Pecuária
Saiba como será a ovelha do futuro
Projeto de melhoramento genético busca oferecer à ovinocultura de corte animais mais eficientes, produtivos e rentáveis

Redação Agro Estadão
30/09/2025 - 12:32

Pesquisadores da Embrapa Pecuária Sul (RS) trabalham no desenvolvimento da chamada “ovelha do futuro”, um projeto de melhoramento genético que busca oferecer à ovinocultura de corte animais mais eficientes, produtivos e rentáveis. O rebanho da unidade já reúne quatro características principais: melhor conformação e rendimento de carcaça (mais carne em cortes valorizados, como pernil), perda espontânea de lã, maior prolificidade (cordeiros por parto) e resistência a verminoses.
Um dos objetivos do projeto é possibilitar que os produtores projetem sua própria “ovelha do futuro”, utilizando a genética das quatro características ou aquela que seja do seu interesse. “Queremos que o próprio produtor desenvolva a sua ovelha do futuro, de acordo com seus objetivos e sistema de produção”, diz o pesquisador João Carlos de Oliveira.
Ou seja, se um produtor já cria ovinos de raças naturalmente deslanadas, a genética de perda de lã não vai interessar, mas as outras podem trazer melhorias e ganhos para a sua criação e, do mesmo modo, com as demais características selecionadas.
O pesquisador explica que a seleção assistida pode transformar a base da atividade. “Com essa seleção é possível duplicar a eficácia produtiva, a partir de uma nova relação entre receitas e despesas, além de contribuir para a redução de emissões de gases de efeito estufa e para a diminuição do efetivo populacional improdutivo nos rebanhos.”
A seleção para prolificidade e rendimento de carcaça é feita via genótipo — identificação de genes já conhecidos. Já a perda natural de lã e a resistência às verminoses são pesquisadas por meio da observação dos animais que apresentam essas características (fenótipo).
Genes que moldam a “ovelha do futuro”
Entre as características genéticas já identificadas está o gene Booroola, introduzido pela Embrapa há mais de 20 anos, que aumenta os nascimentos múltiplos. Outros dois genes com a mesma função foram descobertos: o gene Embrapa, na raça Santa Inês, e o Vacaria, na raça Île-de-France.
Já o gene Bombacha, inicialmente encontrado em ovinos Texel, está ligado à parte traseira mais desenvolvida, o que garante maior quantidade de carne nos cortes comerciais. Os pesquisadores estimam ganho médio de 9% no peso das carcaças e 5% no rendimento. “Com o incremento médio no peso e no rendimento da carcaça, o produtor consegue receber mais com as vendas dos cordeiros”, afirma o pesquisador Carlos Hoff de Souza.
Outra inovação é a introdução de animais com perda espontânea de lã, o que pode reduzir em pelo menos 50% a necessidade de tosquias anuais. “O custo da tosquia na região de Bagé atualmente gira em torno de R$ 12 por ovelha ao ano, e esse custo muitas vezes supera o preço pago pela lã produzida”, explica Oliveira.
Por fim, a seleção de ovinos resistentes a verminoses promete reduzir em até 50% o uso de vermífugos. Isso significa menor custo com medicamentos, melhor desempenho dos cordeiros, menos contaminação das pastagens e maior bem-estar animal. “O esperado é que as linhagens selecionadas sejam tratadas, no máximo, três vezes ao ano”, afirma a pesquisadora Magda Benavides.

Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Pecuária
1
CONTEÚDO PATROCINADO
EXPO Rio Preto injeta R$ 2 milhões e projeta recorde em negócios no agro
2
Inteligência Artificial ajuda pecuaristas a pesar o gado sem balança
3
O que fazer se seu animal sofre um acidente na fazenda?
4
Do boi ao frango: a nova gigante MBRF vai mudar a indústria de carnes?
5
Ração suspeita de matar 284 cavalos não foi recolhida, denunciam revendedores
6
Touro Brahman de 1.430 quilos é o mais pesado da Expointer

PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas

Pecuária
Pecuaristas lançam carta com compromissos para produção sustentável
Produtores também pedem métricas adequadas para a atividade feita nos diferentes biomas brasileiros

Pecuária
Saiba qual foi o destino dos búfalos da Marginal Pinheiros
Os animais que viviam nas proximidades de uma das principais vias da capital paulista foram transferidos nesta sexta-feira, 26

Pecuária
Expo Rio Preto inicia etapa corte neste domingo com mil animais em pista
Programação contará com julgamentos das raças Nelore, Nelore Mocho, Nelore Pintado e Mangalarga, além de leilões, Intertechs e atrações culturais gratuitas

Pecuária
Uruguai barra novamente compra de frigoríficos da Marfrig pela Minerva
Operação faz parte do acordo entre as companhias para a transferência de 16 plantas de abate e processamento na América do Sul
Pecuária
Após atrair 16 mil pessoas, Feicorte já marca datas para 2026
Projeto em tramitação na Assembleia Legislativa de São Paulo busca transformar a Feicorte em Patrimônio Cultural Imaterial
Pecuária
Coopavel faz primeiro abate de tilápia produzida em sistema de integração
Lote de 45 mil peixes é proveniente de um criatório do município de Jesuítas (PR); Coopavel planeja dobrar, até 2026, o volume processado
Pecuária
Suplementação e manejo do pasto aumentam produtividade da pecuária
Especialistas apontam que intensificação da pastagem desencadeia um ciclo de produção mais eficiente e sustentável
Pecuária
Você sabe o que é um felino selvagem melânico?
O menor felino silvestre do Brasil tem uma rara versão totalmente preta; entenda como conviver com este animal no campo