Agropolítica
Fávaro confirma avanço em novo modelo de seguro rural
Ministério da Agricultura espera estudo da FGV para aumentar embasamento perante Tesouro Nacional
Daumildo Júnior | Brasília | daumildo.junior@estadao.com
11/09/2025 - 12:56

O ministro da Agricultura e Pecuária (Mapa), Carlos Fávaro, afirmou, nesta quinta-feira, 11, que as tratativas sobre um novo modelo de Seguro Rural continuam. Em julho, após o lançamento do Plano Safra 2025/2026, o ministro havia previsto a apresentação do modelo para setembro, mas ao ser questionado novamente, não informou um prazo.
“Está acontecendo”, disse o ministro à reportagem nos bastidores do evento de divulgação do último levantamento da safra 2024/2025 da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), realizado em Brasília (DF).
Além disso, Fávaro afirmou que vem conversando com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, sobre a necessidade de uma ampliação dos recursos. De acordo com ele, Haddad “topou o desafio” para uma reconfiguração do seguro. O encarregado da agropecuária no governo, no entanto, disse que essa remodelagem não vai passar somente por uma ampliação de verbas e voltou a falar em responsabilidade fiscal. “O orçamento não é um pé de fruta que você vai lá e colhe”, comparou o ministro.
O novo modelo deve ter também o chamado seguro paramétrico, uma forma de seguro baseada em parâmetros. Na avaliação de Fávaro, esse tipo seria mais viável para produtores da região Centro-Oeste que demandam pouco seguro no modelo atual.
O ministro afirmou também que espera ainda para este mês um estudo encomendado à Fundação Getúlio Vargas (FGV). A intenção seria conscientizar o governo internamente sobre a necessidade do seguro.
“A Fundação Getúlio Vargas deve apresentar nos próximos dias um trabalho mostrando o que impacta mais para o Tesouro: ter que renegociar a dívida quando tem intempérie climática ou investir mais em seguro”, disse.
Para o ministro, o endividamento atual do setor se deve às mudanças climáticas e à falta de seguro. “Nenhum produtor se endividou porque não foi competente. Foi o clima. Veja bem, se tivéssemos um seguro rural efetivamente ativo e que desse resultado de fato da ponta, não tinha endividamento. Porque se o fator gerador da dívida foi o clima, e se tivesse um seguro que desse resultado, não tinha endividamento”, destacou.
Tarifas e superação de adversidades
O ministro também foi perguntado sobre uma perspectiva de novas tarifas dos Estados Unidos com o avanço do julgamento do ex-presidente da República, Jair Bolsonaro. O chefe do Mapa disse torcer para as taxas serem descontinuadas, mas afirmou também que o país tem como superar as retaliações.
“Nós temos capacidade de viver em qualquer adversidade, de tocar nossa vida para frente”, externou. Ele ainda lembrou as aberturas de mercado e enfatizou que o país mira chegar a 500 novos mercados abertos desde 2023.
Brasil recuperou mais de 1,8 milhões de hectares neste ano
Outra frente em que o Mapa tenta dar passos é na recuperação de áreas e pastagens degradadas. Recentemente, houve um leilão do Eco Invest para viabilizar recursos ao programa. A estimativa da pasta é de que os valores consigam financiar até 3 milhões de hectares.
Nesta quinta, Fávaro também deu números do programa relacionados ao ano de 2025. “O programa Carinho Verde Brasil, que é a recuperação de áreas degradadas, só neste ano recuperou 1,8 milhões de hectares, 2,5% da nossa produção”, concluiu.
Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Agropolítica
1
Governo retoma investigação que pode impor barreira sobre importação de leite
2
Já imaginou tomar um choque por causa de um peixe?
3
Crédito para renegociação trava no RS e Banco do Brasil busca explicação
4
Agricultores familiares fazem ato por medidas contra crise no campo
5
RS: Farsul aponta entraves na renegociação de dívidas rurais
6
Banco do Brasil e Mapa vão ao Paraná destravar as renegociações de dívidas rurais
PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas
Agropolítica
Relator vê marco temporal inconstitucional e julgamento pode terminar nesta semana
Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) diz que continuará com trabalhos para aprovar PEC que coloca marco temporal na Constituição
Agropolítica
Lula: empresários ‘vão perder’ com derrubada de vetos do Licenciamento Ambiental
Presidente também afirmou que pretende fazer viagem à Coreia do Sul e outros dois países em busca de mercados
Agropolítica
Fávaro diz 'topar' discutir salvaguardas no acordo Mercosul-UE
Expectativa é que o acordo seja assinado no dia 20; ministro também foi questionado sobre impacto das tarifas mexicanas sobre agro brasileiro
Agropolítica
IBGE espera aprovação de R$ 700 mi para preparar coleta do Censo Agro
Cronograma inicial previa que a coleta fosse em 2026, mas foi adiada para 2027 por falta das verbas demandadas no orçamento da União
Agropolítica
Governo autoriza R$ 167 milhões para apoiar escoamento e preço mínimo de arroz e trigo
Recursos, destinados a realização de leilões do Pepro e do PEP, são para safra 2024/2025 de arroz e 2025/2026 de trigo
Agropolítica
Assembleia do Espírito Santo aprova mudança no ICMS que favorece o agro
Mudança beneficia especialmente laticínios ao permitir compensação de créditos de insumos na venda de produtos próprios
Agropolítica
Após queda, seguradoras projetam alta de 2,3% no seguro rural em 2026
Regiões de alta volatilidade climática devem liderar a demanda por seguro rural em 2026, com potencial de dobrar a área protegida em relação a 2025
Agropolítica
Conab lançará sistema que libera Código do Armazém em até 15 dias
Com o sistema, armazém cadastrado passa a integrar a base de dados da Conab, permitindo mapear, regular e planejar a logística mais rápido