Agropolítica
Rio Grande do Sul é o primeiro estado com lei que pune invasores de terras
Sem a sanção do governador do RS, lei foi promulgada pela Assembleia Legislativa; Congresso discute punição a invasores de terras no país

Fernanda Farias | fernanda.farias@estadao.com
10/07/2024 - 13:55

O Rio Grande do Sul tornou-se o primeiro estado brasileiro a ter uma lei que pune ocupantes e invasores de propriedades rurais e urbanas. A Lei 16.139/24 impede que pessoas identificadas como ocupantes ou invasores participem de programas sociais estaduais ou recebam auxílio e benefício. O texto também proíbe nomeação para cargos públicos ou contratações por órgãos públicos de forma direta ou indireta .
A proposta é do deputado estadual Gustavo Victorino (Republicanos), que também é o presidente da Frente Parlamentar Invasão Zero da Assembleia Legislativa do RS. A discussão começou na Assembleia Legislativa do estado em março de 2023 e ficou mais de um ano na Comissão de Constituição e Justiça.
“Foi um longo trabalho de convencimento dos deputados da base, porque o governo não era contra, mas era um projeto desconfortável”, conta o deputado Gustavo Victorino. Depois de aprovada pelos deputados, a lei seguiu para sanção do governador gaúcho, Eduardo Leite (PSDB).
Diante do silêncio de Leite, voltou à Assembleia Legislativa e foi promulgada nesta semana pelo presidente da casa, deputado Adolfo Brito (PP). Agora, o governo do estado tem 90 dias para regulamentar a lei, porém ela já está em vigor.
Lei tem uma exceção
O deputado que propôs a lei contou ao Agro Estadão que uma medida foi fundamental para que a base do governo gaúcho na assembleia legislativa concordasse com o tema. O projeto foi aprovado em junho, por 34 votos a favor e 15 contra.
“Nós retiramos os pequenos agricultores que vendem produtos às margens da rodovias, como coco, banana, abacaxi e queijo. Eles ficaram de fora dessas punições, mesmo ocupando espaços privados para montar as tendas”, explicou Victorino.

O parlamentar diz que não é possível estimar o número de pessoas que se encaixam no perfil passível de punições com a nova lei. Segundo Victorino, a intenção é restringir a violência no campo e também na cidade.
“Quando falam em invasão de terras, todos pensam só no MST. Mas existem verdadeiras quadrilhas especializadas em invasão de áreas urbanas. Só em Porto Alegre existem mais de dez invasões desse tipo que estão paradas na mesa de algum juiz ou desembargador” afirma.
Para ajudar na identificação, o mesmo deputado apresentou um projeto de lei que cria o banco estadual de invasores de terras. A proposta também é assinada pelo colega de partido, o deputado estadual Capitão Martin e está na Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.
Projeto de lei federal com mesmo tema segue no Congresso Nacional
Em maio, os deputados federais aprovaram o projeto de lei que visa punir os invasores de terras em todo o país. Agora, a proposta do deputado federal Marco Pollon (PP-MT) está no Senado Federal, aguardando despacho na secretaria.
Esta é uma das propostas da Frente Parlamentar Invasão Zero em tramitação no Congresso Nacional, com o objetivo de coibir as invasões de propriedades rurais no país. A frente é coordenada pelo deputado federal Luciano Zucco (Republicanos-RS).
Siga o Agro Estadão no Google News e fique bem informado sobre as notícias do campo.

Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Agropolítica
1
Moratória da Soja: Dias Toffoli pede vista e suspende julgamento no STF
2
Fávaro pede apoio à FPA para aprovação de fundo nacional para indenizar produtor
3
Aprovação do marco do licenciamento ambiental destrava logística, avalia setor agropecuário
4
Produtores do RS bloqueiam rodovias e pressionam por securitização da dívida rural
5
Gripe aviária: chega a 10 países com suspensão total das exportações de carne de frango do Brasil
6
Desastres climáticos: CRA aprova securitização de dívida rural

PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas

Agropolítica
Fazenda: produtor não deve pagar mais juros com taxação das LCAs
A análise do subsecretário de Política Agrícola é de que setor agropecuário não pode olhar apenas para funding, mas também para equalizações

Agropolítica
Goiás confirma primeiro caso de gripe aviária em aves de subsistência
Laudo técnico divulgado pela Agrodefesa nesta sexta-feira, 13, deu positivo para as mortes registradas em Santo Antônio da Barra

Agropolítica
FPA critica MP das LCAs e diz que cidadão ‘vai pagar a conta’
Bancada lança carta à sociedade brasileira em que rebate falas do ministro da Fazenda e aponta impactos sobre o preço dos alimentos

Agropolítica
Mapa publica ZARC para a cultura da mamona
Resistente à seca, planta é uma alternativa para diferentes regiões é valorizada, principalmente, por conter alto teor de óleo
Agropolítica
Autocontrole: decreto regulamenta processos administrativos em casos de infrações de empresas
Regramento traz a possibilidade de recorrer a mais de uma instância ou converter a penalidade em um Temo de Ajustamento de Conduta
Agropolítica
Taxação das LCAs: entidades do agro repudiam MP do governo federal
Federações da Agricultura e Pecuária afirmam que irão trabalhar para que deputados e senadores barrem a medida
Agropolítica
Há maneiras de compensar o fim da isenção para títulos, afirma Haddad
Ministro disse ainda que agro mudará de opinião sobre medidas se aceitar reunião com Fazenda
Agropolítica
Setor de arroz acredita em redução de área no próximo ano
Governo se comprometeu a encontrar alternativa para ajudar produtores, que veem preços estarem próximos do mínimo