PUBLICIDADE

Sustentabilidade

Parceria aposta em sementes nativas para restaurar biomas ameaçados

Pesquisa da Embrapa e da Morfo Brasil busca aprimorar o uso de sementes florestais na recuperação da Mata Atlântica, do Cerrado e da Amazônia

Nome Colunistas

Redação Agro Estadão

22/10/2025 - 15:25

Projeto pretende aprimorar a qualidade e a produtividade das sementes florestais. Foto: Juliana Freire/Embrapa
Projeto pretende aprimorar a qualidade e a produtividade das sementes florestais. Foto: Juliana Freire/Embrapa

A Embrapa e a startup de restauração ambiental Morfo Brasil firmaram uma parceria para desenvolver protocolos de manejo de sementes florestais, insumo essencial no esforço do País para restaurar 12,5 milhões de hectares de áreas degradadas até 2030. O estudo vai analisar sementes de espécies nativas da Mata Atlântica, do Cerrado e da Amazônia com potencial para uso na técnica de semeadura direta voltada à recuperação de matas.

A escassez de sementes de qualidade é um dos principais gargalos para o Brasil atingir suas metas de restauração. Lotes de baixa qualidade podem aumentar em quase cinco vezes os custos e a complexidade do reflorestamento. 

A melhoria da qualidade das sementes proporciona um efeito cascata positivo: eleva a taxa de germinação, reduz a quantidade necessária para alcançar um mesmo resultado e reduz os custos dos projetos de restauração, tornando-os mais viáveis e eficientes. “O uso racional desses recursos é essencial para acelerar a reabilitação desses três biomas”, afirma Emira Cherif, diretora científica da Morfo.

Com duração prevista de dois anos, o projeto pretende aprimorar a qualidade e a produtividade das sementes florestais. Segundo a pesquisadora Juliana Müller Freire, da Embrapa Agrobiologia, a iniciativa representa “uma grande oportunidade para identificar lacunas de conhecimento e aprofundar a pesquisa em tecnologia de sementes de espécies florestais nativas”. A meta é melhorar protocolos de germinação e conservação, aumentando a eficiência da restauração.

Juliana explica que trabalhar com sementes florestais apresenta desafios distintos dos das culturas agrícolas. “Os principais são a grande diversidade de espécies e o desconhecimento em relação ao comportamento da maioria delas”, diz. Soma-se a isso a dificuldade de obter sementes em quantidade e o beneficiamento, “processo trabalhoso para muitas espécies e que nem sempre conta com técnicas e equipamentos específicos”.

Segundo ela, a parceria com a Morfo permitirá superar parte dessas limitações. “Teremos essas sementes limpas e coletadas, prontas para a pesquisa”, afirma a cientista.

Como será conduzido o estudo?

A Morfo enviará mensalmente lotes de sementes coletadas nos três biomas, onde já atua em projetos de restauração. A Embrapa avaliará a qualidade desses lotes com base em testes de pureza, germinação e teor de água. “Vamos saber, por exemplo, o percentual de germinação da semente e o quantitativo por quilo”, explica Freire.

Em paralelo, a equipe fará uma revisão bibliográfica sobre tecnologia de sementes, avaliando conservação, secagem, dormência e condições ideais de germinação. A ausência de estudos sobre diversas espécies é um dos desafios previstos. “Há espécies sobre as quais não há absolutamente nada publicado ainda”, observa a pesquisadora.

Siga o Agro Estadão no WhatsApp, Instagram, Facebook, X, Telegram ou assine nossa Newsletter

PUBLICIDADE

Notícias Relacionadas

Imaflora lança sistema de certificação de carne livre de desmatamento

Sustentabilidade

Imaflora lança sistema de certificação de carne livre de desmatamento

O sistema, chamado de BoT, pode ser um facilitadora para exportação a mercados que buscam produtos livres de desmatamento

Tereza Cristina e Roberto Rodrigues criticam Plano Clima: ‘é um desastre’

Sustentabilidade

Tereza Cristina e Roberto Rodrigues criticam Plano Clima: ‘é um desastre’

Segundo os ex-ministros, proposta penaliza a agropecuária brasileira; Senado articula para que Plano Clima seja aprovado pelo Congresso

Europa propõe simplificar e adiar regras da lei antidesmatamento

Sustentabilidade

Europa propõe simplificar e adiar regras da lei antidesmatamento

Medida reduz exigências de rastreabilidade e amplia prazos para pequenos produtores e importadores

BP Bioenergy defende metas mais ousadas para o RenovaBio

Sustentabilidade

BP Bioenergy defende metas mais ousadas para o RenovaBio

Andres Guevara cobra previsibilidade regulatória e rigor na aplicação das regras para fortalecer a política de biocombustíveis

PUBLICIDADE

Sustentabilidade

FAO reconhece programa Mais Leite Saudável como exemplo de pecuária sustentável

Três programa da Embrapa também foram reconhecidos em evento realizado em Roma entre os dias 12 e 16 de outubro

Sustentabilidade

Primeira usina de biometano de Minas Gerais é inaugurada

Planta pioneira no aproveitamento da vinhaça, um subproduto da cana-de-açúcar, recebeu investimentos de R$ 78,6 milhões

Sustentabilidade

Fazenda cria secretaria para impulsionar mercado de carbono

Estrutura será responsável por regulamentar e implementar o Sistema Brasileiro de Comércio de Emissões; foco é descarbonização e atração de investimentos

Sustentabilidade

Moratória da soja: julgamento da lei de MT volta ao plenário virtual no STF

Constitucionalidade de lei que proíbe benefícios a empresas envolvidas em acordos comerciais será julgada a partir de 24 de outubro

Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.