PUBLICIDADE

Sustentabilidade

Parlamentares e setor agropecuário sulamericano se unem contra a lei antidesmatamento 

“Colocam como barreira ecológica, mas é econômica”, diz senador argentino; presidente do Instituto Pensar Agro afirma que UE precisa de mais “humildade”

Nome Colunistas

Daumildo Júnior | Brasília | daumildo.junior@estadao.com

15/10/2024 - 17:21

Foto: FPA/Divulgação
Foto: FPA/Divulgação

Parlamentares e representantes do setor agropecuário do Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Chile se reuniram nesta terça-feira, 15, na sede da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), em Brasília (DF), para a 1º Cúpula Sul-Americana AgroGlobal. Um dos pontos em comum entre os países é a crítica à lei europeia antidesmatamento. 

“A União Europeia vai ter que ter um pouco mais de humildade para sentar e entender que o Brasil, Argentina, Chile, Uruguai e Paraguai não são colônias. Estamos em pleno desenvolvimento e ajudando a dar segurança alimentar para o mundo”, afirmou Nilson Leitão, presidente do Instituto Pensar Agro (IPA), entidade que organizou o evento. 

CONTEÚDO PATROCINADO

O presidente da Comisón de Agricultura y Ganadería del Senado de Argentina, senador Alfredo de Angeli, vê a lei antidesmatamento como uma forma de barreira econômica. “Os países do Mercosul são os que menos contaminam no mundo. Mas creio que eles têm umas exigências que são também econômicas. Colocam como uma barreira ecológica, mas penso que é também uma barreira econômica”, afirmou ao Agro Estadão. 

Durante os discursos, o ex-ministro de Agricultura y Ganadería de Paraguay, Santiago Bertoni, resumiu o clima atual como duvidoso. “Incertezas definem os tempos que estamos vivendo agora”. Ele ainda afirmou que “regiões que não só não conhecem nossa região mas também as nossas legislações” tentam colocar imposições. 

Nessa discussão, o ex-ministro da Agricultura e Pecuária do Brasil, Roberto Rodrigues, fez uma leitura mais ampla dos acontecimentos internacionais. “O que há hoje é uma erosão do multilateralismo. […] Cada um faz o que quer, não há uma liderança e tem um risco para a democracia”, pontuou Rodrigues em um dos painéis.

PUBLICIDADE

Cúpula entrega carta de intenções 

Segundo o presidente do IPA, a ideia é elaborar uma carta com intenções com os entendimentos dos setores produtivos dos países participantes da Cúpula. “A intenção principal é a unificação de uma pauta para discutir a agropecuária da América do Sul com o mundo”, indicou Leitão.

Ele também explicou como está sendo a construção da carta. “Nesse sentido de organizar as demandas de cada país, priorizar aquelas demandas únicas, essa carta de intenções será entregue para os parlamentos de cada país e para que eles se juntem numa governança única da América do Sul, entre os parlamentos. Não é uma concorrência com o Parlasul (Parlamento do Mercosul) e nem com o Mercosul, mas é uma organização a partir da agropecuária da América do Sul”, disse o presidente do IPA. 

Inicialmente, o documento não tem a finalidade de oferecer propostas para os países, mas manifestar os pedidos do setor Agro das nações. No entanto, durante a Cúpula, algumas propostas de ações foram ventiladas. Uma delas é a formação de uma espécie de Opep (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) para a área de proteínas.

“Estamos tentando fortalecer o Mercosul não em termos políticos, mas sim em termos produtivos. Nesses termos, nós poderíamos ser o supermercado do mundo e poderíamos ser também a Organização de Países Produtores de Proteína”, comentou o senador da Argentina, Alfredo de Angeli. 

Siga o Agro Estadão no Google News e fique bem informado sobre as notícias do campo.

Siga o Agro Estadão no WhatsApp, Instagram, Facebook, X, Telegram ou assine nossa Newsletter

PUBLICIDADE

Notícias Relacionadas

Exportações brasileiras de etanol têm o menor desempenho desde 2017

Sustentabilidade

Exportações brasileiras de etanol têm o menor desempenho desde 2017

Por outro lado, as importações do combustível foram as maiores registradas desde 2021

ANP autoriza início de operação da primeira usina de etanol de trigo do Brasil

Sustentabilidade

ANP autoriza início de operação da primeira usina de etanol de trigo do Brasil

CB Bioenergia terá capacidade de processar 100 toneladas do cereal por dia e gerar até 12 milhões de litros de etanol hidratado por ano

Corteva e BP criam empresa para produção de óleo para biocombustíveis

Sustentabilidade

Corteva e BP criam empresa para produção de óleo para biocombustíveis

Expectativa é de que a operação comece em 2027, com uso em coprocessamento em refinarias e plantas dedicadas à produção de biocombustíveis

Bunge e Mantiqueira firmam acordo por soja de baixo carbono

Sustentabilidade

Bunge e Mantiqueira firmam acordo por soja de baixo carbono

Parceria envolve fornecimento de 12 mil toneladas de farelo rastreável e incentiva práticas de agricultura regenerativa

PUBLICIDADE

Sustentabilidade

Saída de tradings da moratória da soja preocupa Imaflora

Instituto diz que enfraquecimento do pacto pode comprometer metas ambientais e climáticas e prejudicar imagem do agronegócio brasileiro

Sustentabilidade

Após deixar Moratória da Soja, Abiove confia em novo marco regulatório

A associação reforça que as empresas associadas continuarão, de forma individual, atendendo às demandas de mercado e socioambientais

Sustentabilidade

BNDES lança edital para destravar certificação de carbono no Brasil

Com orçamento de R$ 10 milhões, banco pretende mapear gargalos, custos e regras do setor em meio à criação do mercado regulado

Sustentabilidade

Moratória da Soja: produtores comemoram a saída de grandes empresas do acordo

Entenda a linha do tempo das leis, decisões judiciais e ações no CADE que levaram ao esvaziamento do acordo ambiental

Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.