ANP nega suspensão de mistura do biodiesel no diesel | Agro Estadão
PUBLICIDADE

Sustentabilidade

ANP nega suspensão de mistura do biodiesel no diesel

Proposta foi solicitada pelo Sindicom e recebeu críticas do setor

Nome Colunistas

Redação Agro Estadão

31/03/2025 - 12:12

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A diretoria da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) resolveu negar o pedido de suspensão por 90 dias da mistura obrigatória do biodiesel no diesel. A solicitação havia sido feita pelo Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e Lubrificantes (Sindicom) e recebeu críticas de frentes parlamentares

A proposta do Sindicom se baseava na lei 13.033 de 2014, que prevê o poder da ANP de suspender, excepcionalmente, a adição do biocombustível. A alegação do sindicato era de que muitas distribuidoras comercializam o diesel B sem os 14% de biodiesel obrigatórios, o que causaria uma desregulação competitiva no mercado. 

Em nota, a ANP disse que a “decisão se baseia em diversos aspectos técnicos e socioeconômicos” e também foram feitas “proposição de novas medidas no combate a irregularidades”. 

Na resposta, a agência informou ainda que “análises efetuadas pela área de Fiscalização da ANP concluíram que os números apresentados no pedido não refletem a realidade estatística do país e de suas regiões, em função do direcionamento da escolha dos locais de coletas das amostras de combustíveis”. 

A ANP também ponderou que “para zerar o percentual de biodiesel no diesel B, seria necessário um aumento da oferta de diesel A (puro, sem biodiesel), para substituir o biodiesel não adicionado, de mais de 2,4 milhões de metros cúbicos no ano de 2025”. Para atender a esse volume, seria preciso aumentar as importações e isso poderia levar até 60 dias, não sendo possível um atendimento imediato. Além disso, mesmo com a atual exigência de mistura, “as refinarias brasileiras já não têm ofertado volumes de diesel A suficientes à totalidade da demanda interna”. 

PUBLICIDADE

A agência também pontuou que uma suspensão teria impacto no setor de biodiesel, que vem ampliando os investimentos com vistas aos mandatos de mistura. “A capacidade de produção de biodiesel do país vem crescendo ao longo dos anos, com a outorga de novas autorizações pela ANP no ano passado, tanto para nova planta de biodiesel, quanto para ampliação de quatro já existentes, além da construção de sete novas plantas em andamento. Esses projetos demandam alto investimento e a eventual suspensão da mistura obrigatória do biodiesel ao diesel tem o potencial de gerar impactos relevantes nessa indústria”, disse em nota.

Medidas aprovadas para combater o mercado irregular

Uma medida que visa coibir as fraudes na mistura é a proibição da venda de biodiesel entre distribuidoras congêneres. A iniciativa foi aprovada pela diretoria da ANP e tem validade entre 1º de maio até 31 de dezembro deste ano. Além disso, a agência afirmou que está em tratativa com diferentes órgãos para ter acesso a dados do setor de forma eletrônica.

Outra medida aprovada é a publicação de dados sobre a comercialização do biodiesel. Esses dados deverão conter a discriminação do distribuidor e do produtor com os respectivos fluxos de cada produto. 

Siga o Agro Estadão no WhatsApp, Instagram, Facebook, X, Telegram ou assine nossa Newsletter

PUBLICIDADE

Notícias Relacionadas

Com boom de etanol de milho, biorrefinarias avançam e produção pode dobrar até 2032

Sustentabilidade

Com boom de etanol de milho, biorrefinarias avançam e produção pode dobrar até 2032

Setor cresce 30% ao ano e aposta em novas demandas, como combustível de aviação e exportação de subprodutos, para sustentar crescimento

TCU aprova auditoria em créditos de descarbonização do RenovaBio

Sustentabilidade

TCU aprova auditoria em créditos de descarbonização do RenovaBio

Fiscalização vai investigar possíveis falhas na comercialização dos CBios e seu impacto no cumprimento das metas ambientais do programa

RenovaBio: entidades avaliam que decreto traz segurança jurídica

Sustentabilidade

RenovaBio: entidades avaliam que decreto traz segurança jurídica

Documento prevê penalidades severas para distribuidoras que não cumprirem metas de descarbonização

Cargill assume controle total da SJC bioenergia

Sustentabilidade

Cargill assume controle total da SJC bioenergia

Companhia passa a operar duas unidades agroindustriais em Goiás e amplia investimento em etanol

PUBLICIDADE

Sustentabilidade

STF restringe licenciamento ambiental simplificado no RS

Decisão abrange duas leis estaduais que instituíram novas regras de licenciamento ambiental e estava em julgamento desde 2020

Sustentabilidade

Be8 inicia obra da primeira planta de etanol de trigo do Brasil

Empresa gaúcha também inaugurou unidade de produção do Be8 BeVant, combustível renovável

Sustentabilidade

Cultivo protegido: confira as vantagens e os tipos 

Área de cultivo protegido no Brasil cresce 5% ao ano, demonstrando a força dessa técnica que otimiza o uso de recursos e reduz a necessidade de defensivos

Sustentabilidade

Be8 apura Ebitda de R$ 599 mi em 2024, alta de 74% sobre ano anterior

Receita líquida da maior produtora de biodiesel do Brasil somou R$ 7,3 bilhões no ano

Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.