Expodireto começa com endividamento no foco das discussões | Agro Estadão
PUBLICIDADE

Economia

Expodireto começa com endividamento agrícola no foco das discussões

Edição de 2025 já é considerada a maior da história da feira realizada no Rio Grande do Sul 

Nome Colunistas

Redação Agro Estadão

10/03/2025 - 17:24

Presidente da Cotrijal, Nei César Manica, ressaltou efeitos do clima no agro gaúcho. Foto: Cotrijal/Divulgação
Presidente da Cotrijal, Nei César Manica, ressaltou efeitos do clima no agro gaúcho. Foto: Cotrijal/Divulgação

Os portões do parque da Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque, no norte do Rio Grande do Sul, foram abertos na manhã desta segunda-feira,10. A 25ª edição, desta que é uma das mais importantes feiras do setor no país, está sendo considerada a maior da história da Expodireto, reunindo 610 empresas expositoras em 131 hectares. 

Em discurso na abertura oficial, o presidente da Cotrijal, Nei César Manica, chamou atenção dos poderes públicos e pediu união com as entidades para buscar soluções diante das dificuldades enfrentadas no campo. “Foram vários anos consecutivos de frustração devido à falta de chuvas e em 2024 também por inundação. Precisamos de um novo projeto de securitização para dar condições aos produtores rurais de se manterem na atividade. Se o agro vai mal, há um efeito dominó negativo sobre toda a economia”, ressaltou.

Durante o evento, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, anunciou a liberação de R$ 46,7 milhões aos municípios atingidos pela falta de chuvas para que possam adotar medidas emergenciais.

Efeitos do clima na programação

Entre as atividades que serão realizadas nos pavilhões, haverá debates sobre as dificuldades econômicas vividas pelos produtores rurais gaúchos diante do quarto ano com safras comprometidas pelas condições do clima. Na próxima sexta, 14, por exemplo, estão previstas duas agendas. Uma Audiência Pública do Senado Federal, onde será discutida a securitização de operações de crédito rural para agricultores e pecuaristas afetados por eventos climáticos. A segunda ação será da Comissão de Agricultura, Pecuária, Pesca e Cooperativismo da Assembleia Legislativa do RS com foco no endividamento no meio rural. 

Novidades na produção animal

Na quinta-feira, 13, na Arena Agrodigital ocorrerá o lançamento de uma plataforma de monitoramento de animais para a assistência técnica no campo. A iniciativa é da Cotrijal  em parceria com a Cowmed, agritech gaúcha de monitoramento de gado leiteiro.  “É uma nova tecnologia que vai elevar a pecuária leiteira a um novo patamar de eficiência e precisão”, ressalta, em nota, a coordenadora do Departamento Veterinário da Cotrijal, Bianca Ribeiro de Souza. 

A última edição da feira bateu recordes de público e de comercialização com mais de 377 mil visitantes e R$ 7,9 bilhões em negócios. A Expodireto Cotrijal segue até o dia 14 de março. A programação completa pode ser acessada no site oficial.

Siga o Agro Estadão no Google News, WhatsApp, Instagram, Facebook ou assine nossa Newsletter

PUBLICIDADE
Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.