Agropolítica
FPBio e FPA criticam proposta de suspender mistura do biodiesel por 90 dias
Parlamentares avaliam que medida pode impactar preço dos alimentos
Redação Agro Estadão
12/03/2025 - 19:44

A Frente Parlamentar do Biodiesel (FPBio) e a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) emitiram uma nota conjunta nesta quarta-feira,12, rechaçando a proposta de suspender a mistura de biodiesel no diesel por 90 dias. A medida pode gerar 8 milhões de toneladas a menos de farelo de soja o que pressionaria o custo de produção de proteínas animais e a inflação das carnes, de acordo com a nota.
Como mostrou o Estadão.com, o Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e de Lubrificantes (Sindicom) formalizou na tarde desta quarta um pedido junto à Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) solicitando a suspensão da mistura, que hoje está em 14%. A alegação das distribuidoras é de que há muitas fraudes no mandato do biodiesel.
“Ou a lei vale pra todos ou não faz sentido que um grupo se aproveite da falta de fiscalização para fraudar o programa do biodiesel. Neste sentido, apoiamos a medida”, disse o presidente do Instituto Brasileiro do Petróleo e Gás (IBP), Roberto Ardenghy, conforme a reportagem do Estadão.com.
“Dispostas para uma dura reação política”
Na nota crítica a uma aprovação da sugestão, as bancadas já sinalizaram que vão fazer oposição à medida. “A FPA e a FPBio estão organizadas e dispostas para uma dura reação política a essa medida descabida do setor de distribuição, que vai contra o governo brasileiro, o Congresso Nacional, a população e a transição energética”, pontuam.
O comunicado é assinado pelos presidentes das frentes, deputado Alceu Moreira (MDB-RS), da FPBio, e deputado Pedro Lupion (PP-PR), da FPA. De acordo com eles, “causa estranheza” que não tenha sido proposto uma iniciativa parecida só que para a mistura do etanol na gasolina. “Logo, as distribuidoras acreditam que o melhor é ampliar as importações de diesel fóssil, privilegiando empregos fora do Brasil e promovendo o crime organizado”, afirmam.
Confira na íntegra a nota.
NOTA CONJUNTA À IMPRENSA | FPBIO RECHAÇA TENTATIVA DE ELIMINAR MISTURA DO BIODIESEL POR 90 DIAS
A Frente Parlamentar do Biodiesel (FPBio) rechaça, de forma veemente, qualquer tentativa das grandes distribuidoras de combustíveis, representadas pelo Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e de Lubrificantes (Sindicom), de suspender a comercialização de biodiesel no Brasil por 90 dias, conforme proposta encaminhada junto à Agência Nacional de Petróleo.
Qualquer mobilização ardil e pouco transparente para eliminar as energias renováveis do país deve ser entendida como uma afronta ao Congresso Nacional, responsável aprovar de forma unanime a Lei do Combustível do Futuro, assim como ao governo federal que foi o criador da Política Nacional do Biodiesel.
Neste contexto, a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) ressalta que, caso o pedido seja acatado, o Brasil contará com 10 milhões de toneladas de soja não esmagadas, o que representa 8 milhões de toneladas a menos de farelo de soja no mercado, elevando a inflação e o preço das carnes.
É um ataque à soberania nacional, uma vez que é esta a política que garante à cadeia da soja e proteínas a participação de 25,8% na pauta de exportações; a garantia de 16 milhões de empregos diretos e indiretos desde indústria até agricultura familiar; a competitividade da agropecuária em nível global e a redução das emissões de gases do efeito estufa, entre tantos outros benefícios à população.
Causa também estranheza que medida similiar não é proposta para o setor de etanol – o que seria igualmente injusto, tendo em vista que as fraudes na mistura da gasolina são as mesmas ou até maiores. Logo, as distribuidoras acreditam que o melhor é ampliar as importações de diesel fóssil, privilegiando empregos fora do Brasil e promovendo o crime organizado.
Por fim, a FPA e a FPBio estão organizadas e dispostas para uma dura reação política a essa medida descabida do setor de distribuição, que vai contra o governo brasileiro, o Congresso Nacional, a população e a transição energética.
Dep. Alceu Moreira, Presidente da FPBio
Dep. Pedro Lupion, presidente da FPA
Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Agropolítica
1
Governo retoma investigação que pode impor barreira sobre importação de leite
2
Já imaginou tomar um choque por causa de um peixe?
3
Crédito para renegociação trava no RS e Banco do Brasil busca explicação
4
Governo discute tornar Seguro Rural despesa obrigatória, mas depende de convencimento interno
5
Brasil abandona acordo por transporte pesado elétrico um dia após assinatura
6
CNA pede que STF suspenda novas demarcações de terras indígenas até julgamento do marco temporal
PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas
Agropolítica
Conab anuncia compra de R$ 46 milhões em alimentos da agricultura familiar
As compras acontecem por meio do Programa de Aquisições de Alimentos e as propostas podem ser enviadas até dia 08
Agropolítica
Lei garante isenção de taxas para pesquisas da Embrapa
Acordo viabilizou derrubada do veto total para texto que elimina custos com Inpi, Anvisa e Ibama
Agropolítica
Vai à sanção projeto que impede congelamento de recursos do Seguro Rural
Além do seguro rural, gastos com pesquisa feitos pela Embrapa também foram incluídos na mesma categoria
Agropolítica
RS: Farsul aponta entraves na renegociação de dívidas rurais
Governo Federal, Banco do Brasil e entidades discutiram, nesta quinta-feira, 4, soluções para agilizar o crédito subsidiado aos produtores gaúchos
Agropolítica
Governo suspende processo que pode incluir tilápia em lista de espécies invasoras
Setor teme que medida possa dificultar o cultivo da tilápia no Brasil, apesar do MMA indicar iniciativa é apenas de “caráter preventivo”
Agropolítica
Congresso Nacional aprova licença ambiental especial
Proposta traz regras para a análise desse tipo de licença e também traz novidade para licença por adesão
Agropolítica
Renegociação de dívidas rurais no RS pode ganhar fundo garantidor
Ministério da Agricultura reconhece que liberações estão “aquém” do esperado e busca soluções
Agropolítica
Setor exportador reage com otimismo cauteloso à conversa entre Lula e Trump
Lula fala em novas boas notícias; entidades esperam avanço nas negociações para retirada de tarifas