PUBLICIDADE

Agropolítica

Comissão do Senado aprova proposta de incentivo à indústria de fertilizantes

Projeto de lei cria o Programa de Desenvolvimento da Indústria de Fertilizantes e traz isenção de impostos na aquisição de maquinário

Nome Colunistas

Daumildo Júnior | daumildo.junior@estadão.com

07/03/2024 - 10:18

Foto: Adobe Stock
Foto: Adobe Stock

A Comissão de Agricultura do Senado (CRA) aprovou nesta quarta-feira, 06, um projeto de lei que cria o Profert (Programa de Desenvolvimento da Indústria de Fertilizantes). A proposta traz uma série de benefícios tributários para empresas desse ramo.

Na comissão, a matéria foi relatada pela senadora Tereza Cristina (PP/MS). No voto, a senadora defendeu a medida e disse que o “Profert constitui programa essencial para produção de alimentos para a segurança alimentar do Brasil e do mundo e estratégico para segurança e defesa nacional”.

O relatório também lembrou que o programa deve atuar em apoio ao Plano Nacional de Fertilizantes (PNF), criado sob a gestão da senadora à frente do Ministério da Agricultura, em 2022. 

“O Estado deve agir com parcimônia e atuar, primordialmente, no planejamento, na regulamentação e fiscalização das atividades privadas, para consecução dos princípios da ordem econômica, e não ser o agente econômico líder da atividade. Mas não pode se omitir, e deve, antes, criar incentivos e não substituir o setor privado, como na estratégia proposta no caso do PL em análise”, ressaltou.

No Senado, a proposta já havia passado pela CAE (Comissão de Assuntos Econômicos) e tramitava de forma conclusiva na CRA. Caso não tenha nenhum recurso para a proposta ir ao Plenário do Senado, ela segue direto para a Câmara dos Deputados. Os senadores têm cinco dias úteis após a publicação da aprovação no Diário do Senado Federal para apresentar esse recurso.

PUBLICIDADE

Isenções fiscais para produção de fertilizantes

O texto prevê benefícios tributários e fiscais para empresas que tiverem projetos de “implantação, ampliação ou modernização de infraestrutura para produção de fertilizantes e seus insumos”. Também estabelece que o Ministério de Minas e Energia e o Ministério da Agricultura e Pecuária irão aprovar os projetos que se enquadram para receber os benefícios. 

Máquinas, aparelhos, instrumentos e equipamentos novos, e até materiais de construção que estiverem dentro dos parâmetros das pastas não pagarão:

  • PIS/Pasep;
  • Cofins (Contribuição para Financiamento da Seguridade Social);
  • IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados); e
  • Imposto de Importação.

A prestação ou importação de serviços também não irão incidir PIS/Pasep e Cofins.

Outro ponto que a proposta traz é a não incidência do AFRMM (Adicional de Frete para Renovação da Marinha Mercante) sobre mercadorias voltadas a projetos aprovados no âmbito do Profert. Essa taxa é cobrada sobre o frete marítimo feito na costa brasileira. 

No entanto, a proposta de lei coloca um prazo de cinco anos para esses benefícios às empresas. De acordo com o texto aprovado, esse tempo começa a valer após a publicação da lei. 

PUBLICIDADE

A matéria traz ainda o PIS/Pasep e a Cofins zerados na venda ou importação de insumos necessários para a produção de fertilizantes. Serviços como transporte dessas mercadorias também terão isenção. 

Benefícios podem pesar para o governo

De acordo com uma estimativa feita pelo Ministério da Fazenda, o impacto no orçamento com essas renúncias fiscais seria de aproximadamente R$ 5 bilhões de 2024 a 2026. 

No relatório da senadora Tereza Cristina, ela apontou que “seria plenamente possível a inclusão dos efeitos da renúncia fiscal”. Ela argumentou que a estimativa do Projeto de Lei Orçamentário Anual de 2024 prevê um superávit de R$ 2,8 bilhões, o que supriria a necessidade fiscal em caso de aprovação do Profert em 2024.

Siga o Agro Estadão no WhatsApp, Instagram, Facebook, X, Telegram ou assine nossa Newsletter

PUBLICIDADE

Notícias Relacionadas

Câmara aprova proposta para facilitar energias renováveis na agricultura familiar

Agropolítica

Câmara aprova proposta para facilitar energias renováveis na agricultura familiar

Projeto também cria dois programas voltados para sistemas agroflorestais e regularização ambiental

Prorrogação de regularização de imóveis rurais em faixa de fronteira vai à sanção

Agropolítica

Prorrogação de regularização de imóveis rurais em faixa de fronteira vai à sanção

Projeto era considerado urgente pela bancada ruralista já que o prazo para os proprietários regularizarem as terras encerra em outubro

População de javalis avança e impasse no controle da espécie persiste

Agropolítica

População de javalis avança e impasse no controle da espécie persiste

Em audiência na Câmara, especialistas alertam para os riscos sanitários e deputados pedem menos burocracia e autonomia dos Estados

Leilão da Conab vai adquirir 445,5 t de alimentos para indígenas

Agropolítica

Leilão da Conab vai adquirir 445,5 t de alimentos para indígenas

Produtos vão permitir destinar 28.619 cestas a famílias em situação de insegurança alimentar e nutricional em quatro Estados

PUBLICIDADE

Agropolítica

Incra cria primeiro assentamento em terras de devedores da União

Assentamento integra o programa Terra da Gente, criado em 2024 e que possibilita a quitação de dívidas por meio do repasse de terras

Agropolítica

Governo inicia estudo para reativar hidrovia do rio São Francisco

Expectativa é de que via possa transportar até 5 milhões de toneladas no primeiro ano

Agropolítica

Tereza Cristina: 'falta vontade política' para votar vetos do licenciamento ambiental

A senadora destacou, ainda, que taxação de LCAs pode ser negociada, mas que Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) vê riscos

Agropolítica

Mercosul e Canadá retomam negociações de livre comércio

Brasil e Canadá planejam missão comercial em Toronto em setembro e reunião de chefes do Mercosul em outubro

Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.