PUBLICIDADE

Economia

Produção de vinho cresce em Minas Gerais e impulsiona turismo

Utilizando a técnica da dupla poda, desenvolvida pela Epamig, estado desloca a safra para o inverno e já soma 130 vinícolas

Nome Colunistas

Redação Agro Estadão*

13/09/2025 - 07:00

Sindicato quer garantir a oferta de vinhos mineiros nos estabelecimentos do Estado. Foto: Epamig/Divulgação
Sindicato quer garantir a oferta de vinhos mineiros nos estabelecimentos do Estado. Foto: Epamig/Divulgação

A vitivinicultura em Minas Gerais, antes improvável pelo clima quente e úmido do verão, ganhou força nas últimas duas décadas com a tecnologia da dupla poda da videira, desenvolvida pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig). O Estado reúne hoje cerca de 130 vinícolas, contra 50 em 2020, e se destaca com os chamados vinhos de inverno.

A técnica consiste em realizar duas podas anuais: a primeira no verão, para eliminar cachos, e a segunda meses depois, induzindo a colheita no inverno. Com isso, as uvas amadurecem no período mais seco, ideal para vinhos finos.

Dulce Ribeiro, proprietária da distribuidora Rex Bibendi, lembra que o trabalho de pesquisa foi decisivo: “A gente tem que dar muito crédito à ciência, ao investimento na Epamig”. Para ela, a bebida reflete a identidade local, “O vinho mineiro não é uma coisa única. Cada produtor faz um vinho próprio. Meu sonho é ver uma carta de vinhos com várias regiões de Minas sendo representadas.”

A difusão do conhecimento acompanha premiações nacionais e internacionais, e movimenta gastronomia e turismo. No restaurante Cozinha Santo Antônio, em Belo Horizonte, o minimenu especial “Mineirices” é harmonizado por uma carta de vinhos produzidos no estado. “As pessoas têm muita curiosidade de conhecer e eu tenho muito orgulho de servir”, contou a chef Juliana Duarte.

Segundo a presidente do Sindicato da Indústria do Vinho de Minas Gerais (Sindvinho), Heloísa Bertoli, está em andamento o projeto do Selo de Origem Mineira – Uai Wine, que prevê a oferta mínima de três vinhos do estado nos estabelecimentos. Além disso, entre as ações para a consolidação da cadeia produtiva, estão previstas a criação de rotas enoturísticas e a realização de eventos. 

PUBLICIDADE

O presidente da Associação dos Produtores de Uva e Vinho de Minas Gerais (Uva-MG), José Procópio Stella, aposta no turismo rural e na parceria com outras cadeias produtivas, como café, queijos, doces e azeites. “Quase 90% das vinícolas mineiras são pequenas e voltadas para o enoturismo. O vinho é um dos produtos que mais atraem turistas no mundo. Imagina isso aliado ao contexto histórico, à culinária, à receptividade, e ao artesanato do nosso estado”, projeta.

Técnica e pesquisa

Os primeiros vinhos produzidos com a técnica da dupla poda chegaram ao mercado em 2011. Desde então, conquistaram espaço em premiações nacionais e internacionais. O método vem sendo adotado em regiões com altitude, amplitude térmica e inverno seco, como as áreas cafeeiras do Sudeste. Locais muito frios e sujeitos a geadas, no entanto, não são adequados, já que as videiras entram em dormência em temperaturas abaixo de 10 ºC.

Com a expansão da prática, novas pesquisas surgem. A Epamig também conduz estudos sobre adaptação de variedades como Merlot e Cabernet Sauvignon, uso de porta-enxertos mais vigorosos, avaliação de terroir, e técnicas de fermentação e envelhecimento. Em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), também avança em projetos de vitivinicultura de precisão.

Onde encontrar?

A Epamig oferece serviços de vinificação e mudas das variedades Niágara Rosada, Niágara Branca, Bordô e Syrah no Campo Experimental de Caldas: (35) 3735-1101. A marca própria comercializa vinhos Syrah, Bordô e espumante no mesmo local e no Empório Epamig – Vitrine de Tecnologias, em Belo Horizonte: (31) 3242-9722.

*Com informações da Secretaria Estadual da Agricultura e Epamig

Siga o Agro Estadão no WhatsApp, Instagram, Facebook, X, Telegram ou assine nossa Newsletter

PUBLICIDADE

Notícias Relacionadas

Brasil obtém aval de Singapura para exportar sebo bovino industrial

Economia

Brasil obtém aval de Singapura para exportar sebo bovino industrial

Em 2024, segundo o governo federal, Singapura importou mais de US$ 680 milhões em produtos agropecuários brasileiros

Soja e milho sobem mais de 1% após relatório do USDA

Economia

Soja e milho sobem mais de 1% após relatório do USDA

Departamento de Agricultura dos Estados Unidos elevou estimativa para a safra norte-americana de soja, apesar de redução na produtividade

Desembarque de fertilizantes no Porto do Itaqui cresce 21% até julho

Economia

Desembarque de fertilizantes no Porto do Itaqui cresce 21% até julho

Segundo Ministério de Portos e Aeroportos, embarques de soja também aumentaram: de 10,1 milhões de toneladas para 10,7 milhões

Capital do agronegócio, Sorriso ainda enfrenta desafios de infraestrutura

Economia

Capital do agronegócio, Sorriso ainda enfrenta desafios de infraestrutura

Município lançou nesta sexta-feira, 12, um plano de desenvolvimento para os próximos 30 anos, com incentivos fiscais a empresas investidoras

PUBLICIDADE

Economia

Piscicultura paulista pode perder R$ 75 mi com tarifaço dos EUA, diz associação

São Paulo é o maior exportador para o mercado norte-americano; problema se agrava porque a maior parte das vendas é feita no segundo semestre

Economia

Plano Safra 25/26: contratações de crédito caem nos primeiros meses, indica CNA

Área com seguro rural recuou 38% e valor segurado teve queda de 43%

Economia

Efeito tarifaço: carne bovina e café disparam novamente nos EUA

Com redução de compras do Brasil, norte-americanos viram os preços da carne e do café saltarem, respectivamente, 16,6% e 21,7% em agosto

Economia

JBS vê pressão sobre margens e redireciona produção em meio a tarifa dos EUA

No Brasil, Friboi sente efeito direto das tarifas, mas mantém recordes de exportação devido à demanda de outros países

Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.