Agro na COP30
COP 30: liderados pela JBS, empresários apresentam propostas climáticas em NY
Medidas priorizam adaptação de métricas globais, aumento de produtividade por inovação e assistência técnica e olhar aos pequenos e médios produtores
Redação Agro Estadão
23/09/2025 - 15:05

Faltando menos de dois meses para a COP 30 (30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas), que será realizada em Belém (PA), empresários do setor agropecuário apresentaram ao presidente da conferência, o embaixador André Corrêa do Lago, um conjunto de propostas para acelerar a transformação dos sistemas alimentares e contribuir para as metas climáticas globais.
O encontro ocorreu nessa segunda-feira, 22, na Semana do Clima, em Nova York, durante um evento promovido pela SB COP — coalizão de empresas, instituições e parceiros estratégicos, conhecida também por Sustainable Business COP. O grupo reúne quase 40 milhões de empresas ao redor do mundo, visando a busca de soluções para a produção de alimentos de forma sustentável.
Durante apresentação das propostas, Gilberto Tomazoni, CEO da JBS e presidente do Grupo de Trabalho sobre Sistemas Alimentares Sustentáveis, que conta ainda com outras gigantes como Basf, Bayer e Bunge, destacou a relevância do setor na agenda climática. “Os sistemas alimentares são essenciais para a sociedade e respondem por cerca de 30% das emissões globais de gases de efeito estufa. Ao mesmo tempo, podem gerar um círculo virtuoso de produtividade, mitigação de carbono e desenvolvimento social”, afirmou Tomazoni.
Propostas do agronegócio
As propostas do agro se concentram em cinco arquétipos de transformação, que refletem áreas de ação urgente e escalável:
- sistemas agroflorestais;
- sistemas integrados de lavoura, pecuária e floresta;
- grandes culturas industriais;
- soluções para redução de metano no arroz;
- soluções de baixa emissão para a pecuária.
Com base nesses aspectos, o grupo identificou três prioridades principais para destravar a transformação dos sistemas alimentares:
1. Convergência em torno de um quadro global baseado em resultados: estabelecer métricas claras e adaptadas localmente, conectando políticas nacionais a práticas verificáveis no campo, permitindo acompanhamento do desempenho e vinculação de financiamentos a resultados ambientais.
2. Produtividade por meio de inovação e assistência técnica: ampliar o acesso a tecnologias sustentáveis e conhecimento agronômico, incentivando a adoção inclusiva por pequenos produtores e países de baixa e média renda.
3. Financiamento e incentivos inovadores: desenvolver mecanismos de blended finance, redirecionar subsídios e criar estruturas de crédito por serviços ecossistêmicos, conectando resultados ambientais verificados a fluxos de investimento.
Segundo Tomazoni, essas abordagens colocam o agricultor no centro da mudança, buscando ao mesmo tempo, produtividade e sustentabilidade. “O setor privado já está atuando para superar desafios como financiamento, inovação tecnológica e alinhamento de resultados globais. A COP 30 será o momento de mostrar soluções concretas e em escala, especialmente no Brasil, um dos maiores produtores de alimentos do mundo”, completou Tomazoni.
Sustentabilidade alinhada com produtividade
De acordo com o CEO da JBS, mais de 60 casos de sucesso demonstram como é possível combinar sustentabilidade e produtividade em diversas culturas e sistemas de produção. Entre os exemplos citados está a fazenda Roncador, localizada em Mato Grosso, que, ao longo de 10 anos, desenvolveu um sistema produtivo que eliminou o impacto da produção de carne sobre o aquecimento global.
O fato foi comprovado em estudo da Pangea Capital que, em 2018, constatou que a propriedade capturou mais de 89 mil toneladas de carbono equivalente. “Ou seja, hoje, a Fazenda Roncador compensa todas as suas emissões de gases do efeito estufa e ainda captura carbono equivalente a 50 mil carros rodando mil quilômetros por um mês durante um ano todo”, aponta o site da companhia. O presidente do Grupo Roncador, Pelerson Penido Dalla Vecchia, também faz parte do SB COP.
Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Agro na COP30
1
Produtores rurais preservam 29% da vegetação nativa no Brasil, aponta Embrapa
2
Veja a proposta do agronegócio brasileiro para a COP 30
3
Quais os resultados o Agro do Brasil espera ao final da COP 30? Confira 5 pontos
4
Conheça as propostas da Embrapa para adaptar o agro às mudanças climáticas
5
Campo sustentável: entenda o que é bioeconomia
6
Fávaro descarta decisão “abrupta” e “impositiva” sobre o Plano Clima
PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas
Agro na COP30
COP 30 termina com Agro satisfeito, apesar de poucos avanços e problemas de representatividade
Cresce entendimento de que sistemas agroalimentares terão papel importante na próxima COP, que será realizada na Turquia e presidida pela Austrália
Agro na COP30
Seguradoras se preparam para cumprir normas socioambientais: como isso afeta o Seguro Rural?
CNSeg lançou, durante a COP 30, plataforma de consulta que seguradoras poderão acessar antes de firmar contratos
Agro na COP30
Governo “dá sinais trocados” quando trata de Seguro Rural, avalia especialista
Setor cobra mais previsão em orçamento, que atualmente pode ser contingenciado e tem gerado incerteza para seguradoras
Agro na COP30
ABPA defende atualização de bancos de dados internacionais sobre uso da terra
Segundo o presidente da associação, Ricardo Santin, produtores brasileiros podem ser penalizados por informações antigas
Agro na COP30
O que é e como aderir ao Protocolo de Carne de Baixo Carbono
Lançado durante a COP, protocolo receberá adesões a partir do início do próximo ano; MBRF deve pagar bônus pela carne certificada
Agro na COP30
Entenda o que é a taxonomia sustentável
Instrumento define critérios científicos para atividades agrícolas e combate práticas de greenwashing
Agro na COP30
Fávaro descarta decisão “abrupta” e “impositiva” sobre o Plano Clima
Em entrevista exclusiva, ministro fala sobre as metas climáticas e crítica países que “não põem a mão no bolso” para bancar financiamento climático
Agro na COP30
Fim do uso de combustíveis fósseis ganha força na COP 30
Entidades do biodiesel lançam manifesto em apoio ao “Compromisso de Belém pelos Combustíveis Sustentáveis”