
Tudo sobre AgroSP
Turismo rural impulsiona interior de SP com geração de renda e preservação cultural
Meet Point Estadão Think discute como propriedades rurais podem se transformar em polos de acolhimento, desenvolvimento sustentável e fortalecimento regional
28/05/2025 - 13:35 | Por: Estadão Blue Studio e Faesp
Foto: Tiago Queiroz/Estadão Blue Studio
Sumário
O turismo rural tem se consolidado como um importante motor de transformação econômica, social e cultural no interior de São Paulo. Durante a transmissão do Meet Point Estadão Think, realizada no dia 21 de maio em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de São Paulo (Senar-SP) e Sindicatos Rurais, pelo Estadão Blue Studio, especialistas e representantes do Poder Público discutiram o potencial da atividade para gerar renda, preservar tradições e fixar famílias no campo. O debate foi mediado pela jornalista Camila Silveira e contou com a participação de Tirso Meirelles, presidente do sistema Faesp/Senar; Roberto de Lucena, secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo; e Carina Ayres, secretária de Agricultura e Abastecimento de São José do Rio Preto.
Cultura que gera renda
Para Meirelles, o turismo rural não apenas complementa a produção agropecuária, mas fortalece os vínculos entre campo e cidade. “O turismo leva a cultura rural às famílias urbanas. Essa troca gera renda, mas também consciência e respeito à agricultura”, afirmou. O presidente da Faesp/Senar destacou o papel do ex-presidente Jair Bolsonaro, que, segundo ele, “estimulou a economia liberal, desburocratizou o acesso ao crédito e permitiu que o pequeno produtor tivesse mais liberdade para vender seus produtos”.
Já o secretário Lucena informou que o governo estadual prepara o lançamento do maior programa de turismo rural do País, em parceria com a Faesp, o Senar e o Fórum de Turismo Rural. “Já mapeamos mais de mil propriedades prontas para receber turistas. São rotas do vinho, do queijo, do café, com vinícolas premiadas e fazendas históricas. O interior paulista tem uma diversidade extraordinária e precisa ser colocada na prateleira do Brasil e do mundo”, disse. Meirelles agradeceu ao governador Tarcísio de Freitas “pela coragem de estimular e estruturar o maior programa de turismo rural do Brasil, com foco no pequeno e médio produtor rural”.
A visão municipal foi trazida pela secretária Carina Ayres, que relatou os avanços de sua cidade, onde pequenos produtores vêm sendo capacitados para receber visitantes com qualidade e hospitalidade. “O pequeno produtor é grande na sua essência. Ele representa a segurança alimentar das cidades e carrega saberes que encantam. Nosso desafio é dar visibilidade a isso”, disse.
São José do Rio Preto, segundo ela, também prepara a retomada da tradicional exposição agropecuária.
No encerramento, Tirso Meirelles lembrou que o fortalecimento do turismo rural passa por reconhecer a vocação de cada região e investir em centros de excelência para apoiar o pequeno e médio produtor.
Assista ao vídeo do debate:
Publicado em : 28/05/2025 - 13:35
Por: Estadão Blue Studio e Faesp - 2 minutos de leitura