PUBLICIDADE

Economia

São Paulo inicia exportação de avocado para Chile e Japão

Responsável por 40% da produção nacional, estado aposta no consumo elevado para conquistar novos mercados

Nome Colunistas

Redação Agro Estadão

07/04/2025 - 15:39

Foto: Avocado Jaguacy/Divulgação
Foto: Avocado Jaguacy/Divulgação

Maior produtor nacional de avocado, responsável por 40% da produção brasileira, São Paulo deu início às exportações da fruta para o Chile e o Japão. A abertura desses novos mercados é resultado de missões técnicas estrangeiras que visitam o estado desde 2023 para inspecionar e validar os requisitos fitossanitários exigidos para a importação.

Atualmente, o Chile é o 2º maior consumidor per capita de avocado do mundo, também conhecido como abacate da variedade Hass. Em nota, Lígia Carvalho, produtora e diretora da Jaguary — empresa pioneira no desenvolvimento do abacate Hass no Brasil —, destaca que o país sul-americano representa uma ótima oportunidade de negócio para o avocado paulista. “O consumo chileno é altíssimo, com cerca de 8 kg por pessoa por ano, e vem subindo. É um país que nos gera altas expectativas. Esse ano será experimental, mas no futuro esperamos importantes ganhos”, ressalta.

Em nota, o secretário de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, Guilherme Piai, ressalta que outra vantagem é a contra-safra. Enquanto o Chile colhe avocado até agosto, o cultivo brasileiro ocorre, em média, de fevereiro a julho — o que permite ao país suprir a demanda internacional durante a entressafra chilena. 

Já o Japão é um dos principais importadores de frutas frescas do mundo e lidera as compras de avocado na Ásia. Embora represente um mercado promissor para a expansão das vendas da fruta produzida em São Paulo, o volume efetivo de exportação ainda é incerto. “A distância, a grande exigência do mercado japonês e a necessidade de envio aéreo trazem incertezas. Por enquanto, vamos aprender a atender esse mercado”, afirma Lígia Carvalho.

Produção paulista

Em 2024, o estado de São Paulo produziu mais de 223 mil toneladas de abacate, principalmente nas regiões de Ourinhos, Mogi Mirim e São João da Boa Vista, segundo dados da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado. A demanda brasileira pelo avocado tem crescido. Em média, o brasileiro consome 1,3 kg de abacate (tropical e avocado) por ano — o avocado responde por cerca de 300 gramas desse total.

Com a abertura dos mercados do Japão e do Chile, a Defesa Agropecuária de São Paulo iniciou o cadastro e o acompanhamento das propriedades e casas de embalagem que processam o abacate Hass. Até agora, cinco propriedades e cinco casas foram cadastradas no estado. 

Siga o Agro Estadão no WhatsApp, Instagram, Facebook, X, Telegram ou assine nossa Newsletter

PUBLICIDADE
Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.