Agropolítica
Congresso Nacional retorna com pautas do Agro ainda pendentes
Pesticidas, Reforma Tributária, bioinsumos e desoneração da folha são algumas das pautas em discussão

Daumildo Júnior | daumildo.junior@estadao.com
07/02/2024 - 18:15

Novo ano, mas antigas pautas. Nesta semana, teve início o ano Legislativo de 2024 e com ele as pautas do Agro que estavam paradas no Congresso retornam ao centro dos debates.
O Agro Estadão reuniu alguns temas relacionados ao setor e que devem ser retomados neste ano.
Veto aos pesticidas
No apagar das luzes de 2023, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, aprovou com vetos a chamada lei dos agrotóxicos. A nova regra encurta prazos de validação dos defensivos agrícolas e também trata da comercialização desses produtos.
Entre os trechos vetados está o que deixa a aprovação dos agroquímicos apenas com o Ministério da Agricultura e Pecuária. Além disso, o presidente vetou a permissão prevista de conceder o registro de produtos que têm o ingrediente em fase de reanálise pendente de conclusão.
Ao todo, 17 dispositivos foram vetados na Lei 14.785, de 2023. A FPA (Frente Parlamentar da Agropecuária) se manifestou contrária às suspensões e vai trabalhar para derrubá-las. Ainda não há uma data marcada para a análise pelo Congresso Nacional.
Uma partida com mais de 90 minutos
Outra das pautas do Agro que vem desde 2023 é a desoneração da folha de pagamento. A Lei 14.784, de 2023, prorroga por mais quatro anos o incentivo fiscal para empresas de 17 setores, entre eles, o setor de proteína animal e o de couro.
Antes de entrar em vigência, o projeto aprovado pelos parlamentares foi vetado integralmente pelo presidente Lula. Depois senadores e deputados derrubaram o veto. No entanto, a discussão ganhou novos rumos quando o governo editou uma Medida Provisória (MP) que suspende a lei da desoneração a partir de abril de 2024, colocando uma reoneração gradual a partir desse mês.
Na prática, o tema ganhou mais meses de debate entre Executivo e Legislativo. Congressistas da FPA pedem a devolução da MP ao governo.
Pauta agroambiental
A temática agroambiental é outra que deve ganhar mais espaço entre os parlamentares. O projeto de lei 2.159/2021 tramita simultaneamente na Comissão de Meio Ambiente (CMA) e na Comissão de Agricultura (CRA), ambas do Senado. Em dezembro, ela foi pautada na CMA e depois retirada.
O diretor-executivo da Aprosoja Brasil (Associação Brasileira dos Produtores de Soja), Fabrício Rosa, ressaltou a importância dessa medida. “O povo brasileiro não pode mais ter negado o desenvolvimento sustentável do país, pela falta de uma legislação que estabeleça processos claros, seguros, mas com prazos razoáveis de liberação de licenças ambientais”.
Depois do alicerce, as colunas, vigas e paredes
A reforma tributária é também uma das pautas do Agro e trouxe grandes avanços ao setor. No entanto, leis complementares e outras definições e esclarecimentos estão pendentes. É o caso, por exemplo, dos produtos que comporão a cesta básica, já que eles terão alíquotas reduzidas.
Na primeira sessão do plenário do Senado, o presidente da Casa e do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), falou que a prioridade do primeiro semestre é a regulamentação da reforma. “Agora nos cabe promover as leis complementares, as leis infraconstitucionais, para podermos tornar efetiva a reforma tributária no Brasil”, disse.
Bioinsumos
Pelo menos duas propostas de regulamentação dos bioinsumos aguardam votação na Câmara dos Deputados. O projeto de lei 3.668/2021 foi aprovado pelo Senado no ano passado, mas está pendente de aprovação para ser apensado – tramitar em conjunto – ao projeto 658/2021.
Na visão do diretor-executivo da Aprosoja, o país não pode perder a oportunidade e ressalta que o Brasil é um dos países “onde mais cresce o uso de bioinsumos”. Segundo ele, é necessário que a produção On Farm – dentro da fazenda – seja amparada.
“É essencial garantir esta modalidade de produção. Se o parlamento aprovar uma legislação que proíba ou dificulte a produção On Farm, terá condenado a agricultura brasileira a seguir crescendo usando pesticidas químicos, embora tenha a mão algo melhor”, diz Rosa.

Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Agropolítica
1
Trump corta tarifa da celulose; carne e café podem ser os próximos
2
Renegociação de dívidas rurais não está esgotada, diz Haddad
3
Acordo Mercosul-EFTA zera tarifas de 99% das vendas brasileiras ao bloco europeu
4
RS: aula inaugural contra o agronegócio em Pelotas gera reação do setor
5
Alesp vota PL que corta benefícios de pesquisadores e ameaça autonomia científica
6
Novo imposto de renda: o que muda para o produtor rural?

PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas

Agropolítica
Importação de banana do Equador preocupa produtores de Minas Gerais
Setor teme desequilíbrio no mercado interno e alerta para riscos sanitários de pragas e doenças que não existem no Brasil

Agropolítica
Dívidas rurais: lista para crédito inclui balneários e exclui polos agrícolas
Farsul alerta para distorções na escolha dos municípios e sugere ao governo mudanças para contemplar regiões de forte tradição agrícola

Agropolítica
Ministério da Pesca suspende mais de 130 mil licenças
Pasta diz que medida foi tomada após investigação conjunta com a Polícia Federal; interessados em recorrer têm até 30 dias para fazer o pedido

Agropolítica
Ex-secretário de Agricultura do RS assume Farsul no ano do centenário
Conheça a trajetória de Domingos Antonio Velho Lopes, engenheiro agrônomo e produtor rural, marcada por serviços prestados à agropecuária gaúcha
Agropolítica
MDA cria comitê para tratar de uso das centrais de abastecimento
Junta será responsável por propor melhorias no uso dos imóveis públicos dedicados à atividades da agricultura familiar
Agropolítica
Comissão de Agricultura convoca ministra do Meio Ambiente
Deputados querem explicações sobre Plano Clima e intervenção da pasta na Moratória da Soja
Agropolítica
Novo imposto de renda: o que muda para o produtor rural?
Câmara aprova proposta que preserva apuração pelo lucro na atividade rural e exclui rendimentos de títulos do agro da base de alta renda
Agropolítica
Deputados aprovam cadastro nacional de invasões de terras
Ideia é identificar reincidentes e facilitar responsabilização em eventuais processos legais