Pecuária
Europa enfrenta onda severa de gripe aviária e teme crise
Em menos de três meses, o velho continente já registrou 56 surtos da doença, em 10 países
Redação Agro Estadão
27/10/2025 - 13:14

A Influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP ou gripe aviária) volta a se espalhar rapidamente pela Europa. O avanço da doença reacende temores de uma repetição das crises de anos anteriores, quando dezenas de milhões de aves foram sacrificadas e os preços dos alimentos dispararam.
Segundo a ESA, órgão francês de vigilância da saúde animal, foram registrados 56 surtos entre agosto e meados de outubro em 10 países da União Europeia e no Reino Unido — esse é o maior número de países em uma década registrando surtos precoces. Os casos se concentram principalmente na Polônia, maior produtora de aves do bloco, além de Espanha e Alemanha. No mesmo período do ano passado, 31 surtos tinham sido confirmados em nove países.
Alemanha enfrenta abate em massa
Na Alemanha, as autoridades de saúde confirmaram que, até a semana passada, mais de 400 mil aves já foram sacrificadas em razão da gripe aviária. O Instituto Friedrich Loeffler (FLI) destacou que a atual onda é semelhante à epidemia de 2021 — uma das piores já registradas no país. Na época, as autoridades sanitárias alemãs tiveram que eliminar mais de 2 milhões de aves para conter a doença.
Até o momento, a gripe aviária foi detectada em 30 granjas alemãs, levando ao abate de galinhas, patos, gansos e perus. O FLI alertou que “é impossível prever como a situação vai evoluir”. As perdas mais expressivas ocorrem nos estados de Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental e Brandemburgo, no nordeste do país.
No distrito de Märkisch-Oderland, em Brandemburgo, o governo anunciou o abate de mais 130 mil aves adicionais, após ter destruído cerca de 150 mil no início do ano. Também foram registradas mortes em massa de aves na área de Linumer Teichland, ao noroeste da região.
Holanda e Eslováquia ampliam medidas de contenção
A situação também é crítica na Holanda. O governo holandês confirmou na última semana que 161 mil frangos foram abatidos em uma granja no centro-leste do país, após a detecção do vírus. Em resposta, foi proibido o transporte de aves e produtos avícolas em um raio de 10 quilômetros do local. A medida afeta 26 propriedades rurais.
Além disso, o Ministério da Agricultura holandes determinou que todas as granjas mantenham as aves confinadas e suspendeu exposições de animais como forma de prevenir novos focos.
Na Eslováquia, a Organização Mundial de Saúde Animal confirmou um surto em uma fazenda no norte do país, próxima à fronteira com a Polônia. Segundo as autoridades locais, 27 aves morreram e o restante do plantel — 197 animais, entre galinhas, patos e gansos — foi abatido para conter a propagação.
Apesar de o número total de surtos ainda ser menor do que em 2022, especialistas temem que o início antecipado da temporada e o aumento das migrações de aves selvagens criem um cenário de nova crise sanitária e econômica para o setor avícola europeu neste inverno.
A gripe aviária, transmitida sobretudo por aves migratórias, é motivo de alerta para governos e para a indústria avícola devido ao impacto econômico e sanitário que provoca. “Todos esses casos na Europa mostram que o vírus está longe de desaparecer”, afirmou Yann Nedelec, diretor do grupo francês da indústria avícola Anvol.
Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Pecuária
1
Cavalo Quarto de Milha: versatilidade e eficiência
2
Texas Longhorn: raça que une resistência e beleza
3
Proteja sua tropa: entenda o que é a febre equina
4
Quem paga a conta da rastreabilidade bovina? Especialistas veem adaptação inevitável, mas lenta
5
Europa enfrenta onda severa de gripe aviária e teme crise
6
Nova associação une agronegócio e ciência pelo bem-estar animal
PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas
Pecuária
Carne bovina: Alemanha volta a exportar para o Japão após dez meses de suspensão
Proibição havia sido imposta em janeiro após confirmação de foco de febre aftosa em búfalos d'água, no estado de Brandemburgo
Pecuária
Reabertura da China e Europa elevará preço do frango brasileiro, avalia JBS
Segundo o CEO global da companhia controladora da Seara, os efeitos da demanda chinesa e europeia serão vistos neste último trimestre de 2025
Pecuária
Mapa detalha atuação de empresas privadas em inspeção de frigoríficos
Medida faz parte de regulamentação da Lei do Autocontrole
Pecuária
Estados Unidos investem em moscas estéreis para conter praga da pecuária
Cerca de 100 milhões de moscas são liberadas por semana para conter o crescimento da mosca-berne, também chamada de praga do novo mundo
Pecuária
Gripe aviária: Espanha ordena confinamento imediato de aves
Medida cautelar visa prevenir o contágio pelo vírus diante do aumento de focos na Europa e chegada de aves migratórias
Pecuária
Governo do RS implementa projeto para rastreio de gado
Projeto-piloto oferece identificação individual e amplia acesso a mercados exigentes até maio de 2026
Pecuária
Falha na inativação da vacina Excell 10 foi a causa da mortes de animais
Laboratório conclui investigação sobre falhas na produção da vacina contra clostridiose que causou a morte de mais de 600 animais
Pecuária
Mesmo com custos mais altos, cresce a intenção de confinamento em Mato Grosso
Mais de 900 mil cabeças foram confinadas no estado este ano, crescimento de 4,05% em relação ao ano passado.