PUBLICIDADE

Economia

MS busca novos mercados para carne, grãos, celulose e bioenergia na Ásia

Comitiva, que também aborda inovações tecnológicas e sustentabilidade, já passou pela Índia e Japão, agora segue para Singapura

Nome Colunistas

Redação Agro Estadão*

12/08/2025 - 15:45

Comitiva tem representantes do governo, indústria, agricultura e pecuária - Foto: Ascom Fiems/Divulgação
Comitiva tem representantes do governo, indústria, agricultura e pecuária - Foto: Ascom Fiems/Divulgação

Uma comitiva de Mato Grosso do Sul participa de uma missão na Ásia. Composta por representantes do governo, indústria, agricultura e pecuária, o grupo viajou no dia 6 de agosto em busca de abrir novos mercados e atrair investidores para o estado. A equipe, que já passou pela Índia e Japão, agora segue para Singapura.

O foco, segundo o governo estadual, é expandir as exportações e fortalecer a presença de Mato Grosso do Sul em mercados estratégicos, com destaque para produtos como carne, grãos, celulose e bioenergia. A missão, que também aborda inovações tecnológicas e sustentabilidade, está prevista para terminar na próxima sexta-feira, 16.

CONTEÚDO PATROCINADO

O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, avalia a missão como estratégica diante do cenário internacional incerto. Segundo ele, com a agenda, o estado busca diversificar mercados e reduzir a dependência de acordos que podem ser instáveis.

“Diante das recentes medidas tarifárias adotadas pelos Estados Unidos, o Brasil tem voltado sua atenção para novos mercados estratégicos, e a Índia desponta como uma dessas oportunidades”, explicou o governador. “Nossa carne bovina, que antes tinha forte presença no mercado norte-americano, agora busca espaço em outras nações, como China e demais países da Ásia, e da Europa também”, complementou.

De acordo com nota oficial, ao final da missão, “o Governo de Mato Grosso do Sul espera firmar novos acordos comerciais que resultem em investimentos significativos para o estado, beneficiando diretamente os produtores rurais e promovendo o desenvolvimento econômico”.

PUBLICIDADE

Índia

Na Índia, o grupo se reuniu com empresas globais, como a fabricante de equipamentos agrícolas Mahindra, e participou do Fórum LIDE Brasil-Índia, realizado em Mumbai. Na oportunidade, Riedel apresentou as potencialidades do estado a empresários e autoridades indianas. 

Entre elas, a Rota Bioceânica, projeto de integração sul-americana que visa o escoamento de produtos processados do Mato Grosso do Sul até o Oceano Pacífico, com destino facilitado a países asiáticos. Segundo o governo do estado, a conexão pode reduzir em até 1/4 o tempo de entrega de mercadorias entre os dois continentes. A previsão para o início das operações comerciais é 2027.

A missão internacional também prospectou parcerias comerciais com foco na exportação de celulose. A matéria-prima sul-mato-grossense, de acordo com Riedel,  é essencial para a indústria têxtil da Índia, especialmente na fabricação de tecidos como a viscose, segmento no qual o país asiático é líder mundial.

Japão

No Japão, o foco foi a ampliação do mercado de proteína animal e também a atração de investimentos no setor de energia renovável. Recentemente declarado livre da aftosa sem vacinação, o estado busca aumentar a participação nas exportações de carne bovina para a Ásia, em especial para o Japão, um dos maiores mercados do mundo, em quantidade e qualidade.

“Temos que agir com proatividade para buscar esses novos mercados e as oportunidades, quer para a indústria, quer para a agroindústria, bater de porta em porta para buscar atender nossa produção para a demanda mundial. Aqui no Japão, há grandes oportunidades, e buscá-las é o que estamos fazendo aqui”, explicou o presidente da Fiems, Sérgio Longen.

*Com informações da Agência de Notícias MS

Siga o Agro Estadão no WhatsApp, Instagram, Facebook, X, Telegram ou assine nossa Newsletter

PUBLICIDADE

Notícias Relacionadas

BNDES aprovou R$ 2,45 bi a produtores afetados pelo clima

Economia

BNDES aprovou R$ 2,45 bi a produtores afetados pelo clima

Linha de liquidação de dívidas rurais soma 8,3 mil operações em 16 estados; 61% dos recursos foram destinados a pequenos e médios produtores

Como saber se o vinho é seguro para consumo? Veja o que olhar no rótulo

Economia

Como saber se o vinho é seguro para consumo? Veja o que olhar no rótulo

Materiais gráficos reforçam a importância da leitura dos rótulos e contrarrótulos de produtos brasileiros e importados

Arábia Saudita quer aumentar em 10 vezes sua produção de café

Economia

Arábia Saudita quer aumentar em 10 vezes sua produção de café

País quer reduzir as importações e agregar valor ao café, gerando renda a pequenos produtores e empregos para jovens no campo

Shopping digital conecta consumidores a produtos da floresta

Economia

Shopping digital conecta consumidores a produtos da floresta

Espaço criado pelo Banco do Brasil e Amazon vai reunir itens produzidos por comunidades da Amazônia e Pantanal

PUBLICIDADE

Economia

Estoques certificados de café estão perto do menor nível em 20 anos

Efeito combinado de tarifas dos EUA, menor oferta brasileira e consumo forte intensifica a volatilidade do mercado, aponta consultoria

Economia

Compras chinesas de soja nos EUA custam caro e ampliam vantagem do Brasil

Presidente da consultoria AgResource afirma que a operação de importação de soja norte-americana pelos chineses é política

Economia

Associação eleva estimativas para exportação de soja, farelo e milho em novembro

Volume embarcado de soja em grão deve bater a marca de 4,71 milhões de toneladas, crescimento de 10,6% em relação à projeção anterior

Economia

China barra importação de frutos do mar do Japão

Medida é adotada em meio a escalada da crise diplomática entre os dois governos

Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.