Agropolítica
Governo convoca setor produtivo para tratar da tarifa dos EUA
Representantes dos exportadores de suco de laranja, carnes, café, mel, couro e pescado participarão do encontro

Daumildo Júnior | Brasília | daumildo.junior@estadao.com
14/07/2025 - 19:33

O governo federal anunciou nesta segunda-feira, 14, a criação do Comitê Interministerial de Negociação e Contramedidas Econômicas e Comerciais. O grupo será instituído dentro da regulamentação da Lei de Reciprocidade. Um dos primeiros atos do comitê deve ser a reunião com setores produtivos do Brasil para tratar sobre a tarifa de 50% anunciada pelos Estados Unidos.
De acordo com o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, serão dois blocos de encontro marcados para esta terça-feira, 15. O primeiro deve ocorrer às 10h, com a parte industrial, como setor de aço, autopeças e celulose. A segunda reunião será às 14h, com representantes do agronegócio, como suco de laranja, café, carnes, frutas, mel, couro e pescado.
O Agro Estadão apurou que o encontro com o setor agropecuário deve ter representantes da Associação Nacional dos Exportadores de Sucos Cítricos (CitrusBR), do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec) e da Associação Brasileira das Indústrias de Pescados (Abipesca). Além disso, Alckmin também confirmou a presença dos ministros da Agricultura e Pecuária (Mapa), Carlos Fávaro, do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Paulo Teixeira, e da Pesca e Aquicultura (MPA), André de Paula.
Ainda conforme apurou a reportagem, alguns representantes também devem participar de um café da manhã no Instituto Pensar Agropecuária (IPA). Na reunião-almoço da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), um dos temas que os parlamentares devem tratar é a tarifa americana.
O vice-presidente brasileiro será o coordenador do comitê e, em entrevista coletiva nesta segunda, indicou que esses encontros com o setor não devem ser os únicos. “Isso não vai se limitar a amanhã. Essa é a primeira conversa, mas nós vamos dar continuidade a esse trabalho e vamos também marcar com entidades e empresas americanas, porque tem uma integração de cadeia”, comentou.
Além disso, Alckmin afirmou que “o governo não pediu nenhuma prorrogação de prazo e não fez nenhuma proposta sobre alíquota” depois que o anúncio da taxa de 50% foi feito. Ele lembrou de uma conversa com o governo de Donald Trump ainda referente a primeira leva de taxação americana, na qual o Brasil foi teve a alíquota de 10%.
“Eu estive, através de uma conferência, com o Howard Lutnick [secretário do Comércio dos Estados Unidos] e com o embaixador Jamieson Greer [representante de Comércio do governo americano], os dois juntos, que são do USTR, depois as conversas continuaram. Aí, no dia 16 de maio, foi encaminhado até em caráter confidencial uma proposta para os Estados Unidos de negociação e não foi respondida ainda”, acrescentou o vice-presidente.

Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Agropolítica
1
Renegociação de dívidas rurais não está esgotada, diz Haddad
2
Novo imposto de renda: o que muda para o produtor rural?
3
Acordo Mercosul-EFTA zera tarifas de 99% das vendas brasileiras ao bloco europeu
4
Alesp vota PL que corta benefícios de pesquisadores e ameaça autonomia científica
5
RS: aula inaugural contra o agronegócio em Pelotas gera reação do setor
6
Abiarroz pede adiamento de fiscalização eletrônica da tabela de frete

PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas

Agropolítica
Recuperações judiciais preocupam bancos e limitam crédito rural
Febraban comenta inadimplência do produtor rural; Mapa diz que orçamento do seguro rural pode ser desbloqueado no fim do mês

Agropolítica
Falta de recursos ameaça fiscalização sobre combustíveis
No centro de investigações como a Operação Carbono Oculto e casos de adulteração de bebidas com metanol, agência enfrenta grave limitação orçamentária

Agropolítica
Parlamentares sinalizam derrubada de vetos do licenciamento ambiental
Acordo com governo vai indicar proporção da revogação; associações, federações e entidades pedem derrubada integral

Agropolítica
Aprosoja MT pede revisão de regras de crédito para dívidas rurais
Segundo a associação, cerca de 15% da carteira de crédito rural de Mato Grosso, equivalente a R$ 14 bilhões, está em atraso ou em renegociação
Agropolítica
Ministério da Pesca altera regras para uso de águas da União
Entre as principais mudanças, estão a definição de um novo modelo contratual e a possibilidade de parcelar débitos
Agropolítica
Abiarroz pede adiamento de fiscalização eletrônica da tabela de frete
Entidade quer revisão da metodologia e mais diálogo com o setor antes de aplicação do sistema pela ANTT
Agropolítica
Governo quer sistema para financiar assistência técnica rural
Recursos poderiam ser transferidos entre os Estados seguindo critérios e metas
Agropolítica
Como acessar a linha de crédito de R$ 12 bilhões e o que mudou para o RS
Protocolos para renegociação abrem na quarta, 15; linha de crédito segue atendendo produtores rurais de todo o país