PUBLICIDADE

Agropolítica

FPBio e FPA criticam proposta de suspender mistura do biodiesel por 90 dias

Parlamentares avaliam que medida pode impactar preço dos alimentos

Nome Colunistas

Redação Agro Estadão

12/03/2025 - 19:44

Foto: Adobe Stock
Foto: Adobe Stock

A Frente Parlamentar do Biodiesel (FPBio) e a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) emitiram uma nota conjunta nesta quarta-feira,12, rechaçando a proposta de suspender a mistura de biodiesel no diesel por 90 dias. A medida pode gerar 8 milhões de toneladas a menos de farelo de soja o que pressionaria o custo de produção de proteínas animais e a inflação das carnes, de acordo com a nota. 

Como mostrou o Estadão.com, o Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e de Lubrificantes (Sindicom) formalizou na tarde desta quarta um pedido junto à Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) solicitando a suspensão da mistura, que hoje está em 14%. A alegação das distribuidoras é de que há muitas fraudes no mandato do biodiesel. 

CONTEÚDO PATROCINADO

“Ou a lei vale pra todos ou não faz sentido que um grupo se aproveite da falta de fiscalização para fraudar o programa do biodiesel. Neste sentido, apoiamos a medida”, disse o presidente do Instituto Brasileiro do Petróleo e Gás (IBP), Roberto Ardenghy, conforme a reportagem do Estadão.com. 

“Dispostas para uma dura reação política”

Na nota crítica a uma aprovação da sugestão, as bancadas já sinalizaram que vão fazer oposição à medida. “A FPA e a FPBio estão organizadas e dispostas para uma dura reação política a essa medida descabida do setor de distribuição, que vai contra o governo brasileiro, o Congresso Nacional, a população e a transição energética”, pontuam.

O comunicado é assinado pelos presidentes das frentes, deputado Alceu Moreira (MDB-RS), da FPBio, e deputado Pedro Lupion (PP-PR), da FPA. De acordo com eles, “causa estranheza” que não tenha sido proposto uma iniciativa parecida só que para a mistura do etanol na gasolina. “Logo, as distribuidoras acreditam que o melhor é ampliar as importações de diesel fóssil, privilegiando empregos fora do Brasil e promovendo o crime organizado”, afirmam. 

PUBLICIDADE

Confira na íntegra a nota.

NOTA CONJUNTA À IMPRENSA | FPBIO RECHAÇA TENTATIVA DE ELIMINAR MISTURA DO BIODIESEL POR 90 DIAS

A Frente Parlamentar do Biodiesel (FPBio) rechaça, de forma veemente, qualquer tentativa das grandes distribuidoras de combustíveis, representadas pelo Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e de Lubrificantes (Sindicom), de suspender a comercialização de biodiesel no Brasil por 90 dias, conforme proposta encaminhada junto à Agência Nacional de Petróleo.

Qualquer mobilização ardil e pouco transparente para eliminar as energias renováveis do país deve ser entendida como uma afronta ao Congresso Nacional, responsável aprovar de forma unanime a Lei do Combustível do Futuro, assim como ao governo federal que foi o criador da Política Nacional do Biodiesel. 

Neste contexto, a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) ressalta que, caso o pedido seja acatado, o Brasil contará com 10 milhões de toneladas de soja não esmagadas, o que representa 8 milhões de toneladas a menos de farelo de soja no mercado, elevando a inflação e o preço das carnes.

PUBLICIDADE

É um ataque à soberania nacional, uma vez que é esta a política que garante à cadeia da soja e proteínas a participação de 25,8% na pauta de exportações; a garantia de 16 milhões de empregos diretos e indiretos desde indústria até agricultura familiar; a competitividade da agropecuária em nível global e a redução das emissões de gases do efeito estufa, entre tantos outros benefícios à população.

Causa também estranheza que medida similiar não é proposta para o setor de etanol – o que seria igualmente injusto, tendo em vista que as fraudes na mistura da gasolina são as mesmas ou até maiores. Logo, as distribuidoras acreditam que o melhor é ampliar as importações de diesel fóssil, privilegiando empregos fora do Brasil e promovendo o crime organizado.

Por fim, a FPA e a FPBio estão organizadas e dispostas para uma dura reação política a essa medida descabida do setor de distribuição, que vai contra o governo brasileiro, o Congresso Nacional, a população e a transição energética.

Dep. Alceu Moreira, Presidente da FPBio

Dep. Pedro Lupion, presidente da FPA

Siga o Agro Estadão no WhatsApp, Instagram, Facebook, X, Telegram ou assine nossa Newsletter

PUBLICIDADE

Notícias Relacionadas

Governo autoriza remanejamento de recursos do Pronaf

Agropolítica

Governo autoriza remanejamento de recursos do Pronaf

Medida, prevista em portaria, visa ajustar o Plano Safra à demandas de bancos; maior parte é de recursos destinados a investimentos

Tomada de crédito do Plano Safra 2025/2026 cai 7%, indica Mapa

Agropolítica

Tomada de crédito do Plano Safra 2025/2026 cai 7%, indica Mapa

Concessão em linhas tradicionais excluindo as CPRs, o crédito rural teve um recuo de 22%, chegando a R$ 128,2 bilhões

EUA devem responder ao Brasil sobre tarifas nos próximos dias, diz Vieira

Agropolítica

EUA devem responder ao Brasil sobre tarifas nos próximos dias, diz Vieira

Após encontro com secretário de Estado norte-americano, chanceler brasileiro evitou comentar sobre as tarifas para o café

Brasil abandona acordo por transporte pesado elétrico um dia após assinatura

Agropolítica

Brasil abandona acordo por transporte pesado elétrico um dia após assinatura

Após repercussão negativa, Ministério dos Transportes deixou coalizão global e reafirmou meta de quadruplicar biocombustíveis até 2035

PUBLICIDADE

Agropolítica

Governo amplia prioridades de medidas antitarifaço do Plano Brasil Soberano

Linhas especiais de financiamento passam a contemplar empresas com 1% ou mais do faturamento afetado pelas tarifas dos EUA

Agropolítica

Governo discute tornar Seguro Rural despesa obrigatória, mas depende de convencimento interno

Expectativa do Mapa é que a medida, entregue a Fernando Haddad, ganhe apoio em outros ministérios e no Congresso Nacional

Agropolítica

Brasil amplia exportações para Emirados Árabes e Líbano

Produtos de origem animal e vegetal ampliam presença brasileira no exterior após novos acordos

Agropolítica

Mapa fecha duas fábricas clandestinas de bebidas alcoólicas em TO

Operação em parceria com a Polícia Civil, a Perícia Técnica e a Vigilância Sanitária recolheu 11 mil litros de destilados impróprios para consumo

Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.