Pecuária
Reabertura da China e Europa elevará preço do frango brasileiro, avalia JBS
Segundo o CEO global da companhia controladora da Seara, os efeitos da demanda chinesa e europeia serão vistos neste último trimestre de 2025
Redação Agro Estadão
14/11/2025 - 14:05

A reabertura dos mercados da Europa e da China às exportações brasileiras de carne de frango deve provocar uma alta nos preços médios praticados pelo setor já no próximo trimestre, avaliou Gilberto Tomazoni, CEO global da JBS, controladora da Seara. As duas regiões, que representam mercados premium para o segmento, haviam imposto restrições temporárias às exportações do Brasil devido ao caso de gripe aviária registrado em uma granja comercial, em maio deste ano.
Com o fim das barreiras — anunciadas nas últimas semanas —, a companhia prevê melhora de margens e redução da pressão sobre mercados secundários, que vinham absorvendo volumes adicionais nos últimos meses. Segundo Tomazoni, a impossibilidade de atender Europa e China obrigou a empresa a redirecionar cortes de maior valor agregado para destinos menos rentáveis. “Agora podemos voltar a exportar para a Europa, o que reduz a pressão sobre outros mercados e melhora as margens”, disse durante teleconferência com investidores nesta sexta-feira, 14.
No caso da China, a retomada é considerada estratégica para a otimização do mix de carcaça, já que o país valoriza partes específicas do frango, que garantem um maior retorno.
Segundo o dirigente da JBS, para o setor como um todo, a normalização das exportações deve ter efeito quase automático sobre os preços médios. “O simples fato de voltarmos a acessar esses mercados eleva o preço médio, mesmo que nós não aumentemos os preços”, afirmou. Ele destaca, porém, que a expansão do volume exportado ao longo de 2025 será limitada, devido ao impacto dos embargos.
No terceiro trimestre deste ano, a Seara registrou o maior volume de embarques de sua história, após redirecionar cargas para driblar as restrições dos chineses e europeus. Com isso, a margem EBITDA — geração de caixa operacional da empresa — foi de 13,7% no período. “A expectativa agora é de normalização gradual do fluxo global”, disse Tomazzoni.
De olho no Natal
No mercado doméstico, a demanda permanece firme, com destaque para a categoria de produtos sazonais do fim de ano. A operação de Natal — que inclui itens como o tradicional Fiesta — deve registrar desempenho robusto, impulsionada pelo apetite do varejo. “Estamos vendo uma grande demanda dos varejistas. Na nossa categoria, não observamos limitação”, disse Tomazoni.
Segundo ele, os produtos festivos e os itens de consumo cotidiano da Seara apresentam bom giro nas prateleiras, sustentando volumes consistentes.
Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Pecuária
1
Cavalo Quarto de Milha: versatilidade e eficiência
2
Texas Longhorn: raça que une resistência e beleza
3
Proteja sua tropa: entenda o que é a febre equina
4
Quem paga a conta da rastreabilidade bovina? Especialistas veem adaptação inevitável, mas lenta
5
Europa enfrenta onda severa de gripe aviária e teme crise
6
Nova associação une agronegócio e ciência pelo bem-estar animal
PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas
Pecuária
Carne bovina: Alemanha volta a exportar para o Japão após dez meses de suspensão
Proibição havia sido imposta em janeiro após confirmação de foco de febre aftosa em búfalos d'água, no estado de Brandemburgo
Pecuária
Mapa detalha atuação de empresas privadas em inspeção de frigoríficos
Medida faz parte de regulamentação da Lei do Autocontrole
Pecuária
Estados Unidos investem em moscas estéreis para conter praga da pecuária
Cerca de 100 milhões de moscas são liberadas por semana para conter o crescimento da mosca-berne, também chamada de praga do novo mundo
Pecuária
Gripe aviária: Espanha ordena confinamento imediato de aves
Medida cautelar visa prevenir o contágio pelo vírus diante do aumento de focos na Europa e chegada de aves migratórias
Pecuária
Governo do RS implementa projeto para rastreio de gado
Projeto-piloto oferece identificação individual e amplia acesso a mercados exigentes até maio de 2026
Pecuária
Falha na inativação da vacina Excell 10 foi a causa da mortes de animais
Laboratório conclui investigação sobre falhas na produção da vacina contra clostridiose que causou a morte de mais de 600 animais
Pecuária
Mesmo com custos mais altos, cresce a intenção de confinamento em Mato Grosso
Mais de 900 mil cabeças foram confinadas no estado este ano, crescimento de 4,05% em relação ao ano passado.
Pecuária
Trump pede e EUA iniciam investigação contra frigoríficos estrangeiros
Presidente norte-americano acusa frigoríficos de manipular o preço e elevar a inflação da carne bovina no País