
Tudo sobre AgroSP
Mapeamento inédito levanta informações sobre o agro paulista
Projeto Integrar prevê pesquisas nas 420 mil propriedades rurais do Estado
10/09/2025 - 08:00 | Por: Estadão Blue Studio e Faesp
Foto: Divulgação Faesp/Senar
Sumário
Na sociedade atual, ter acesso a informações precisas e confiáveis é a base de tudo. Ciente dessa realidade, o Sistema Faesp-Senar/SP criou o Projeto Integrar, primeiro grande mapeamento do agro paulista para o levantamento da força da mão de obra no meio rural. O trabalho está em plena evolução, com mais de 42 mil produtores já entrevistados ao longo dos últimos dez meses, em 189 Sindicatos Rurais participantes. Como 8,5 mil desses produtores possuem mais de uma propriedade, as entrevistas realizadas correspondem a mais de 60 mil propriedades, cerca de 14% do total de propriedades rurais existentes em São Paulo.
Todas as entrevistas são realizadas presencialmente por uma equipe de 300 pesquisadores: estudantes universitários, principalmente de cursos ligados às ciências agrárias e de Administração, que recebem bolsa de até dois anos com as diversas instituições de ensino locais para o cumprimento dessa atividade. Um mesmo município pode ter de um a três pesquisadores atuando simultaneamente, dependendo da quantidade de propriedades nele existentes. Os Sindicatos Rurais filiados à Faesp são responsáveis pela logística local do projeto em suas respectivas regiões.

A média de tempo para a realização de cada entrevista, composta por 68 perguntas, está sendo de 18 minutos, três vezes mais do que nos primeiros tempos da pesquisa. Para Jair Kaczinski, gerente técnico do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de São Paulo, o projeto Integrar “demonstra que os próprios entrevistadores passaram por uma curva de aprendizado sobre a importância de estabelecer vínculos e eventualmente esclarecer melhor as respostas”.
Inseridas pelos pesquisadores em tablets, as respostas passam a fazer parte de uma base de dados que permitirá vários tipos de processamento e de cruzamento. Essas informações ajudarão a definir políticas públicas e as melhores estratégias para o agronegócio paulista, envolvendo aspectos como tomada de decisões, aumento da competitividade, agregação de valor à produção, aperfeiçoamento da logística, atração de investimentos, possibilidades de aumento da renda, necessidades para a melhoria da qualidade de vida e planejamento de sucessão nas propriedades rurais.
Trabalho contínuo
Mais do que resultados pontuais e datados, o objetivo é transformar o Integrar em um projeto contínuo, em que as 420 mil propriedades rurais do Estado sejam visitadas com certa periodicidade. Isso permitirá a produção de estatísticas e de pesquisas que acompanharão a evolução dos mais diversos indicadores. “Poderemos estratificar por tipo de cultura ou por região, entre inúmeras outras possibilidades”, exemplifica Kaczinski. “Trata-se de um nível inédito de conhecimento sobre o agro paulista.”
De forma mais ampla, o Integrar faz parte da missão do Sistema Faesp-Senar/SP de aumentar a segurança alimentar da população paulista e reduzir o êxodo rural, combatendo a crescente escassez de força de trabalho no campo. Entre os resultados previstos, está a identificação de vocações regionais já consolidadas e emergentes, caminho para incentivar o desenvolvimento de cadeias produtivas: conjunto de estabelecimentos que desenvolvem atividades econômicas similares em um mesmo território, o que facilita a sinergia de esforços e investimentos, com a geração de valor em todos os elos.





Os pesquisadores também estão aproveitando as visitas para prestar orientações sobre temas como o Código Florestal e a importância de validação dos dados e acompanhamento do processo do Cadastro Ambiental Rural (CAR), base de dados que monitora o desmatamento das florestas no País. Outra incumbência é verificar aspectos como princípios de sustentabilidade adotados nas propriedades rurais e o nível de conectividade, dado diretamente relacionado à adoção de novas tecnologias no campo. Essa grande radiografia revelará oportunidades, como desenvolver novos projetos para a permanência do produtor e do trabalhador no meio rural.
Os resultados serão aproveitados também para o planejamento de novos cursos ou a remodelação dos já existentes, ou a implementação de assistência técnica, sempre com o propósito de contribuir para que os estabelecimentos rurais obtenham aumento de produtividade e de renda. A missão de capacitar os trabalhadores e os produtores rurais cabe ao Senar/SP, que oferece um portfólio de mais de 400 cursos sobre temas diretamente ligados à atividade agropecuária e à gestão de negócios no meio rural.
Publicado em : 10/09/2025 - 08:00
Por: Estadão Blue Studio e Faesp - 3 minutos de leitura