Sustentabilidade
Parlamentares e setor agropecuário sulamericano se unem contra a lei antidesmatamento
“Colocam como barreira ecológica, mas é econômica”, diz senador argentino; presidente do Instituto Pensar Agro afirma que UE precisa de mais “humildade”
Daumildo Júnior | Brasília | daumildo.junior@estadao.com
15/10/2024 - 17:21

Parlamentares e representantes do setor agropecuário do Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Chile se reuniram nesta terça-feira, 15, na sede da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), em Brasília (DF), para a 1º Cúpula Sul-Americana AgroGlobal. Um dos pontos em comum entre os países é a crítica à lei europeia antidesmatamento.
“A União Europeia vai ter que ter um pouco mais de humildade para sentar e entender que o Brasil, Argentina, Chile, Uruguai e Paraguai não são colônias. Estamos em pleno desenvolvimento e ajudando a dar segurança alimentar para o mundo”, afirmou Nilson Leitão, presidente do Instituto Pensar Agro (IPA), entidade que organizou o evento.
O presidente da Comisón de Agricultura y Ganadería del Senado de Argentina, senador Alfredo de Angeli, vê a lei antidesmatamento como uma forma de barreira econômica. “Os países do Mercosul são os que menos contaminam no mundo. Mas creio que eles têm umas exigências que são também econômicas. Colocam como uma barreira ecológica, mas penso que é também uma barreira econômica”, afirmou ao Agro Estadão.
Durante os discursos, o ex-ministro de Agricultura y Ganadería de Paraguay, Santiago Bertoni, resumiu o clima atual como duvidoso. “Incertezas definem os tempos que estamos vivendo agora”. Ele ainda afirmou que “regiões que não só não conhecem nossa região mas também as nossas legislações” tentam colocar imposições.
Nessa discussão, o ex-ministro da Agricultura e Pecuária do Brasil, Roberto Rodrigues, fez uma leitura mais ampla dos acontecimentos internacionais. “O que há hoje é uma erosão do multilateralismo. […] Cada um faz o que quer, não há uma liderança e tem um risco para a democracia”, pontuou Rodrigues em um dos painéis.
Cúpula entrega carta de intenções
Segundo o presidente do IPA, a ideia é elaborar uma carta com intenções com os entendimentos dos setores produtivos dos países participantes da Cúpula. “A intenção principal é a unificação de uma pauta para discutir a agropecuária da América do Sul com o mundo”, indicou Leitão.
Ele também explicou como está sendo a construção da carta. “Nesse sentido de organizar as demandas de cada país, priorizar aquelas demandas únicas, essa carta de intenções será entregue para os parlamentos de cada país e para que eles se juntem numa governança única da América do Sul, entre os parlamentos. Não é uma concorrência com o Parlasul (Parlamento do Mercosul) e nem com o Mercosul, mas é uma organização a partir da agropecuária da América do Sul”, disse o presidente do IPA.
Inicialmente, o documento não tem a finalidade de oferecer propostas para os países, mas manifestar os pedidos do setor Agro das nações. No entanto, durante a Cúpula, algumas propostas de ações foram ventiladas. Uma delas é a formação de uma espécie de Opep (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) para a área de proteínas.
“Estamos tentando fortalecer o Mercosul não em termos políticos, mas sim em termos produtivos. Nesses termos, nós poderíamos ser o supermercado do mundo e poderíamos ser também a Organização de Países Produtores de Proteína”, comentou o senador da Argentina, Alfredo de Angeli.
Siga o Agro Estadão no Google News e fique bem informado sobre as notícias do campo.
Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Sustentabilidade
1
RenovaCalc é atualizada e amplia credibilidade dos biocombustíveis brasileiros no exterior
2
Dona do café Pilão firma parceria para descarbonizar conilon no Brasil
3
Em 5 anos, mais de 90% da soja no Centro-Oeste avançou sem desmatamento
4
STF suspende processos sobre a Moratória da Soja em todo o País
5
STF forma maioria para manter lei de MT contra a Moratória da Soja
6
MG lança certificação para produtores que adotam agricultura regenerativa
PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas
Sustentabilidade
Em 5 anos, mais de 90% da soja no Centro-Oeste avançou sem desmatamento
Estudo da Serasa Experian, com base nas regras ambientais do crédito rural, mapeou 74 milhões de hectares em dois biomas do Centro-Oeste
Sustentabilidade
Conselho Europeu abre caminho para adiar lei antidesmatamento por um ano
Proposta será negociada com o Parlamento Europeu e busca simplificar a lei antidesmatamento e adiar sua aplicação para que todos se preparem
Sustentabilidade
Julgamento da Moratória da Soja é interrompido no STF
Pedido de vista de Toffoli adia definição sobre suspensão de ações e mantém medida em vigor
Sustentabilidade
Lançado novo seguro para produtor que gera crédito de carbono
Além de custear o replantio, a apólice garante a recuperação da função ecológica da área
Sustentabilidade
Judicialização do RenovaBio: entidades lançam manifesto nacional
Associações defendem que a Política Nacional de Biocombustíveis é o principal instrumento para a descarbonização dos transportes
Sustentabilidade
STF reabre julgamento crucial para a Moratória da Soja
Ministros analisam, virtualmente, liminar do ministro Dino que suspendeu todos os processos judiciais e administrativos da Moratória
Sustentabilidade
Moratória da Soja: CNA pede ao STF reversão de decisão que suspendeu investigações
Na semana passada, o ministro Flávio Dino atendeu pedido da Abiove e determinou a suspensão nacional de todos os processos
Sustentabilidade
SP lança carta de compromissos e investimentos para transição verde
Documento define metas para neutralidade de carbono até 2050 e amplia integração entre agro, indústria e meio ambiente