PUBLICIDADE

Agropolítica

Após vetos de Lula, FPA apresenta 568 emendas ao Licenciamento Ambiental

Segundo a federação, alterações buscam recompor trechos vetados; relator prevê novo ritmo de diálogo com o governo

Nome Colunistas

Paloma Santos | Brasília | paloma.santos@estadao.com

19/08/2025 - 18:40

Para o deputado Zé Vitor, Brasil não tem uma lei ambiental que garanta segurança aos empreendedores - Foto: FPA/Divulgação
Para o deputado Zé Vitor, Brasil não tem uma lei ambiental que garanta segurança aos empreendedores - Foto: FPA/Divulgação

A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) apresentou 568 emendas ao projeto de lei que trata do Licenciamento Ambiental. Há cerca de 10 dias, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, vetou 63 dispositivos da proposta aprovada pelo Congresso Nacional no mês passado. Entre os temas vetados, está a dispensa de licenciamento ambiental para produtores rurais que não têm o Cadastro Ambiental Rural (CAR) analisado.  

“A lei sancionada como foi, com os vetos e um novo projeto de lei, eles não conversam, eles não dialogam e o Brasil está descoberto. Nós não temos uma legislação ambiental hoje que, de fato, pare de pé e possa dar segurança aos empreendedores, e, claro, nem mesmo garantir a proteção ambiental”, afirmou o deputado Zé Vitor, relator da proposta, nesta terça, 19, em Brasília.

Segundo o parlamentar, as emendas apresentadas pela FPA estão diretamente relacionadas aos vetos apresentados pelo governo. “A gente quer defender aquela essência que nós aprovamos lá no Congresso Nacional”, enfatizou, destacando que eventuais alterações no texto podem ser dialogadas, “mas não ajustes na essência daquilo que nós admitimos ou consideramos ser importante”.

O objetivo, segundo ele, é vencer a burocracia, garantir a proteção ambiental, sem “exageros políticos, partidários, ideológicos”. Ainda de acordo com o parlamentar, agora que o prazo de emendas está encerrado, as conversas “informais” com o governo terão “um novo ritmo”. 

De acordo com ele, “boa parte do governo também aposta e torce para que a gente possa vencer essa disputa técnica”. Para o relator, parte dos investimentos das obras que o governo pretende fazer passa por uma lei de licenciamento ambiental mais racional e mais ágil.

PUBLICIDADE

Além do CAR, os vetos alcançam três pontos:

  • LAC (Licença por Adesão e Compromisso): conceito e modelo automatizado foram mantidos, mas caiu o uso da LAC para empreendimentos de médio potencial poluidor;
  • Consulta a indígenas e quilombolas: foram vetados trechos que restringiam a consulta prévia aos órgãos responsáveis, preservando a necessidade de ouvir essas instâncias; 
  • LAE (Licenciamento Ambiental Especial): a modalidade foi mantida, porém, foi retirado o dispositivo que previa procedimento monofásico (todas as licenças de uma vez).

De acordo com Zé Vitor, o novo texto centraliza muitas competências no governo federal. “Nós precisamos restabelecer a autonomia dos entes federativos, em especial dos estados, que conhecem bem a localidade, têm uma grande expertise, enfim, são capazes e já têm feito isso em mais de 90% dos casos hoje. Têm feito o licenciamento e têm sido responsáveis pela fiscalização”. 

Sobre o tema, o presidente da FPA, Pedro Lupion, afirmou que “os vetos que foram feitos desmontaram completamente a lei” e que “a medida provisória enviada precisa de ajustes”. Segundo ele, a bancada está pronta para “redesenhar a lei ambiental brasileira, que, de fato, traz racionalidade aos processos de licenciamento ambiental”.

Em julho passado, cerca de 90 entidades representativas de diversos setores da economia brasileira, entre elas 54 ligadas ao setor agropecuário, enviaram um ofício ao presidente da República pedindo a sanção do licenciamento ambiental sem vetos. A tramitação da proposta no Congresso durou mais de 20 anos.

Siga o Agro Estadão no WhatsApp, Instagram, Facebook, X, Telegram ou assine nossa Newsletter

PUBLICIDADE

Notícias Relacionadas

FPA classifica Plano Clima como “autossabotagem” e cobra revisão de metas

Agropolítica

FPA classifica Plano Clima como “autossabotagem” e cobra revisão de metas

Bancada crítica viés ideológico do plano, que impõe ao agro a maior meta de redução de emissões entre todos os segmentos da economia

Missão brasileira em Angola busca ampliar cooperação agrícola 

Agropolítica

Missão brasileira em Angola busca ampliar cooperação agrícola 

Entre janeiro e julho de 2025, o Brasil registrou U$ 347,7 milhões em exportações para o país africano 

CNA responde aos EUA sobre tarifas, etanol e desmatamento; entenda

Agropolítica

CNA responde aos EUA sobre tarifas, etanol e desmatamento; entenda

Respostas foram protocoladas no processo que o governo dos EUA abriu contra o Brasil por supostas "práticas desleais" de comércio

Consórcio com construtora leva leilão de concessão da Rota do Agro

Agropolítica

Consórcio com construtora leva leilão de concessão da Rota do Agro

Trecho tem 490 quilômetros de extensão e liga dois importantes polos agropecuários: Rio Verde (GO) a Rondonópolis (MT)

PUBLICIDADE

Agropolítica

Deputados aprovam criação de subcomissão permanente do Plano Safra

Finalidade do grupo é fazer um acompanhamento contínuo e propor soluções para a política de crédito rural no país

Agropolítica

Ministério decide não aplicar medidas antidumping sobre leite em pó argentino e uruguaio

Setor se mobiliza para tentar reverter situação e pede resposta “política” do governo brasileiro, não apenas técnica

Agropolítica

Tarifa dos EUA: ministro da Agricultura acredita em reversão para café e carne

Carlos Fávaro também comentou previsão de retomada das exportações de carne de frango para China

Agropolítica

Governo divulga regras do contrato de opção para compra de arroz

Valores ofertados nos contratos estão acima do preço mínimo 

Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.