Agropolítica
Leilão de arroz é anulado após denúncias de fraude e Neri Geller aceita demissão
Presidente da Conab, Edegar Pretto, anunciou a decisão após reunião no Palácio do Planalto, na manhã desta terça-feira; Fávaro confirma demissão do secretário de Política Agrícola
Fernanda Farias | fernanda.farias@estadao.com | Atualizada em 12/06/24 às 7h58
11/06/2024 - 12:47

O secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Neri Geller, deixou o cargo após as denúncias de ligação dele e do filho com envolvidos no leilão de arroz da Conab. A queda de Geller foi confirmada pelo ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, na saída da reunião no Palácio do Planalto, no fim da manhã desta terça, 11.
“Hoje pela manhã, o secretário Neri Geller me comunicou, fez ponderação, quando o filho dele estabeleceu sociedade com esta corretora do Mato Grosso, ele não era secretário de Política Agrícola. Não há fato que desabone ou que gere qualquer tipo de suspeita, mas que, de fato, gerou … e por isso colocou cargo à disposição”, anunciou o ministro.
No entanto, Neri Geller negou que tenha pedido demissão. A afirmação foi feita em troca de mensagens entre Geller e a reportagem do Agro Estadão, na tarde desta terça-feira. A exoneração de Geller foi assinada pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa, e publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira, 12.
De acordo com Fávaro e com o presidente da Conab, a situação de Thiago dos Santos, o diretor de operações e abastecimento da Conab e ex-assessor de Geller, ainda será avaliada.
O presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Edegar Pretto, anunciou a anulação do leilão de arroz realizado no dia 6 de junho, em que 263 milhões de toneladas do cereal foram arrematadas.
“Pretendemos fazer um novo leilão, quem sabe em outros modelos para que a gente possa ter garantia de que vamos contratar empresas com capacidade técnica e financeira”, disse Edegar Pretto.
Confira nesta reportagem do Agro Estadão a ligação de Neri Geller com o leilão de arroz e o que gerou a crise no governo.
Filho de Neri Geller diz que é apenas cotista na empresa de França
Marcelo Geller, filho de Neri Geller, confirmou ao Agro Estadão que a empresa F G Business existe em sociedade com Robson Luiz de Almeida França, ex-assessor parlamentar de Geller.
No entanto, diz que ela nunca operou “não havendo sequer contas bancárias atreladas a mesma, ou qualquer tipo de operação de fato”, escreveu Marcelo. “Adicionalmente informo que jamais participei da administração dessa empresa, sendo que apenas me encontro no quadro societário na condição de cotista”, completou.
Na nota, Marcelo ainda diz que “a abertura de novas empresas pelo Sr. Robson, é uma iniciativa particular dele, sem qualquer conhecimento ou participação da minha pessoa”.
Siga o Agro Estadão no Google News e fique bem informado sobre as notícias do campo.
Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Agropolítica
1
Banco do Brasil diz que produtores em recuperação judicial não terão mais crédito; FPA reage
2
Estados, municípios ou Ibama: quem deve fazer o controle dos javalis no Brasil?
3
Lista de espécies invasoras do MMA pode incluir eucalipto, pínus, jaca e manga
4
Crédito rural de R$ 12 bi segue indisponível nas instituições financeiras
5
Entidades reagem à inclusão da tilápia como espécie invasora pelo MMA
6
Mapa confirma que 'não há perspectiva' de liberação de orçamento do Seguro Rural
PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas
Agropolítica
Brasil abandona acordo por transporte pesado elétrico um dia após assinatura
Após repercussão negativa, Ministério dos Transportes deixou coalizão global e reafirmou meta de quadruplicar biocombustíveis até 2035
Agropolítica
Governo amplia prioridades de medidas antitarifaço do Plano Brasil Soberano
Linhas especiais de financiamento passam a contemplar empresas com 1% ou mais do faturamento afetado pelas tarifas dos EUA
Agropolítica
Governo discute tornar Seguro Rural despesa obrigatória, mas depende de convencimento interno
Expectativa do Mapa é que a medida, entregue a Fernando Haddad, ganhe apoio em outros ministérios e no Congresso Nacional
Agropolítica
Brasil amplia exportações para Emirados Árabes e Líbano
Produtos de origem animal e vegetal ampliam presença brasileira no exterior após novos acordos
Agropolítica
Mapa fecha duas fábricas clandestinas de bebidas alcoólicas em TO
Operação em parceria com a Polícia Civil, a Perícia Técnica e a Vigilância Sanitária recolheu 11 mil litros de destilados impróprios para consumo
Agropolítica
Governo libera contratação de empresas para auxiliar inspeção em abates
Decreto faz parte da regulamentação da Lei do Autocontrole, que é discutida há meses; Anffa Sindical criticou a medida
Agropolítica
Conab vai destinar R$ 67 milhões para escoar trigo do RS e PR
Medida deve facilitar a retirada de 250 mil toneladas de trigo dos mercados locais desses Estados
Agropolítica
Conab vai adquirir de 137 mil t de arroz para formar estoques
O leilão atenderá Estados onde os preços do cereal estão abaixo do mínimo estabelecido com o limite de venda de 189 toneladas por produtor