabelece mecanismo suspenso desde 2018 e fortalece previsibilidade para novas habilitações de plantas brasileiras

Governo autoriza remanejamento de recursos do Pronaf

Agropolítica

Governo autoriza remanejamento de recursos do Pronaf

Medida, prevista em portaria, visa ajustar o Plano Safra à demandas de bancos; maior parte é de recursos destinados a investimentos

Tomada de crédito do Plano Safra 2025/2026 cai 7%, indica Mapa

Agropolítica

Tomada de crédito do Plano Safra 2025/2026 cai 7%, indica Mapa

Concessão em linhas tradicionais excluindo as CPRs, o crédito rural teve um recuo de 22%, chegando a R$ 128,2 bilhões

EUA devem responder ao Brasil sobre tarifas nos próximos dias, diz Vieira

Agropolítica

EUA devem responder ao Brasil sobre tarifas nos próximos dias, diz Vieira

Após encontro com secretário de Estado norte-americano, chanceler brasileiro evitou comentar sobre as tarifas para o café

PUBLICIDADE

Agropolítica

Brasil abandona acordo por transporte pesado elétrico um dia após assinatura

Após repercussão negativa, Ministério dos Transportes deixou coalizão global e reafirmou meta de quadruplicar biocombustíveis até 2035

Agropolítica

Governo amplia prioridades de medidas antitarifaço do Plano Brasil Soberano

Linhas especiais de financiamento passam a contemplar empresas com 1% ou mais do faturamento afetado pelas tarifas dos EUA

Agropolítica

Governo discute tornar Seguro Rural despesa obrigatória, mas depende de convencimento interno

Expectativa do Mapa é que a medida, entregue a Fernando Haddad, ganhe apoio em outros ministérios e no Congresso Nacional

Agropolítica

Brasil amplia exportações para Emirados Árabes e Líbano

Produtos de origem animal e vegetal ampliam presença brasileira no exterior após novos acordos

Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.