Pecuária
CEO da JBS cobra mais investimentos na base da pecuária para produção eficiente
Já o presidente da BASF pediu estruturas regulatórias facilitadoras para avanço da agricultura sustentável
Daumildo Júnior | Brasília | daumildo.junior@estadao.com
04/11/2025 - 18:43

O painel do setor privado durante a Conferência de Ministros da Agricultura das Américas 2025 serviu para que executivos cobrassem uma maior participação dos governos na busca por uma agropecuária sustentável. O CEO Global da JBS, Gilberto Tomazoni, participou do painel nesta terça-feira, 4, e disse que é preciso investir na base da produção pecuária para uma maior eficiência.
Ele fez uma comparação dos Estados Unidos com o Brasil. “Os Estados Unidos tem metade do rebanho brasileiro e produz mais carne do que o Brasil”, comentou. Segundo ele, uma parte dos produtores brasileiros consegue ter uma produtividade mais elevada do que os Estados Unidos devido às tecnologias aplicadas, como manejo e genética. No entanto, a questão está em como levar essas inovações aos produtores da base.
“O topo da cadeia brasileira hoje tem produtividade maior que os Estados Unidos. Mas o que acontece é que a base da pirâmide não tem acesso a essas práticas, à tecnologia existente. E para nós, esse é um grande desafio e que o mundo deveria botar os olhos. Porque, se nós atendermos essa questão do acesso à tecnologia e as boas práticas possam chegar à base da pirâmide, nós vamos nos interessar na questão da pobreza”, completou.
Para o executivo, a solução passa por dois pontos principais. Um deles seria a criação de uma espécie de repositório de boas práticas que sejam aprovadas e reconhecidas por todos os países. Na outra ponta, a resolução passaria também por “levar assistência técnica aos pequenos produtores”, com soluções de manejo e tecnologia que já existem.
Tomazoni também disse que é preciso entender como funcionam os sistemas de produção tropicais, que chegam a ter três safras no ano e captando carbono. A falta dessa metrificação tem colocado uma carga a mais na pecuária, não transmitindo a realidade, segundo ele.
“Nós temos que olhar o sistema integrado, produção de bovino e agricultura. […] No entanto, hoje, quando se faz o cálculo da pecuária brasileira, da pecuária global, se usa a métrica de clima temperado. […] Nós temos que considerar o conjunto, nós temos que considerar não só as emissões, nós temos que considerar as capturas também”, destacou o CEO da JBS.
Presidente da BASF pede regulação mais simples
O presidente da BASF Agricultural Solutions e da CropLife International, Livio Tedeschi, elencou três pontos como fundamentais para alcançar uma agricultura mais sustentável nas Américas. Um desses aspectos colocados pelo executivo é a necessidade de “estruturas regulatórias facilitadoras”.
“O acesso à inovação não começa apenas no campo e com a disponibilidade de inovação. Começa com os governos e legisladores que criam políticas de estrutura. […] Além disso, não deveria ser o caso de ferramentas valiosas serem removidas dos agricultores com base em limites máximos de resíduos sendo usados de tal forma que estão minando esforços coletivos e colaborativos. Nem deveria ser o caso de mercados serem efetivamente fechados para produtores devido a barreiras regulatórias não tarifárias”, afirmou Tedeschi.
Outro ponto, que comunica com a questão regulatória, é o que o presidente da BASF qualificou como “expandir a caixa de ferramentas do agricultor”. Segundo ele, é a partir da ciência que os sistemas produtivos poderão aumentar a produtividade.
“Se queremos produzir mais de forma sustentável na mesma unidade de terra em tempos de desafios sem precedentes decorrentes do clima e demandas sociais, se buscamos construir resiliência em nossa comunidade agrícola e nutrir prosperidade rural, temos que garantir que os agricultores tenham acesso à mais ampla gama de soluções”, disse.
O último aspecto apontado por Tedeschi foi o fortalecimento da colaboração durante a cadeia produtiva. “Certamente, devemos nos unir de novas maneiras. Apenas através de um diálogo construtivo entre o setor privado, governos e formuladores de políticas, um progresso real e objetivos compartilhados podem ser alcançados”, indicou o presidente da BASF.
Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Pecuária
1
Cavalo Quarto de Milha: versatilidade e eficiência
2
Uso consciente de antimicrobianos ganha força na produção de carnes; entenda
3
Carne bovina supera barreira do tarifaço e bate recorde de embarques
4
Pesca e aquicultura no Brasil em números; veja o retrato completo
5
Proteja sua tropa: entenda o que é a febre equina
6
Malásia: primeiros frigoríficos de carne suína são habilitados
PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas
Pecuária
Pará leva carne 100% rastreável ao varejo com apoio de JBS e Atacadão
Programa prevê rastrear a origem e a movimentação de cada animal do rebanho estadual até 2027
Pecuária
Conseleite, Sindileite e Faesc pedem ao governo medidas em apoio ao setor
Entidades querem suspensão das importações de leite em pó e muçarela do Uruguai e da Argentina, e realização de compras públicas
Pecuária
Hungria detecta caso de gripe aviária em granja comercial de patos
Confirmação veio após o aumento da mortalidade em um lote de 19.700 patos caipiras, além do aparecimento de sintomas característicos
Pecuária
Quem paga a conta da rastreabilidade bovina? Especialistas veem adaptação inevitável, mas lenta
Com o maior rebanho do mundo e promessa de identificação individual, Brasil tem desafios no custo e na inclusão de pequenos produtores
Pecuária
Campanha de atualização do estoque de rebanhos começa no sábado em MT
Criadores de bovinos, bubalinos, suínos e aves comerciais são obrigados a informar ao Indea a quantidade de animais e dados da propriedade
Pecuária
Cavalo Quarto de Milha: versatilidade e eficiência
Originário dos EUA, o Quarto de Milha se destaca pela velocidade, docilidade e inteligência
Pecuária
Brasil “dificilmente” será remunerado por cumprir o Código Florestal, diz Embrapa
Estrangeiros de países desenvolvidos têm responsabilidade como cidadãos do planeta, afirma professor de universidade inglesa
Pecuária
Europa enfrenta onda severa de gripe aviária e teme crise
Em menos de três meses, o velho continente já registrou 56 surtos da doença, em 10 países