PUBLICIDADE

Economia

RS: Colheita da soja atinge 95%, mas seca aumenta perdas na produção

Relatório da Emater/RS e Inmet alertam para tempestades severas em boa parte do estado nesta final de semana, com possibilidade de queda de granizo

Nome Colunistas

Redação Agro Estadão

08/05/2025 - 17:31

Foto: Adobe Stock
Foto: Adobe Stock

O tempo seco e os longos períodos de sol têm favorecido o avanço da colheita da soja no Rio Grande do Sul, que atingiu 95% da área cultivada nesta semana. A informação foi divulgada nesta quinta-feira, 8, pelo Informativo Conjuntural da Emater/RS-Ascar. Em alguns municípios das regiões do Planalto e do Alto Uruguai, no Norte e Nordeste do estado, os trabalhos de colheita já foram concluídos.

Apesar do bom ritmo, a produtividade continua bastante irregular, refletindo as variações no déficit hídrico ao longo do ciclo da cultura. Os rendimentos têm oscilado entre 1.000 e 2.500 quilos por hectare. As lavouras restantes, que representam cerca de 5% da área total, estão em fase de maturação fisiológica, com plantas prontas para a colheita.

Segundo o relatório da Emater, a falta de chuvas por até quatro semanas consecutivas em algumas regiões tem acelerado a debulha natural dos grãos ainda no campo, aumentando as perdas. Na região Oeste, o levantamento aponta perdas médias de 80 kg/ha de grãos já no solo antes mesmo da entrada das colheitadeiras, o que representa prejuízos econômicos adicionais.

Com a colheita encerrada em muitas propriedades, os produtores agora aguardam o retorno das chuvas para repor a umidade do solo e viabilizar a semeadura das culturas de inverno, como plantas de cobertura e adubação verde.

Milho

A colheita do milho avança em ritmo mais lento que a da soja, principalmente devido ao ciclo mais tardio das lavouras semeadas a partir de dezembro. Ainda assim, 92% da área cultivada já foi colhida no estado, segundo o informativo. O clima seco e a elevada radiação solar favoreceram a operação, garantindo boa trafegabilidade para as máquinas agrícolas.

PUBLICIDADE

Ainda restam 5% das lavouras em maturação e 3% na fase de enchimento de grãos — etapa particularmente sensível à falta de água. A escassez de chuvas nas últimas semanas tem afetado essas lavouras, com risco de comprometimento do potencial produtivo.

Em regiões que receberam chuvas pontuais, foi possível iniciar o plantio de culturas de cobertura, em preparação para a próxima safra de milho, prevista para começar na primeira quinzena de agosto. No entanto, na maior parte do Rio Grande do Sul, a baixa umidade do solo ainda inviabiliza o início dessa etapa.

Previsão do tempo: temporais e acumulados expressivos

A atuação de uma área de baixa pressão já tem provocado tempestades e chuvas volumosas na metade sul do Rio Grande do Sul. Mas a partir desta sexta-feira, 9, as instabilidades devem se intensificar, com acumulados expressivos previstos para todas as regiões do estado. 

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta vermelho (grande perigo) para a região da Campanha e municípios do entorno, devido ao risco de tempestades, principalmente na sexta-feira. A previsão indica acumulados de chuva entre 60 mm e 100 mm, com possibilidade de volumes pontuais superiores a 100 mm e rajadas de vento que podem ultrapassar os 100 km/h.

Outras regiões do Rio Grande do Sul, como o Centro, Oeste, Noroeste, Sudeste e a Região Metropolitana de Porto Alegre, também estão sob aviso de tempestade, embora com grau de severidade inferior. Há, ainda, possibilidade de queda de granizo em diversos pontos do estado, segundo o Inmet.

PUBLICIDADE

O relatório da Emater aponta que, no sábado, 10, a chuva deverá se deslocar para o nordeste do estado, atingindo principalmente o Litoral Norte, a Serra e a Região Metropolitana, com volumes menores.

No domingo, 11, o tempo firme prevalecerá em todo o Rio Grande do Sul, e na segunda-feira, 12, o clima continuará estável, com céu aberto e temperaturas amenas.

Entre terça e quarta-feira, a chegada de uma área de alta pressão poderá provocar a formação de nuvens no litoral, com possibilidade de chuvas isoladas e de baixo volume. Nas demais regiões, o tempo permanecerá seco, com um aumento gradual das temperaturas.

Siga o Agro Estadão no WhatsApp, Instagram, Facebook, X, Telegram ou assine nossa Newsletter

PUBLICIDADE

Notícias Relacionadas

Setor de máquinas aposta no mercado de capitais como alternativa ao Plano Safra

Economia

Setor de máquinas aposta no mercado de capitais como alternativa ao Plano Safra

Indústria busca mudanças regulatórias junto ao Banco Central e à Comissão de Valores Mobiliários para ampliação da captação de recursos financeiros

Soja volta ao centro da disputa entre EUA e China

Economia

Soja volta ao centro da disputa entre EUA e China

Secretária de Agricultura diz que armazéns chineses não estão cheios e Trump promete cobrar Xi Jinping em reunião da Apec

Argentina exporta 9% mais produtos agropecuários até agosto

Economia

Argentina exporta 9% mais produtos agropecuários até agosto

Resultado positivo reflete medidas adotadas pelo governo da Argentina para reduzir impostos e simplificar o processo de exportação

Índice de Preços de Alimentos da FAO cai 0,69% em setembro

Economia

Índice de Preços de Alimentos da FAO cai 0,69% em setembro

Milho, arroz e trigo tiveram redução nos preços, enquanto as carnes têm alta recorde; veja mais produtos

PUBLICIDADE

Economia

Sem China, agricultores dos EUA esperam apoio de US$ 10 bi na próxima semana

Trump diz que parte da receita com as tarifas irá para agricultores afetados; secretário do Tesouro promete detalhes do auxílio na terça-feira

Economia

Exportação mundial de café em agosto cai 3,73%, a 11,35 milhões de sacas

Números são da Organização Internacional do Café (OIC); no acumulado dos 11 meses do ano comercial, embarques tiveram alta de 0,2%

Economia

Com mercado reaberto, frango brasileiro volta à vitrine na União Europeia

Pavilhão brasileiro na Alemanha reunirá empresas e cooperativas de aves, suínos e ovos, informa a ABPA

Economia

Castanha brasileira ganha o mercado da Costa Rica

Além da castanha, a Costa Rica compra cereais, farinhas e produtos do complexo soja do Brasil

Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.