PUBLICIDADE

Sustentabilidade

Parlamentares e setor agropecuário sulamericano se unem contra a lei antidesmatamento 

“Colocam como barreira ecológica, mas é econômica”, diz senador argentino; presidente do Instituto Pensar Agro afirma que UE precisa de mais “humildade”

Nome Colunistas

Daumildo Júnior | Brasília | daumildo.junior@estadao.com

15/10/2024 - 17:21

Foto: FPA/Divulgação
Foto: FPA/Divulgação

Parlamentares e representantes do setor agropecuário do Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Chile se reuniram nesta terça-feira, 15, na sede da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), em Brasília (DF), para a 1º Cúpula Sul-Americana AgroGlobal. Um dos pontos em comum entre os países é a crítica à lei europeia antidesmatamento. 

“A União Europeia vai ter que ter um pouco mais de humildade para sentar e entender que o Brasil, Argentina, Chile, Uruguai e Paraguai não são colônias. Estamos em pleno desenvolvimento e ajudando a dar segurança alimentar para o mundo”, afirmou Nilson Leitão, presidente do Instituto Pensar Agro (IPA), entidade que organizou o evento. 

O presidente da Comisón de Agricultura y Ganadería del Senado de Argentina, senador Alfredo de Angeli, vê a lei antidesmatamento como uma forma de barreira econômica. “Os países do Mercosul são os que menos contaminam no mundo. Mas creio que eles têm umas exigências que são também econômicas. Colocam como uma barreira ecológica, mas penso que é também uma barreira econômica”, afirmou ao Agro Estadão. 

Durante os discursos, o ex-ministro de Agricultura y Ganadería de Paraguay, Santiago Bertoni, resumiu o clima atual como duvidoso. “Incertezas definem os tempos que estamos vivendo agora”. Ele ainda afirmou que “regiões que não só não conhecem nossa região mas também as nossas legislações” tentam colocar imposições. 

Nessa discussão, o ex-ministro da Agricultura e Pecuária do Brasil, Roberto Rodrigues, fez uma leitura mais ampla dos acontecimentos internacionais. “O que há hoje é uma erosão do multilateralismo. […] Cada um faz o que quer, não há uma liderança e tem um risco para a democracia”, pontuou Rodrigues em um dos painéis.

PUBLICIDADE

Cúpula entrega carta de intenções 

Segundo o presidente do IPA, a ideia é elaborar uma carta com intenções com os entendimentos dos setores produtivos dos países participantes da Cúpula. “A intenção principal é a unificação de uma pauta para discutir a agropecuária da América do Sul com o mundo”, indicou Leitão.

Ele também explicou como está sendo a construção da carta. “Nesse sentido de organizar as demandas de cada país, priorizar aquelas demandas únicas, essa carta de intenções será entregue para os parlamentos de cada país e para que eles se juntem numa governança única da América do Sul, entre os parlamentos. Não é uma concorrência com o Parlasul (Parlamento do Mercosul) e nem com o Mercosul, mas é uma organização a partir da agropecuária da América do Sul”, disse o presidente do IPA. 

Inicialmente, o documento não tem a finalidade de oferecer propostas para os países, mas manifestar os pedidos do setor Agro das nações. No entanto, durante a Cúpula, algumas propostas de ações foram ventiladas. Uma delas é a formação de uma espécie de Opep (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) para a área de proteínas.

“Estamos tentando fortalecer o Mercosul não em termos políticos, mas sim em termos produtivos. Nesses termos, nós poderíamos ser o supermercado do mundo e poderíamos ser também a Organização de Países Produtores de Proteína”, comentou o senador da Argentina, Alfredo de Angeli. 

Siga o Agro Estadão no Google News e fique bem informado sobre as notícias do campo.

Siga o Agro Estadão no WhatsApp, Instagram, Facebook, X, Telegram ou assine nossa Newsletter

PUBLICIDADE

Notícias Relacionadas

RenovaBio: ANP aprova norma com critérios para produtores estrangeiros

Sustentabilidade

RenovaBio: ANP aprova norma com critérios para produtores estrangeiros

Nova resolução substitui a de nº 758/2018, que orientava a certificação de biocombustíveis e o credenciamento de firmas inspetoras

Mercado brasileiro de fertilizantes especiais deve quadruplicar em até 10 anos

Sustentabilidade

Mercado brasileiro de fertilizantes especiais deve quadruplicar em até 10 anos

Conforme projeção da Céleres, setor deve movimentar, em 2035, até R$ 990 bilhões em valor agregado à agricultura

Quanto de metano é possível neutralizar com sistema silvipastoril? Veja o que diz pesquisa da Embrapa

Sustentabilidade

Quanto de metano é possível neutralizar com sistema silvipastoril? Veja o que diz pesquisa da Embrapa

Estudo com mais de 7 anos analisou o potencial de mitigação desse sistema

Manejo fitossanitário: saiba como implementar na sua lavoura

Sustentabilidade

Manejo fitossanitário: saiba como implementar na sua lavoura

O manejo fitossanitário é uma estratégia integrada que protege lavouras de pragas e doenças, aumenta produtividade e garante rentabilidade no campo

PUBLICIDADE

Sustentabilidade

Ministro quer apressar validade de nova mistura de etanol e biodiesel

Para o etanol, o governo avalia o aumento da mistura obrigatória do anidro à gasolina tipo C dos atuais 27% para 30%

Sustentabilidade

Café: Yara fecha parceria com Coocacer para aplicação de adubo de baixo carbono

No ano passado, a empresa, de origem norueguesa, aplicou na cafeicultura o primeiro lote dos fertilizantes lower carbon que chegou ao Brasil

Sustentabilidade

Fapesp aprova projeto da Embrapa para monitorar pastagens degradadas

Com orçamento de R$ 2 mi, proposta pretende subsidiar políticas públicas como a Taxonomia Sustentável Brasileira e o Programa Caminho Verde

Sustentabilidade

Tecnologia para gerar renda com produção de alimentos em pequenos espaços

Sisteminha Embrapa foca na ciclagem de nutrientes e no uso eficiente de recursos para agricultura familiar

Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.