Economia
MS busca novos mercados para carne, grãos, celulose e bioenergia na Ásia
Comitiva, que também aborda inovações tecnológicas e sustentabilidade, já passou pela Índia e Japão, agora segue para Singapura
Redação Agro Estadão*
12/08/2025 - 15:45

Uma comitiva de Mato Grosso do Sul participa de uma missão na Ásia. Composta por representantes do governo, indústria, agricultura e pecuária, o grupo viajou no dia 6 de agosto em busca de abrir novos mercados e atrair investidores para o estado. A equipe, que já passou pela Índia e Japão, agora segue para Singapura.
O foco, segundo o governo estadual, é expandir as exportações e fortalecer a presença de Mato Grosso do Sul em mercados estratégicos, com destaque para produtos como carne, grãos, celulose e bioenergia. A missão, que também aborda inovações tecnológicas e sustentabilidade, está prevista para terminar na próxima sexta-feira, 16.
O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, avalia a missão como estratégica diante do cenário internacional incerto. Segundo ele, com a agenda, o estado busca diversificar mercados e reduzir a dependência de acordos que podem ser instáveis.
“Diante das recentes medidas tarifárias adotadas pelos Estados Unidos, o Brasil tem voltado sua atenção para novos mercados estratégicos, e a Índia desponta como uma dessas oportunidades”, explicou o governador. “Nossa carne bovina, que antes tinha forte presença no mercado norte-americano, agora busca espaço em outras nações, como China e demais países da Ásia, e da Europa também”, complementou.
De acordo com nota oficial, ao final da missão, “o Governo de Mato Grosso do Sul espera firmar novos acordos comerciais que resultem em investimentos significativos para o estado, beneficiando diretamente os produtores rurais e promovendo o desenvolvimento econômico”.
Índia
Na Índia, o grupo se reuniu com empresas globais, como a fabricante de equipamentos agrícolas Mahindra, e participou do Fórum LIDE Brasil-Índia, realizado em Mumbai. Na oportunidade, Riedel apresentou as potencialidades do estado a empresários e autoridades indianas.
Entre elas, a Rota Bioceânica, projeto de integração sul-americana que visa o escoamento de produtos processados do Mato Grosso do Sul até o Oceano Pacífico, com destino facilitado a países asiáticos. Segundo o governo do estado, a conexão pode reduzir em até 1/4 o tempo de entrega de mercadorias entre os dois continentes. A previsão para o início das operações comerciais é 2027.
A missão internacional também prospectou parcerias comerciais com foco na exportação de celulose. A matéria-prima sul-mato-grossense, de acordo com Riedel, é essencial para a indústria têxtil da Índia, especialmente na fabricação de tecidos como a viscose, segmento no qual o país asiático é líder mundial.
Japão
No Japão, o foco foi a ampliação do mercado de proteína animal e também a atração de investimentos no setor de energia renovável. Recentemente declarado livre da aftosa sem vacinação, o estado busca aumentar a participação nas exportações de carne bovina para a Ásia, em especial para o Japão, um dos maiores mercados do mundo, em quantidade e qualidade.
“Temos que agir com proatividade para buscar esses novos mercados e as oportunidades, quer para a indústria, quer para a agroindústria, bater de porta em porta para buscar atender nossa produção para a demanda mundial. Aqui no Japão, há grandes oportunidades, e buscá-las é o que estamos fazendo aqui”, explicou o presidente da Fiems, Sérgio Longen.
*Com informações da Agência de Notícias MS
Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Economia
1
Em investigação, China aponta 'dano grave' à indústria de carne bovina e notifica OMC e exportadores
2
Fim do papel: produtores rurais terão de emitir nota fiscal eletrônica em 2026
3
Reforma tributária: o que o produtor rural precisa fazer antes de janeiro?
4
Começa a valer obrigatoriedade de emissão de nota fiscal eletrônica
5
Salvaguarda à carne bovina: Câmara Brasil-China vê desfecho favorável ao setor brasileiro
6
Feiras do agro 2026: calendário dos principais eventos do setor
PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas
Economia
Setor de vinhos do Brasil cobra condições equivalentes no acordo Mercosul-UE
Entidades avaliam que, sem ajustes internos, acordo tende a ampliar pressão de importados e afetar cadeia baseada na agricultura familiar
Economia
Desembolso no Plano Safra 2025/2026 cai 15,6% no 1º semestre, a R$ 186,146 bi
Montante corresponde a 45,8% do total disponível para a safra, de R$ 405,9 bilhões; produtores estão retraídos por conjuntura adversa
Economia
Acordo Mercosul-UE divide o agro brasileiro entre apoio e críticas
Faesp e Tereza Cristina defendem cautela com salvaguardas europeias, enquanto exportadores de suco de laranja celebram ganhos tarifários
Economia
Entenda as principais cotas agrícolas do acordo Mercosul-UE
Carnes bovina, suína e de aves terão limites de exportação, mas frutas, mel e arroz ganham acesso livre
Economia
Brasil tem 9 unidades aprovadas para exportar gelatina e colágeno para Turquia
Outras 8 estão em processo de análise
Economia
Salvaguardas no Mercosul-UE não impedem avanço das exportações do agro, diz Rubens Barbosa
Países da UE aprovam provisoriamente acordo com o Mercosul; veja análise do ex-embaixador do Brasil em Washington
Economia
França informa que votará contra o acordo Mercosul-UE
Chefe de Estado francês diz que, apesar das negociações de última hora, é "impossível" assinar o tratado nas atuais configurações
Economia
Cotas da China alertam para possível corrida nos embarques de carne bovina
Mercado segue estável, enquanto exportadores aguardam definição sobre a distribuição dos volumes; sobretaxa pode elevar valor do quilo