PUBLICIDADE

Economia

Safra 2024/25: soja, milho e algodão estão em atraso no MT

Colheita de soja no estado está abaixo do ano passado; milho e algodão também apresentam atrasos em relação à média histórica, segundo Imea

Nome Colunistas

Paloma Custódio | Brasília

24/01/2025 - 18:12

Foto: Adobe Stock
Foto: Adobe Stock

O estado de Mato Grosso, principal produtor nacional do grão, colheu 4,38% da soja da safra 2024/2025. A parcela é 17,13 pontos percentuais (p.p.) abaixo do volume colhido na mesma semana analisada no ano passado, quando os produtores já haviam colhido 21,51% da soja do estado. Os dados são do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

Na média dos últimos cinco anos, a semana finalizada em 24 de janeiro costuma ter uma colheita de 13,01% do volume semeado. Em relação à semana anterior, finalizada em 17 de janeiro, os produtores de soja colheram apenas 1,41% do plantio, um avanço de 2,97 p.p. 

A região do estado que mais colheu na última semana foi o médio-norte, com 6,23%, seguido por oeste (4,82%), sudeste (4,70%), centro-sul (4,27%), norte (4,09%), noroeste (3,43%) e nordeste (1,67%).

Semeadura do milho

O milho atingiu 1,15% da área semeada em Mato Grosso até o último levantamento do Imea. O valor é 10,08 p.p. menor do que o registrado na mesma semana de análise de 2024, quando 11,23% da área destinada ao milho havia sido semeada. 

Na média dos últimos cinco anos, a semana finalizada em 24 de janeiro tem uma semeadura de milho de 11,17%. Já em relação à semana anterior, finalizada em 17 de janeiro, os produtores de milho plantaram 0,03% na área destinada ao cereal, um aumento de 1,12 p.p.

Semeadura do algodão

O algodão mato-grossense foi plantado em 28,57% da área destinada para a cultura no estado. Mas na mesma semana de análise do ano passado, os produtores já haviam concluído 77,05% do plantio, ou seja, houve um recuo de 48,48 p.p. 

Na média dos últimos cinco anos, a penúltima semana de janeiro costuma ter uma semeadura de algodão de 52,94%. Já em relação à semana anterior, finalizada em 17 de janeiro, os produtores plantaram 19,34% na área destinada ao algodão, um aumento de 9,23 p.p.

Siga o Agro Estadão no WhatsApp, Instagram, Facebook, X, Telegram ou assine nossa Newsletter

PUBLICIDADE
Agro Estadão Newsletter
Agro Estadão Newsletter

Newsletter

Acorde bem informado
com as notícias do campo

Agro Clima
Agro Estadão Clima Agro Estadão Clima

Mapeamento completo das
condições do clima
para a sua região

Agro Estadão Clima
VER INDICADORES DO CLIMA

PUBLICIDADE

Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.