PUBLICIDADE
Oferecimento:

Tudo sobre AgroSP

Cooxupé expande negócios em SP com parceria estratégica 

Maior cooperativa de café do mundo diversifica operações e mira mercado corporativo no centro econômico do Brasil

Nome Colunistas

Sabrina Nascimento

10/10/2024 - 13:49

Foto: Banco de Imagens da Cooxupé
Foto: Banco de Imagens da Cooxupé

Diversificação dos negócios. Esse é o objetivo da Cooxupé – Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé (MG) e considerada a maior cooperativa de café do mundo, ao ingressar no mercado corporativo do Estado de São Paulo. 

A ação se concretiza a partir de uma sociedade firmada entre a unidade de torrefação da cooperativa mineira com a empresa Master Expresso, especialista em oferecer soluções de café para o segmento empresarial. A Mirante Investimentos será a administradora da operação.

Na prática, os cafés em sachês da marca Prima Qualitá da Cooxupé e outras opções que levam a assinatura da Cooxupé estarão disponíveis aos clientes da Master Expresso, que, por sua vez, oferece máquina de espresso em comodato, ou seja, locação gratuita, para empresas e food services. A companhia também disponibiliza os insumos necessários para o funcionamento dos equipamentos.

cooxupe
Máquina da parceira da Cooxupé. Foto: Banco de imagens Cooxupé

Um dos estabelecimentos atendidos é a TYlin Brazil Ltda, empresa global de engenharia e consultoria, com mais de 70 funcionários. Atualmente, há três máquinas à disposição dos colaboradores, que “já chegam olhando para o cafezinho”, brinca o responsável por manter os estoques das máquinas durante conversa com o Agro Estadão. 

Como a parceria é recente, ele conta que ainda não foi possível comprar os cafés da Cooxupé, mas a expectativa é positiva. “Estamos curiosos. Se a gente puder degustar, seria muito bom”, afirma José Augusto Barbosa, assistente administrativo da TYlin Brazil Ltda.

PUBLICIDADE

Na perspectiva da indústria, a parceria fortalece toda a cadeia do café e atende, especialmente os coffee lovers — consumidores mais experientes e exigentes, que têm demonstrado interesse crescente por aspectos como a diversidade de produtos, a qualidade oferecida e a responsabilidade social e ambiental. 

Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC), a sociedade entre a Cooxupé e a Master Expresso exemplifica esse compromisso. “Todos saem vitoriosos com essa parceria – o setor cafeeiro, a indústria, os produtores, a cooperativa e, acima de tudo, o consumidor”, afirma o diretor-executivo da ABIC, Celírio Inácio.

Cooxupé tem mais de 20 mil cooperados

Atualmente, a Cooxupé origina cafés de mais de 20 mil famílias produtoras cooperadas, em cerca de 300 municípios nas regiões do sul de Minas Gerais, Matas de Minas, Cerrado Mineiro e Média Mogiana do Estado de São Paulo. A torrefação da cooperativa é a sétima maior indústria torrefadora do país, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC). 

Com o novo negócio, a empresa centraliza os grãos dos cooperados em um canal de distribuição diferente: o mundo empresarial. “Consideramos o mercado corporativo uma grande oportunidade para diversificarmos nossos negócios por meio da nossa indústria torrefadora, agregando mais valor para as famílias cooperadas, além de trazer aos consumidores uma nova experiência: da fazenda à xícara”, explica em nota o superintendente de Torrefação e Novos Negócios da Cooxupé, Mário Panhotta da Silva. 

Ainda em comunicado, o presidente da Cooxupé, Carlos Augusto Rodrigues de Melo avaliou a parceria, como uma oportunidade à Master Expresso para ampliar o número de clientes, que terão à disposição “os melhores cafés produzidos pelas nossas 20 mil famílias cooperadas, com rastreabilidade e certificação, garantindo a segurança alimentar do consumidor”.

PUBLICIDADE

Já o sócio gestor da Master Expresso, Márcio Gracier, avalia que “com a sociedade, as expectativas são ótimas para avançarmos ainda mais neste setor que já atuamos de forma consolidada há quase três décadas”, ressaltou em nota. 

A companhia não divulgou as projeções de crescimento, no entanto, informou que o objetivo inicial da parceria é expandir a atuação para todo o Estado e, depois, para o Brasil. No momento, os negócios da empresa se concentram na região metropolitana de São Paulo.

Siga o Agro Estadão no Google News e fique bem informado sobre as notícias do campo.

Siga o Agro Estadão no WhatsApp, Instagram, Facebook, X, Telegram ou assine nossa Newsletter

PUBLICIDADE

Notícias Relacionadas

SP e Banco Mundial anunciam R$ 1,1 bilhão para o agro sustentável

Tudo sobre AgroSP

SP e Banco Mundial anunciam R$ 1,1 bilhão para o agro sustentável

Com duração de seis anos, programa visa aumentar renda de produtores familiares e melhorar infraestrutura de cooperativas e agroindústrias

Barretos 70 anos: veja 10 curiosidades sobre a maior festa de peão da América Latina

Tudo sobre AgroSP

Barretos 70 anos: veja 10 curiosidades sobre a maior festa de peão da América Latina

Com mais de 130 shows musicais e 150 apresentações culturais, a festa ocorre entre 21 e 31 de agosto

Laser mede com precisão níveis de carbono em solos agrícolas

Tudo sobre AgroSP

Laser mede com precisão níveis de carbono em solos agrícolas

Pesquisa da Embrapa revela que, no Cerrado, práticas de manejo sustentáveis aumentam em até 50% a matéria orgânica disponível

Estudo inédito liderado por SP mostra que 64% dos solos do mundo são frágeis

Tudo sobre AgroSP

Estudo inédito liderado por SP mostra que 64% dos solos do mundo são frágeis

Mapeamento revelou que existe uma relação entre o desenvolvimento econômico dos países e o estoque de carbono nos solos

PUBLICIDADE

Tudo sobre AgroSP

São Paulo reduz focos de incêndio em 51% em julho

Segundo dados do Inpe, resultado também ficou abaixo da média histórica para o mês

Tudo sobre AgroSP

Entrave no Consecana-SP permanece e nova precificação é adiada

Enquanto aguarda nova reunião, setor de cana enfrenta cenário de incertezas e impactos no planejamento da safra

Tudo sobre AgroSP

Impasse entre indústria e produtores trava revisão do Consecana-SP

Unica e Orplana trocaram acusações públicas às vésperas da assembleia sobre a nova metodologia de precificação da cana-de-açúcar

Tudo sobre AgroSP

Faesp pede que alíquota de importação da borracha natural seja mantida

Tarifa de 10,8% pode cair para 3,2% e incentivar entrada de borracha asiática no Brasil, o que afetaria competividade do produto brasileiro

Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.