Anfavea projeta redução de 11% em vendas de máquinas agrícolas para 2024 | Agro Estadão Anfavea projeta redução de 11% em vendas de máquinas agrícolas para 2024 | Agro Estadão
apresenta
oferece
PUBLICIDADE

Economia

Anfavea projeta redução de 11% em vendas de máquinas agrícolas para 2024

Preços de commodities, efeitos climáticos e juros são apontados como risco para queda no mercado de máquinas agrícolas

Nome Colunistas

Daumildo Júnior | daumildo.junior@estadao.com

28/02/2024 - 16:43

Foto: Adobe Stock
Foto: Adobe Stock

A Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) divulgou nesta quarta-feira, 28, as projeções de vendas de máquinas agrícolas para 2024. Segundo a entidade, o número de unidades comercializadas neste ano deve ter uma redução de 11%, o que representa 6,6 mil máquinas a menos do que em 2023.

As exportações desses equipamentos agrícolas também devem cair. A estimativa da associação é de que o Brasil venda para o mercado internacional 8,5 mil em 2024, queda de 3% frente às 8.759 máquinas exportadas em 2023. 

Alguns pontos que motivam essa projeção para baixo são os riscos dos efeitos climáticos. Produtores já têm afirmado que o cenário é difícil para a aquisição de máquinas

Além disso, outros riscos apontados são: os preços das commodities (que estão em patamares menores do que o esperado pelos produtores rurais, afetando a margem operacional) e as condições do Plano Safra (o Moderfrota, linha de crédito para aquisição de máquinas, tem taxas atuais de 12,5%, acima da taxa básica de juros, a Selic, que está em 11,25%)

Otimismo para mercado de máquinas agrícolas com Nova Indústria Brasil

No entanto, a entidade enxerga que os próximos anos podem trazer oportunidades, como o caso do programa Nova Indústria Brasil, que vai facilitar a mecanização de agricultores familiares. A meta da Anfavea é vender aproximadamente 2 milhões de tratores para agricultores familiares nos próximos 10 anos.

PUBLICIDADE

“Somente focando nesse segmento, de menor escala, nós temos um potencial muito grande para entregar aí 2 milhões de tratores, ou não necessariamente um trator para cada agricultor, mas é um potencial muito grande. [..] Se a gente considerar que é possível dar um passo significativo nos agricultores de baixa escala, a gente tem uma nova revolução agrícola no país”, afirmou a vice-presidente da Anfavea pela AGCO, Ana Helena Andrade, em coletiva de imprensa sobre o tema.

Outro ponto levantado foi o de que boa parte do maquinário agrícola que circula hoje é antigo, o que abre margem para as trocas e upgrades. Segundo dados apresentados pela a Associação, com base no Censo Agropecuário de 2017 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), cerca de 51% dos tratores tem mais de 15 anos.

“A nossa frota é antiga. Quando você vai para o campo, você vê tratores muito antigos trabalhando. Tratores que entregam ainda serviço aos agricultores, mas não estão atualizados”, afirmou Andrade.

PUBLICIDADE
Agro Estadão Newsletter
Agro Estadão Newsletter

Newsletter

Acorde bem informado
com as notícias do campo

Agro Clima
Agro Estadão Clima Agro Estadão Clima

Mapeamento completo das
condições do clima
para a sua região

Agro Estadão Clima
VER INDICADORES DO CLIMA

PUBLICIDADE

Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.