Agropolítica
Lula: empresários ‘vão perder’ com derrubada de vetos do Licenciamento Ambiental
Presidente também afirmou que pretende fazer viagem à Coreia do Sul e outros dois países em busca de mercados
Daumildo Júnior | Brasília | daumildo.junior@estadao.com
15/12/2025 - 19:08

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, comentou sobre a derrubada dos vetos à Lei do Licenciamento Ambiental. De acordo com ele, a preocupação com relação a isso deve ser dos empresários que exportam produtos agropecuários, que poderão perder mercados.
“Quando o Congresso Nacional derrubou os meus vetos [à Lei do Licenciamento Ambiental], não pense que eu fiquei chateado não, porque eu não vou perder um milímetro. Quem vai perder são os empresários que exportam produtos agrícolas se tiverem cometendo bobagem de não respeitar a questão climática. Não sou eu”, disse o presidente durante o discurso do evento de inauguração da nova sede da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), em Brasília (DF), nesta segunda-feira, 15.
Lula ainda citou algumas hipóteses: “Quando chegar uma denúncia da União Europeia ou quando o Xi Jinping disser que não quer comprar porque ele está cometendo tal delito na floresta, quem é que vai perder? Essa responsabilidade não pode ser só do governo”.
A maioria dos vetos ao licenciamento foi derrubada pelos parlamentares durante uma sessão realizada no último dia 27. A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) era uma das bancadas que encabeçavam o projeto. Um dos coordenadores de Política da frente, o deputado federal Zé Vitor (PL-MG), foi relator da matéria quando tramitava na Câmara dos Deputados, além de relatar também a medida provisória que tratava do Licenciamento Ambiental Especial.
Presidente promete viagem para a Coreia do Sul
Em um dos momentos do discurso, Lula também afirmou que deve realizar ao menos três viagens ao exterior no próximo ano, com o intuito de buscar novos mercados. Um deles é para a Coreia do Sul. Segundo o presidente, os produtores de carne bovina têm pedido que o chefe brasileiro se empenhe na abertura do mercado do país asiático.
“A Coreia é um país que os produtores de proteína animal ficam dizendo: ‘A gente precisa ir para a Coreia, tem que abrir o mercado da Coreia’. Nós vamos para a Coreia. O cara que é o primeiro ministro [Kim Min-seok] é meu amigo, meu amigo, assim, de história. […] Então, eu vou lá, quem sabe ele não vai comer uma picanha assada”, comentou Lula.
Segundo ele, a intenção do Brasil nessas viagens não é apenas buscar novos mercados, mas também comprar dos parceiros. “Quando a chega num país, a gente não pode passar a ideia de que a gente vai lá só para vender. Se a gente fala que vai só vender, o cara já se retrai”, acrescentou o presidente.
De acordo com Lula, em fevereiro, além da Coreia, uma comitiva de empresários e do governo deve visitar a Índia. Já em abril, a intenção é participar da Hannover Messe 2026, que vai de 20 a 24 de abril, na Alemanha.
Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Agropolítica
1
Proposta no Congresso pode flexibilizar porte de arma em propriedades rurais; entenda
2
Brasil terá fazendas de cannabis? Anvisa vota regras para o cultivo nesta semana
3
Governo inicia processo de desapropriação de 7 imóveis rurais para reforma agrária; veja onde
4
Lula sanciona orçamento com pouco mais de R$ 1 bilhão para Seguro Rural
5
Irã, Groenlândia e Venezuela: como as tensões geopolíticas impactam o agro do Brasil?
6
Anvisa aprova cultivo de cannabis, mas especialistas veem impacto limitado
PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas
Agropolítica
Brasil abre novos mercados em Mianmar e na Malásia
Produtos derivados de reciclagem animal e castanhas brasileiras estão na lista
Agropolítica
Bancos públicos vão passar por auditoria para verificar práticas de venda casada
Decisão do Tribunal de Contas da União (TCU) acata pedido feito pela Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados em dezembro
Agropolítica
Secretária dos EUA celebra compromisso 'sem demora' de Trump com E15
Em discurso em Iowa, Trump afirmou que assinaria o projeto assim que fosse aprovado pelo Congresso, o que pressiona o Legislativo
Agropolítica
Anvisa aprova cultivo de cannabis, mas especialistas veem impacto limitado
Limite de 0,3% de THC, previsto na resolução, exigiria mais de 33 mil hectares para atender o mercado de cannabis medicinal no Brasil
Agropolítica
Em conversa com vice-presidente da China, Alckmin demonstra preocupação com salvaguarda à carne
Pedido brasileiro busca ajustes no cumprimento e na contagem da cota prevista para a carne bovina brasileira
Agropolítica
Proposta no Congresso pode flexibilizar porte de arma em propriedades rurais; entenda
Projeto prevê programa de proteção ao agro, crédito para compra de equipamentos de segurança e mudanças no Código Penal
Agropolítica
Lula diz a Macron que acordo Mercosul-UE é positivo para os 2 blocos
Conversa foi por telefone e incluiu possibilidade de acelerar tratativas em negociações que envolvam Brasil e França
Agropolítica
Governo inicia processo de desapropriação de 7 imóveis rurais para reforma agrária; veja onde
Medida foi anunciada pelo presidente da República em encontro com o MST na semana passada e formalizada nesta terça-feira