PUBLICIDADE

Sustentabilidade

COP 30: liderados pela JBS, empresários apresentam propostas climáticas em NY

Medidas priorizam adaptação de métricas globais, aumento de produtividade por inovação e assistência técnica e olhar aos pequenos e médios produtores

Nome Colunistas

Redação Agro Estadão

23/09/2025 - 15:05

Foto: SB COP/Divulgação
Foto: SB COP/Divulgação

Faltando menos de dois meses para a COP 30 (30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas), que será realizada em Belém (PA), empresários do setor agropecuário apresentaram ao presidente da conferência, o embaixador André Corrêa do Lago, um conjunto de propostas para acelerar a transformação dos sistemas alimentares e contribuir para as metas climáticas globais. 

O encontro ocorreu nessa segunda-feira, 22, na Semana do Clima, em Nova York, durante um evento promovido pela SB COP — coalizão de empresas, instituições e parceiros estratégicos, conhecida também por Sustainable Business COP. O grupo reúne quase 40 milhões de empresas ao redor do mundo, visando a busca de soluções para a produção de alimentos de forma sustentável.

Durante apresentação das propostas, Gilberto Tomazoni, CEO da JBS e presidente do Grupo de Trabalho sobre Sistemas Alimentares Sustentáveis, que conta ainda com outras gigantes como Basf, Bayer e Bunge, destacou a relevância do setor na agenda climática. “Os sistemas alimentares são essenciais para a sociedade e respondem por cerca de 30% das emissões globais de gases de efeito estufa. Ao mesmo tempo, podem gerar um círculo virtuoso de produtividade, mitigação de carbono e desenvolvimento social”, afirmou Tomazoni.

Propostas do agronegócio

As propostas do agro se concentram em cinco arquétipos de transformação, que refletem áreas de ação urgente e escalável:

Com base nesses aspectos, o grupo identificou três prioridades principais para destravar a transformação dos sistemas alimentares:

PUBLICIDADE

1. Convergência em torno de um quadro global baseado em resultados: estabelecer métricas claras e adaptadas localmente, conectando políticas nacionais a práticas verificáveis no campo, permitindo acompanhamento do desempenho e vinculação de financiamentos a resultados ambientais.

2. Produtividade por meio de inovação e assistência técnica: ampliar o acesso a tecnologias sustentáveis e conhecimento agronômico, incentivando a adoção inclusiva por pequenos produtores e países de baixa e média renda.

3. Financiamento e incentivos inovadores: desenvolver mecanismos de blended finance, redirecionar subsídios e criar estruturas de crédito por serviços ecossistêmicos, conectando resultados ambientais verificados a fluxos de investimento.

Segundo Tomazoni, essas abordagens colocam o agricultor no centro da mudança, buscando ao mesmo tempo, produtividade e sustentabilidade. “O setor privado já está atuando para superar desafios como financiamento, inovação tecnológica e alinhamento de resultados globais. A COP 30 será o momento de mostrar soluções concretas e em escala, especialmente no Brasil, um dos maiores produtores de alimentos do mundo”, completou Tomazoni.

Sustentabilidade alinhada com produtividade

De acordo com o CEO da JBS, mais de 60 casos de sucesso demonstram como é possível combinar sustentabilidade e produtividade em diversas culturas e sistemas de produção. Entre os exemplos citados está a fazenda Roncador, localizada em Mato Grosso, que, ao longo de 10 anos, desenvolveu um sistema produtivo que eliminou o impacto da produção de carne sobre o aquecimento global. 

O fato foi comprovado em estudo da Pangea Capital que, em 2018, constatou que a propriedade capturou mais de 89 mil toneladas de carbono equivalente. “Ou seja, hoje, a Fazenda Roncador compensa todas as suas emissões de gases do efeito estufa e ainda captura carbono equivalente a 50 mil carros rodando mil quilômetros por um mês durante um ano todo”, aponta o site da companhia. O presidente do Grupo Roncador, Pelerson Penido Dalla Vecchia, também faz parte do SB COP. 

Siga o Agro Estadão no WhatsApp, Instagram, Facebook, X, Telegram ou assine nossa Newsletter

PUBLICIDADE

Notícias Relacionadas

Cooperalfa investe R$ 230 milhões em nova usina de biodiesel

Sustentabilidade

Cooperalfa investe R$ 230 milhões em nova usina de biodiesel

Indústria instalada em Chapecó (SC) terá capacidade para produzir 1.150 metros cúbicos de biodiesel por dia

Sociedade Rural Brasileira recomenda revisão do Plano Clima 

Sustentabilidade

Sociedade Rural Brasileira recomenda revisão do Plano Clima 

Entidade pede que documento não seja publicado antes de consenso técnico e político para evitar prejuízos ao agro

Abertas as inscrições para o Selo Ambiental do Arroz na safra 2025/2026

Sustentabilidade

Abertas as inscrições para o Selo Ambiental do Arroz na safra 2025/2026

Produtores têm até 16 de outubro para se inscrever em certificação que valoriza práticas sustentáveis e rastreabilidade no cultivo de arroz irrigado

Estudos na Amazônia e no Cerrado mostram vantagens econômicas da produção sustentável

Sustentabilidade

Estudos na Amazônia e no Cerrado mostram vantagens econômicas da produção sustentável

Embrapa e Banco Mundial testaram viabilidade financeira da Integração Lavoura Pecuária-Floresta e de Sistemas Agroflorestais

PUBLICIDADE

Sustentabilidade

Enviado da COP 30 diz que Brasil pode prover soluções climáticas ao mundo

Marcelo Behar afirma que país pode liderar a agenda global de agricultura regenerativa, bioeconomia e combate à desertificação

Sustentabilidade

Paraná aposta em Inteligência Artificial para abrir mercado europeu

Governo quer usar tecnologia do Google e dados ambientais para comprovar conformidade das propriedades rurais e ampliar exportações

Sustentabilidade

Certificações sustentáveis: quais as vantagens e como obter selos verdes para sua produção?

Além da responsabilidade ambiental, veja como a certificação pode aumentar a eficiência e o lucro da sua fazenda

Sustentabilidade

Agro tenta barrar apresentação do Plano Clima na COP 30

Setor busca apoio da FPA para barrar documento que amplia peso do agro nas emissões e aumenta risco de barreiras comerciais

Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.