Sustentabilidade
Tereza Cristina e Roberto Rodrigues criticam Plano Clima: ‘é um desastre’
Segundo os ex-ministros, proposta penaliza a agropecuária brasileira; Senado articula para que Plano Clima seja aprovado pelo Congresso
Sabrina Nascimento | São Paulo | sabrina.nascimento@estadao.com
22/10/2025 - 13:45

A senadora e ex-ministra da Agricultura, Tereza Cristina, afirmou nesta quarta-feira, 22, que o Plano Clima — que define as estratégias e ações do Brasil contra as mudanças climáticas — “é um desastre”. A fala ocorreu durante painel no 10º Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio (CNMA).
Segundo Tereza, o Plano, da forma como está proposto, penaliza a agropecuária brasileira. Porém, movimentos contra a proposta estão sendo articulados. “Nós estamos tentando agora fazer um projeto de lei para que ele [Plano Clima] seja aprovado pelo Congresso pelo menos por uma ou duas comissões”, afirmou.
De acordo com ela, a ação se faz necessária para que governos, pessoas ou instituições não assumam o controle de algo que, mais tarde, pode trazer grandes prejuízos para o país. “E esse plano clima que está aí posto é muito ruim para a agricultura e a pecuária brasileira”, enfatizou.
No mesmo coro, o ex-ministro da Agricultura e enviado especial do setor para a COP 30, Roberto Rodrigues, também criticou o texto. Conforme Rodrigues, o governo fez “um coisa absurda” que foi colocar “nas costas da agricultura as emissões determinadas por desmatamento ilegal”.
“Isso é uma vergonha. O governo quer jogar nas costas da agricultura coisas que criminosos fizeram. Tem que organizar isso”, acrescentou.
Conforme o Agro Estadão noticiou, descontentes com a proposta do Plano Clima, entidades do agronegócio se articulam para barrar o avanço do texto. Além disso, em agosto, o governo federal admitiu falhas na proposta e possível mudança no documento.

Licenciamento ambiental
Na ocasião, a senadora Tereza Cristina reforçou o trabalho dos parlamentares do setor para barrar os vetos do presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, ao projeto de licenciamento ambiental. “Estamos agora numa batalha para derrubar esse veto”, disse.
Ela mencionou ainda os outros dois textos enviados pelo governo ao Congresso, sendo um deles, o da Medida Provisória que debate o licenciamento “de grande porte”. “É um dispositivo que eu, como relatora, coloquei na lei, que eu acho importante, porque quando a gente faz uma lei, a gente não faz para este governo, a gente faz para o país”, afirmou. “E agora nós estamos de novo fazendo outro PL, outra medida provisória, então o licenciamento ambiental ainda não acabou e esse é um projeto importantíssimo para todos os segmentos dos setores produtivos do Brasil”, informou.
Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Sustentabilidade
1
TCU indica que 60% da soja do biodiesel não tem comprovação ambiental
2
Etanol mais sustentável: USP testa tecnologias de captura de carbono
3
Pau-de-cores: a árvore que dá madeira nobre e tinta
4
Estudo inédito revela capacidade do Pantanal de MT de reter carbono
5
Tudo sobre a pera perfumada que nasce no Cerrado
6
Esse felino é tão raro que é conhecido como gato-fantasma
PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas
Sustentabilidade
Como calcular a idade das árvores?
Saiba quais métodos científicos e práticos revelam a idade das árvores de forma segura e sem cortá‑las
Sustentabilidade
BNDES financia com R$ 148,5 milhões usina de biometano no Paraná
Projeto em Toledo deve evitar 80 mil toneladas de CO₂ equivalente por ano e fortalecer a economia circular na agroindústria
Sustentabilidade
Ubrabio quer aumentar percentual de soja com comprovação ambiental
Entidade também propõe mudança no cálculo dos CBios para reconhecer diferentes realidades da produção de soja
Sustentabilidade
Frentes parlamentares lançam coalizão para priorizar biocombustíveis
Grupo quer incluir metas para o setor no Mapa do Caminho para a transição energética do governo federal
Sustentabilidade
Entidades alertam para risco ambiental com saída de traders da Moratória da Soja
Organizações da sociedade civil afirmam que o cenário compromete diretamente a meta brasileira de zerar o desmatamento até 2030; Abiove não comentou o assunto
Sustentabilidade
Citrosuco inicia testes com biometano em sua frota de caminhões
Uso do combustível começará em três caminhões por meio de um projeto piloto que vai operar ao redor das áreas de Matão e Araras (SP)
Sustentabilidade
O feijão que melhora a terra e reduz emissões no pasto
Feijão-guandu combina tradição alimentar e agricultura regenerativa, fixando nitrogênio e acelerando a recuperação do solo
Sustentabilidade
TCU indica que 60% da soja do biodiesel não tem comprovação ambiental
Corte apontou problemas no cumprimento do Renovabio e no mercado de CBios, além de recomendar mudanças ao MME e à ANP